Principais desafios no mercado de trabalho pós-pandemia

Postado por Admincursos | 8 de setembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Principais desafios no mercado de trabalho pós-pandemia

Descubra quais cursos profissionalizantes te ajudarão a passar pelos desafios do mercado pós-pandemia

O mercado de trabalho vem recebendo interferências externas profundas. Alterando, consequentemente, as frentes de atuação e a necessidade de aprimoramento dos funcionários com cursos profissionalizantes que interferem nas ações da rotina de trabalho.

Desde os grandes avanços da tecnologia até a recente pandemia do coronavírus, a necessidade de se manter relevante no mercado e se adaptar às novas procuras profissionais se torna essencial.

Levando este cenário em consideração, temas como o home office, a automação de frentes de trabalho, a transformação digital e a capacitação precisam ser explorados e acompanhados de perto tanto pelas empresas e negócios, quanto pelos profissionais e estudantes.

A pandemia agiu como um catalisador destas mudanças de mercado e causou inúmeros desafios relevantes para a atuação de todos. Algumas palavras se tornam chave para o enfrentamento dessas dificuldades como adaptação, atualização, ajustes e transformação.

Estas adaptações precisam atentar-se não apenas às exigências da empresa em si, mas também, dos seus funcionários e futuros colaboradores.

Separamos algumas informações a respeito dos principais desafios e tendências do mercado de trabalho no pós-pandemia.

1. Home office

A rápida migração para o home office é um dos principais desafios do mercado de trabalho para o pós-pandemia.

Com isso, é preciso revisar políticas de trabalho remoto, garantir infraestrutura condizente aos seus funcionários e elaborar uma maior flexibilidade de horários pensando na saúde psicológica dos trabalhadores.

Existe uma forte tendência de que, mesmo voltando ao trabalho presencial, o trabalho híbrido seja o principal modelo de atuação.

Mesmo com o trabalho híbrido, todas as necessidades listadas anteriormente precisam ser levadas em consideração.

Até em sistemas de trabalho que optam pela presença parcial dos seus funcionários, é preciso adaptar seus espaços físicos com o foco no distanciamento seguro dos colaboradores, amenizar ruídos de comunicação e estimular o engajamento de todos.

2. Habilidades e soft skills

Você sabe o que são soft skills? Em português, o termo se relaciona às habilidades comportamentais de uma pessoa.

Levando para o mercado de trabalho, está cada vez mais em alta a procura por funcionários que sejam pessoas empáticas, com boa comunicação, inteligência emocional e que tenham facilidade em manter a calma em situações adversas do dia a dia ou da rotina de trabalho.

É essencial aprimorar e entender quais são seus pontos fracos relacionados às soft skills mais procuradas no mercado.

A transformação digital e a proximidade maior das empresas com seus clientes e consumidores fazem do relacionamento interpessoal um dos principais desafios pós-pandemia, tendo em vista que a imagem de um negócio está cada vez mais em evidência.

3. A transformação digital

Cursos profissionalizantes e seu impacto no mercado de trabalho

A transformação digital veio para ficar. É impensável que um negócio, loja ou marca mantenha sua presença exclusivamente no ambiente offline, por exemplo.

A pandemia foi uma grande impulsionadora do consumo online, aumentando as compras, a divulgação e a participação do mundo digital no ganho financeiro de inúmeras empresas no Brasil e no mundo.

Os impactos da quarentena trouxeram desafios significativos ao mercado e às exigências de contratação.

Investir em cursos profissionalizantes para os seus funcionários pode ser um dos principais pilares para superar os desafios do pós-pandemia.

Equipes devidamente qualificadas para entender e saber lidar com estas transformações de mercado, além de analisar e prever futuros desdobramentos torna-se crucial para atender as demandas.

4. Novas áreas de atuação

Muito em função do item anterior a nossa lista, as novas áreas de atuação também se relacionam fortemente com o momento pós-pandemia.

Não apenas em setores como tecnologia, informática e comunicação, mas também na área da saúde, logística, marketing e branding.

Por mais que estas áreas já existissem anteriormente, a potencialização da sua importância para o funcionamento de empresas as torna ainda mais relevantes no mercado.

Estar de olho nas inovações e conseguir implementá-las de acordo com as novas necessidades e desafios do seu negócio é de extrema importância em momentos de crise.

Este tipo de adaptação ajuda a criar novas participações no mercado, diversificação de produtos ou serviços e novas ideias de soluções.

5. Cursos profissionalizantes e aprendizagem continuada

Como dito anteriormente, cursos profissionalizantes e aprendizagem continuada tornam-se, a cada ano que passa, mais importantes e essenciais para a sobrevivência tanto do profissional em si, como dos negócios e empresas.

É preciso ficar de olho nas previsões de futuro, nas diferentes demandas de profissional e criar maneiras de analisar, mesmo que superficialmente, todas as possibilidades de carreira.

Mesmo profissionais já formados em graduação, por exemplo, devem investir em cursos profissionalizantes. Abrangendo ainda mais o currículo ou especializando-os em assuntos mais específicos, é possível preservar a relevância do profissional no momento da contratação.

Empresas tendem a optar por pessoas dinâmicas, com as soft skills citadas no início do conteúdo e com a devida habilidade de contribuir para diferentes frentes de trabalho e atuação no mercado.

A plataforma do Cursos 24 horas

Com quase 20 anos de história, o Cursos 24 horas já qualificou mais de 1 milhão de profissionais em todo o território nacional.

Os cursos profissionalizantes disponibilizados pela plataforma ficam disponíveis para o acesso dos alunos a qualquer hora do dia em todos os dias da semana.

Com parcerias com empresas relevantes no mercado como Bradesco, Natura, Petrobrás, TIM e FIAT, o Cursos 24 horas possui uma estrutura completa e relevante para a formação dos seus alunos.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *