9 erros de português mais comuns

Postado por Admincursos | 29 de setembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

9 erros de português mais comuns

Descubra quais são os erros de português mais comuns e qual é a maneira correta de escrever 

A língua portuguesa é considerada uma das mais complexas e cheias de variações do mundo. As regras muitas vezes podem confundir até mesmo nós que nascemos e vivemos no Brasil. Erros de português são mais comum do que imaginamos e muitas vezes podemos errar até sem perceber. É importante revisarmos as regras com alguma frequência, já que a complexidade pode fazer com que as pessoas deixem passar direcionamentos básicos com o tempo. 

Separamos os 9 erros de português que são comuns e que podem ser solucionados com uma lembrança de pequenas regras que te ajudarão a não cometer os mesmos erros novamente. Pegue seu bloco de notas e acompanhe o conteúdo a seguir: 

  1. Tem x têm

Você sabia que existe plural de ˜tem˜? Pois é! Basta colocar o acento circunflexo no e que a palavra se transforma na sua versão plural. “Tem” vem do verbo ter no presente e além das suas variações verbais normais, é possível torná-lo singular ou plural. Acompanhe os exemplos a seguir: 

  • Meu gato tem medo de muitas pessoas reunidas.
  • Meus gatos têm medo de muitas pessoas reunidas.
  1. Impresso x imprimido

Esta é uma regra que vai te ajudar a entender como utilizar as duas variações do verbo. Caso a frase seja construída com o auxílio dos verbos “ser” ou “estar” é necessário utilizar a palavra impresso. Agora, caso a construção aconteça com os vermos “ter” ou “haver” o certo é usar imprimido. Veja os exemplos abaixo: 

  • As camisetas com as frases que pediu já foram impressas semana passada. Assim que cheguei na escola percebi que tinha imprimido o trabalho errado.
  1. Aquele com ou sem crase

Nos erros de português que consideramos mais comuns, a crase se configura entre os primeiros lugares. Quando adicionamos outros níveis de dificuldade como aplicar a crase nas variações de aquele, por exemplo, as dúvidas são ainda maiores. Toda vez que a frase couber a letra “a” antes de aquele, incluir a crase é o correto. Olha só: 

  • Joana deu o seu número de telefone àquele menino.
  • Estou indo àquele médico que me indicou.
  • Estou indo àquela praia que havia me falado ontem.
  1. Ao invés x em vez de

Para usar a expressão ao invés de sem errar, tente substituí-la na frase por “ao contrário”, já que são expressões sinônimas. Já em vez de poderá ser substituído por “no lugar de”. Ficou confuso? Veja os exemplos abaixo: 

  • Ao invés de ir pela direita, eu fui pela esquerda.
  • Em vez de ir de carro para o trabalho hoje, fui de metrô.
  1. Há x a

A presença do H antes da letra a, transforma a expressão em uma derivação do verbo haver no seu tempo passado, podendo ser substituído por “faz”. Sem o H, a letra a pode ser um artigo ou fazer referência à distância. Acompanhe os exemplos a seguir: 

  • Estou há cinco anos tentando passar em um concurso público.
  • O shopping fica a 15 minutos daqui / Vou ser promovida daqui a alguns meses.
  1. Mal x mau

Este é um dos erros de português mais comuns de serem cometidos. A palavra mal, quando escrita com a letra l, é o oposto de bem. Quando escrevemos com u, mau passa a ser o contrário de bom. A dica já está aí, substitua a palavra pelo seu antônimo e se ainda fizer sentido, você está indo para o caminho certo. Olha só: 

  • Ela acordou de bom humor / Ela acordou de mau humor.
  • Ele é uma pessoa do bem / Ele é uma pessoa do mal.
  1. Perca x perda

Perca é uma variação verbal originária da palavra perder e é utilizada em frases que possuam o mesmo sentido, mas que demandam esta variação. Perda, por outro lado, é um substantivo feminino e que precisa ser precedido por um artigo ou um pronome. Olha como estas diferenças acontecem na prática: 

  • Não perca tempo! Comece o exercício agora para conseguir terminar no horário previsto. Bruna teve uma perda muito triste na família semana passada.
  1. Viagem x viajem

Quando escrevemos viagem com a letra g, a palavra se torna um substantivo que sempre precisará da companhia de um artigo logo antes da sua utilização. No caso de viajem, com j, a palavra é um verbo que pode ser conjugado da maneira que couber melhor no tempo verbal da frase: 

  • A viagem que fizemos semana passada foi ótima!
  • Espero que vocês viajem para um lugar legal na lua-de-mel.
  1. Senão x se não

A palavra senão tem como relação a expressão “caso contrário”, já quando existe um espaço entre o se e o não, a expressão torna-se uma condição. Podemos pensar em duas frases em que a diferenciação seja mais clara: 

  • Se não entender a matéria agora, não passará na prova.
  • Preciso sair agora, senão chego atrasada no trabalho.

Cursos 24 horas 

dicas de como não cometer erros de português

Uma ótima solução para aprimorar os seus conhecimentos e evitar cometer erros de português que são comuns é a de investir em cursos online como o de escrita e redação, por exemplo. Neste tipo de curso, é comum que o conteúdo aborde temas como crase, nova ortografia, período, oração e construção de frases, além de entender o que é coesão e coerência. A plataforma do Cursos 24 horas oferece conteúdo exclusivo, professores qualificados e certificado de conclusão ao final do curso.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *