Entenda como funciona a assessoria de imprensa e quais as principais dicas de gerenciamento de crise
O conceito de assessoria de imprensa está diretamente relacionado com a utilização dos pontos de comunicação da empresa para criar uma boa relação entre a instituição e os canais de informação. Os profissionais desta área são responsáveis por manter não só a marca em alta nas notícias, mas também seus valores, objetivos, serviços e eventos.
Dentro da atuação dos assessores de imprensa existe um conjunto de práticas que recebe o nome de gerenciamento de crise. Enfrentar crises como estas demanda uma série de ações que são colocadas em prática no mesmo momento em que a situação é identificada.
Separamos a seguir 10 dicas que podem fazer a diferença no gerenciamento de crise e que são preceitos conhecidos da assessoria de imprensa. Olha só:
O primeiro passo para conseguir desenvolver um trabalho próximo ao de um profissional de assessoria de imprensa é o de estar a par de todos os riscos que a sua empresa ou marca correm. É preciso saber quais são os pontos fracos da sua empresa ouvindo feedbacks de clientes e etc.
A importância do Manual de Crise está relacionado a ter ao menos um pequeno direcionamento de ações quando a situação de crise acontece. Crises demandam agilidade e rapidez na sua solução, com isso, é importante buscar criar comunicados prévios, bases de respostas e um guia de atuação para diferentes tipos de crises.
Faz parte do trabalho da assessoria de imprensa o monitoramento constante de tudo o que sai em ambiente online e offline envolvendo o nome da empresa. Com o monitoramento é possível identificar o início de qualquer problema e feedbacks de clientes insatisfeitos, além de entender os pontos fracos dos produtos ou serviços comercializados.
A solução de uma crise nunca irá acontecer diminuindo a importância do acontecimento ou tentando abafar o assunto. A transparência das informações é essencial para sair da crise com a mesma imagem e confiança de quando entrou. Aposte na verdade e na solução rápida dos problemas encontrados e mantenha todos informados.
O engajamento e a boa relação com o cliente tornam muitas crises mais amenas e fáceis de serem resolvidas. Tudo está relacionado com a constante comunicação com o cliente e com o fato de eles encontrarem na marca uma instituição de confiança e proximidade. Quanto melhor for a relação da empresa com seus consumidores, mais rápido será conseguir sair de uma situação de crise.
Ainda sobre a comunicação, pilar mais importante no gerenciamento de crise, a efetividade e o entendimento de como comunicar o problema e de como conseguir atuar para solucioná-lo faz parte dessa gestão. Não dê muitas voltas, mas explique efetivamente o que aconteceu e faça com que o cliente ou consumidor entendam exatamente o que aconteceu.
Quando uma crise acontece, seja ela pequena ou grande, é de extrema importância que todos os envolvidos na situação recebam informações constantes e objetivas de todos os passos que estão sendo dados para a solução do problema.
Nos últimos anos, a boa experiência do cliente no site, aplicativo ou redes sociais é essencial, podendo ajudar inclusive em momentos de crise. A fidelização do cliente está relacionado com uma experiência satisfatória em seus canais de venda ou comunicação que torna mais difícil a substituição dos serviços quando a crise acontece.
A multidisciplinaridade é crucial tanto para o entendimento das dimensões do problema, quanto para o gerenciamento da situação. É importante ter pessoas que já estejam prontas e preparadas para começar a intervir na situação e começar a trabalhar com assertividade, confiança e com um plano delimitado de ações.
A crise não termina após a solução dos problemas, ok? É preciso trabalhar as informações e a satisfação do cliente depois de tudo estar resolvido. Este tipo de atenção e proximidade é importante para que a imagem anterior à crise seja reconstruída.
Na plataforma de cursos online do Cursos 24 horas, os profissionais podem encontrar diversos conteúdos relacionados à área de comunicação e que podem facilitar o entendimento de o que é o papel da assessoria de imprensa como o curso de atendimento ao cliente, o de relações públicas, de ética e cidadania e o de marketing de relacionamento.
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