Cuidador de idosos: uma área em pleno crescimento

Postado por Admincursos | 15 de outubro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Cuidador de idosos: uma área em pleno crescimento

Saiba tudo que um cuidador de idosos pode fazer e como a área está crescendo.

Essa profissão foi uma das que mais cresceram durante o período e continua em ritmo de crescimento, com um grande número de vagas sendo oferecidas em todas as regiões do país. Estamos falando do cuidador de idosos!

A demanda nacional por profissionais dedicados aos idosos já é alta e deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Isso porque, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa no Brasil continuará crescendo e deverá triplicar até 2050, chegando a 63 milhões.

O Congresso Nacional aprovou recentemente um projeto de lei que formaliza e regulamenta o setor, que é mais um fator que promove ainda mais o desenvolvimento desse mercado, útil para quem se interessa pela área.

Portanto, a regularização traz mais estabilidade e segurança aos cuidadores, protege direitos e interesses e, ao mesmo tempo, aumenta a confiança da família que receberá os cuidados.

As vagas no setor público também têm potencial para crescer, e clínicas e hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) têm agregado novos profissionais para compor o quadro de funcionários.

Além disso, espera-se que as famílias dependam mais do trabalho do cuidador de idosos no futuro. Principalmente por causa das mudanças na composição familiar e do dia a dia agitado que cada vez mais elas enfrentam.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!

O que faz um cuidador de idosos?

Como sabemos, o envelhecimento traz uma série de restrições e obstáculos à vida do idoso, dificultando quase todas as suas atividades que antes eram rotineiras.

Dessa forma, o papel dos cuidadores é ajudá-los a passar esse período com a melhor qualidade de vida possível, atender às suas necessidades básicas e proporcionar um processo de envelhecimento mais tranquilo e feliz.

Além de acompanhar os idosos todos os dias, os cuidadores também realizam as seguintes tarefas e atividades, tais como:

  • Cuidados básicos pessoais e de higiene;
  • Auxiliar no momento da alimentação;
  • Acompanhar em médicos e mesmo nas atividades de lazer;
  • Administrar medicações quando necessário e no horário certo;
  • Prover a segurança do idoso;
  • Se manter vigilante para garantir o bem estar do paciente;
  • Entre outras tarefas similares acordadas com os familiares.

Tudo isso ajuda os idosos a manterem sua qualidade de vida e os impede de se sentirem completamente sozinhos. 

É claro que, em qualquer situação de emergência, o profissional deve atuar rapidamente e tomar os procedimentos adequados para manter a integridade do idoso.

Alta demanda do profissional

Segundo estimativas do Banco Mundial, os brasileiros têm hoje uma expectativa de vida de 75 anos. Em uma pequena comparação, por exemplo, na década de 1970, em que a expectativa de vida do Brasil não ultrapassava os 60 anos.

Nesse curto período de 51 anos especificamente, podemos constatar que a população passou a viver mais e melhor. 

Com o avanço da medicina, a tendência futura é ser mais promissora em termos de expectativa de vida e com isso, aumenta também a demanda pelo profissional cuidador de idosos.

O levantamento da Fundação Getúlio Vargas mostra que, de 2007 a 2017, a quantidade de cuidadores saltou de 5.263 para 34.051. Ou seja, o aumento se configura em aproximadamente 547%, em 10 anos.

Essa ocupação é uma das que mais cresceu no período e continua crescendo, com grande número de vagas disponíveis em todas as regiões do país. 

A melhor parte disso tudo é que para o futuro próximo, a tendência esperada é proporcionar mais crescimento e oportunidades para cuidadores de idosos, por isso, se você se interessa pela área, este é o momento de investir.

O que é necessário para se tornar um profissional da área?

idoso sentado numa cadeira sendo amparado por um cuidador de idosos

Para poder assumir todas essas responsabilidades vitais para a vida e o bem-estar dos idosos e de suas famílias, os profissionais que cuidam dos idosos não só precisam ter boas qualificações e preparação.

Devido ao baixo tempo e investimento financeiro na formação dos cuidadores, e considerando que o curso costuma durar quatro meses e o custo gira em torno de 1.000 reais, a profissão atrai muitas pessoas em busca de alternativas.

Mas é preciso além disso ter o perfil ideal para lidar com essa situação, ou seja, o gosto pela profissão e dedicação são características importantes para realizar um trabalho tão social e de bem estar como esse da melhor forma.

Ainda como ocorre atualmente, muitas outras pessoas optam por entrar na área informalmente para servir parentes ou conhecidos.

Porém, a melhor forma para se tornar um profissional qualificado e reconhecido é na realização de cursos adequados, até porque, muitas famílias já exigem essa formação, afinal, o profissional lidará com grande responsabilidade.

No curso, os futuros profissionais podem aprender diferentes técnicas de assistência como o banho, alimentação e exercícios.

Além disso, é feito um treinamento de primeiros socorros e métodos para promover a saúde, o humor e o bem-estar dos pacientes, que são a parte principal de tudo.

E por falar em cursos, eles são importantes principalmente por esse fato: já existem requisitos de elegibilidade na lei recentemente aprovada, que mudou a imagem dos cuidadores.

No passado, parentes, amigos e outras pessoas que não receberam treinamento técnico eram dominantes, mas agora há cada vez mais profissionais multidisciplinares.

Essas pessoas são normalmente treinadas nos cursos com temas como legislação, psicologia, nutrição e até mesmo emergência e primeiros socorros, a exemplo da reanimação cardíaca.

Deu para perceber que os serviços do cuidador de idosos estão cada vez mais requisitados na sociedade, não é mesmo?

Porém, considerando a grande responsabilidade de colocar alguém em casa para cuidar do ente querido, a contratação do profissional requer alguns cuidados.

Portanto, é necessário haver segurança e confiabilidade nos serviços relacionados ao profissional, a fim de prestar um atendimento satisfatório às famílias ocupadas e aos idosos que necessitam dos cuidados diários.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos