Illustrator ou Photoshop: qual devo utilizar?
Postado por Admincursos | 26 de novembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário

Entenda as diferenças entre os programas mais famosos da Adobe
A Adobe é uma empresa norte-americana que revolucionou o mercado criativo. Criando programas de computador com foco em multimídia, arte e design desde 1982, tem softwares utilizados em todo o mundo por profissionais das mais diversas áreas.
Dentre todos os seus produtos, o Photoshop e o Illustrator são certamente os mais conhecidos, mas muitas pessoas ainda ficam com dúvidas sobre quais são as diferenças entre os dois.
Para entender esse conceito por completo, o mais recomendado é fazer um curso de Illustrator ou Photoshop, mas você pode continuar a leitura deste texto para entender os princípios básicos do tema.
Photoshop
Lançado no final da década de 1980, o Photoshop trabalha com a técnica de matriz e é o editor de imagens mais utilizado do planeta, dando suporte ao trabalho de designers, fotógrafos, publicitários, arquitetos, etc.
No começo, suas funções eram focadas na edição e manipulação de fotografias – recortes, ampliações, mudanças de cores, aplicações de texto… –, mas foi evoluindo com o passar do tempo e ganhou outras funcionalidades.
Hoje, o Photoshop (também conhecido como PS) faz de tudo e mais um pouco quando o assunto é criação e arte digital: ilustrações, pinturas, montagens, embalagens, GIFs e muito mais.
Sabe as thumbnails nos vídeos do seu youtuber favorito ou aquele post bonito que você compartilhou nos stories do Instagram? As chances dessas imagens terem sido feitas e/ou editadas no programa da Adobe são imensas.
No entanto, mesmo com todas as mudanças ao longo do tempo, o Photoshop ainda segue sua linha principal: a edição e criação de bitmaps.
Os bitmaps são imagens compostas por pixels, aqueles quadrados bem pequenininhos que, quando têm seu tamanho ampliado, faz com que a qualidade da foto fique a desejar.
Por isso, projetos criados no PS devem ter o tamanho certo para que a qualidade da imagem se mantenha em nível máximo.
De longe esse é um ponto considerado como um problema, já que funciona perfeitamente para a proposta do programa, mas o Illustrator tem uma vantagem em relação a isso.
Illustrator
Por mais que o Photoshop seja o software Adobe mais conhecido, o Illustrator surgiu antes. O programa era exclusivo do computador Apple Macintosh até ser liberado para máquinas do sistema Windows, cerca de 10 anos mais tarde, para atender o público geral.
Desde o começo, o Illustrator é focado nos vetores, que são segmentos de reta orientados e representados por setas.
Com isso, o software cria desenhos a partir de curvas que podem ser reduzidas ou aumentadas sem nenhuma restrição porque não afeta a qualidade dos elementos. É exatamente por esta característica que o Illustrator tem uma certa vantagem em relação ao PS.
Essa é a ferramenta ideal para a criação de logotipos e identidades visuais, sendo bastante utilizada por designers e publicitários. Também é possível desenvolver layouts, fazer ilustrações, panfletos e outras peças gráficas.
Programadores também usam bastante o Illustrator para criar diferentes designs de websites e aplicativos. O software é o mais correto para esse tipo de projeto porque oferece maior facilidade na hora de elaborar ilustrações e corpos de textos com base em propriedades geométricas.
Usando os dois programas
Para escolher qual programa usar, é preciso ter noção do que será necessário fazer. Se o projeto for a edição de uma foto ou a criação de GIFs, então o PS é o melhor. Para logos e ícones, o Illustrator é o mais recomendado.
Contudo, há quem precise usar os dois, importando o mesmo projeto de um software para o outro.
Isso geralmente é o caso de profissionais que trabalham com design, sendo comum para ajustar as criações de ilustrações, peças publicitárias, manipulações, projetos gráficos, entre outros.
O Illustrator oferece suporte a grande parte dos dados do Photoshop, o que inclui camadas, composição de camadas, texto editável e caminhos.
Essa tecnologia permite a transferência entre arquivos do PS e Illustrator, aplicando um acabamento mais refinado aos projetos ao mesmo tempo em que não se perde a capacidade de edição dos trabalhos artísticos.
Curso de Illustrator
Se você quiser, pode fazer o curso de Photoshop para aprender a operar o software de edição de imagens da Adobe, mas, desta vez, vamos nos focar no curso de Illustrator.
Com as aulas, você aprenderá a:
- Instalar o programa no computador
- Conhecer a interface do Illustrator
- Dar zoom e manipular a movimentação
- Criar desenhos (exemplo com cartão de visitas)
- Copiar, importar, agrupar, refletir e organizar objetos
- Executar as ferramentas de tipo, fonte, estilo e tamanho
- Desenhar uma caixa montável
- Manipular amostras de cores, efeitos gradientes e sombras
- Fechar o arquivo para impressão gráfica
- Criar modelos de nota fiscal
- Criar logotipos
- Vetorizar imagens
- Criar botões
- Executar grade de perspectiva
- Executar textos e símbolos em perspectiva
Em um primeiro momento, o software pode parecer uma ferramenta intimidadora por causa de todas as suas funções. Trabalhar com o programa, assim como tudo na vida, exige prática e experiência, e é por isso que o curso de Illustrator é tão importante.
As aulas são ministradas em formato completamente on-line, o que significa que você pode fazer o curso a qualquer hora e no seu próprio ritmo.
Todo o conteúdo foi elaborado pelo professor Denilson Bonatti, profissional graduado em web design, MBA em Segurança da Informação e autor de diversos livros sobre informática.
Os alunos que adquirirem o curso terão direito a vídeo aulas, apostilas, suporte do professor e certificado oficial que também vale como horas complementares.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos