Como começar 2022 fazendo uma renda extra?
Postado por Admincursos | 10 de dezembro de 2021 | Deixe aqui seu comentário
Se o dinheiro anda curto nos últimos tempos, veja algumas dicas para complementar sua renda
Atualmente, a taxa de desemprego no Brasil marca um índice de 13,2%, representando mais de 13 milhões de pessoas sem trabalho, como mostra um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ao mesmo tempo, o país sofre com altíssimos níveis de inflação, registrando a maior alta nos preços de produtos e serviços dos últimos 19 anos.
Com a situação ainda mais grave por causa da pandemia, alguns itens essenciais para o dia-a-dia se tornaram verdadeiros vilões.
De acordo com informações do IBGE, IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o preço do pacote de arroz subiu em 50,71%, o açúcar em 46,73%, a carne bovina em 38,71% e o frango inteiro em 32,37%.
O botijão de gás subiu mais de 38%. A conta de luz também vem pesando no bolso dos brasileiros, atingindo novo pico em um crescimento de mais de 30%.
A resposta para essa crise veio muito clara no aumento de trabalhadores autônomos. Em 2019, o Brasil tinha 24,3 milhões de trabalhadores por conta própria (com e sem CNPJ). 2021 vai ser encerrado com mais de 25,4 milhões – saldo positivo de 4,6%, somando 1,1 milhão de pessoas a mais.
Aqueles que estão empregados ainda procuram formas de complementar a renda, visto que, muitas vezes, apenas o salário não dá conta de cobrir todas as despesas da casa.
Se você está no vermelho e vem se apertando para conseguir pagar todas as contas ultimamente, confira nossas dicas para ter uma renda extra no próximo ano.
Venda o que você não quer mais
Se existem coisas na sua casa que estão paradas há tempos e que você não vai mais usar, pode fazer um dinheirinho ao vendê-las.
Vale qualquer item: roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração, móveis, eletrônicos… Apenas certifique-se de que o que você pretende vender está em boas condições.
A forma de venda também fica a seu critério. Você pode montar um bazar na garagem de casa, anunciar nas redes sociais ou em sites especializados.
É possível conseguir de 10% a 20% do valor do item novo, mas isso pode variar, dependendo das condições do produto e da negociação.
Venda o que você produz
Todos elogiam os seus bolos e doces? Seus salgadinhos sempre fazem sucesso nas festas? Suas habilidades para tricô ou pintura em tecido são de cair o queixo? Então talvez seja a hora de monetizar seus talentos.
Milhares de pessoas vêm conseguindo uma ótima renda extra mensal ao colocar à venda o que produzem. Muita gente, inclusive, abandonou os empregos tradicionais e investiu no próprio negócio e na função de empreendedor.
A margem de lucro é estimada em 30% a 50% sobre o custo da matéria-prima, o que já faz uma enorme diferença na hora de pagar as contas do mês.
Seja um locador

Caso você tenha uma propriedade na praia, no campo, um apartamento na cidade ou até mesmo uma casa no mesmo terreno em que vive, pode colocá-los para alugar.
O formato de aluguel fica a seu critério. Você pode alugar para pessoas solteiras, casais ou famílias. Também pode optar por abrir reservas de apenas alguns dias ou em períodos específicos, como nas férias escolares ou nas festas de final de ano, por exemplo.
Ao recorrer a imobiliárias ou sites especializados em hospedagem – como o AirBnB –, a renda complementar vai depender da comissão das prestadoras, bem como do tamanho, localização e estado geral do espaço alugado.
Seja um revendedor
Mesmo com a grande variedade de lojas on-line, a função de revendedor nunca saiu de moda.
Muitas pessoas ganham dinheiro ao comprar produtos e revendê-los por valores mais altos do que compraram.
As opções são diversas: cosméticos, roupas, calçados, comida, semijoias, brinquedos, maquiagem, itens de papelaria…
A margem de lucro vai depender do valor dos produtos que você vai vender, mas certamente esse será um dinheiro muito bem-vindo.
Peça CPF na nota fiscal
Na próxima vez que o caixa de alguma loja perguntar “CPF na nota?”, diga sim.
Esta é uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal do comércio, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e também diminuir a sonegação de impostos.
Para incentivar a população, o CPF na nota tem alguns benefícios bem atrativos:
- Descontos: em alguns estados, o acúmulo de notas fiscais gera abatimento de até 10% no IPVA ou no IPTU do ano seguinte
- Prêmios: sorteios de 5 mil a 1 milhão de reais são feitos todos os meses; as chances de ganhar aumentam conforme a quantidade de notas com CPF você tiver
- Resgate: é possível resgatar créditos acumulados em valores em dinheiro, recargas para celular e até ingressos de shows, dependendo do programa de benefícios de cada estado
Baixe o e-book gratuito sobre como ter renda extra
Pensando nesse momento econômico desafiador, o Cursos 24 Horas preparou um conteúdo exclusivo com dicas de como você pode conseguir uma renda extra para dar aquela forcinha nas contas de casa.
O e-book Dinheiro extra: como aprender uma nova atividade e aumentar sua renda vai te ensinar a ganhar dinheiro paralelamente, como dar o primeiro passo, quais atividades você pode fazer em casa e quais habilidades são necessárias para deixar o seu currículo ainda mais forte.
O material é completo, de altíssima qualidade e 100% gratuito. Basta fazer o download no seu computador, celular ou tablet para conferir o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos