Curso de etiqueta: ainda é algo relevante em nossa sociedade atual?
Postado por Admincursos | 5 de janeiro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Ao contrário do que muitos podem pensar, as boas maneiras servem para edificar a vida de todos que se propuserem a aprendê-las
A etiqueta, de acordo com a Escola Brasileira de Etiqueta, é um código comportamental que é projetado para simplificar as interações sociais, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional.
Uma pessoa com um bom domínio da etiqueta é, portanto, alguém capaz de transitar entre qualquer tipo de situação e criar primeiras impressões positivas.
Saber se comportar de maneira adequada é uma ferramenta poderosa para que seja possível criar vínculos concretos com aqueles que estão ao redor.
Muitos podem confundir a etiqueta como algo “chique”, mas a verdade é que as boas maneiras, a cortesia e o respeito são para todos, mostrando-se como métodos influentes para que seja possível desenvolver uma sociedade que tenha mais harmonia.
Dentre os benefícios de conhecer as regras de etiqueta, 5 se destacam:
- Ser mais confiante
- Desenvolver uma boa reputação
- Aprimorar a desenvoltura
- Adquirir autoconsciência
- Maximizar o potencial de cada um
A The British School of Etiquette, o maior instituto de etiqueta no mundo, prega o que é conhecido como etiqueta do terceiro milênio, que tem como foco as relações humanas.
Esta abordagem acredita que entender os princípios do assunto em um curso de etiqueta é uma forma de desenvolvimento humano, já que ensina educação, gentileza, elegância e igualdade.
Todas essas qualidades são atributos de extrema importância para a construção de qualquer tipo de relação interpessoal saudável e que de fato possa fazer a diferença na vida das pessoas.
Como nasceu a etiqueta?
O conceito de etiqueta nasceu no século XVI, dentro das cortes de várias nações da Europa, mas especialmente na Alemanha, França, Itália e Inglaterra.
O sociólogo alemão Norbert Elias, em seu livro “O processo civilizador”, explica que as boas maneiras foram parte do chamado processo civilizatório, uma prática estabelecida pelas cortes européias que tinha o intuito de diferir o que era considerado civilizado do que era visto como bárbaro.
Elias atribui a autoria do significado de civilidade ao filósofo neerlandês Erasmo de Rotterdam, que escreveu “Da civilidade em crianças”, um espécie de guia que aborda técnicas comportamentais que supostamente devem ser transmitidas desde a educação infantil.
Os valores humanistas de Rotterdam sempre estiveram ligados à alta corte e àqueles que tinham condições financeiras o suficiente para se buscar por instrução.
Rapidamente, os ensinamentos se espalharam pela nobreza de diversos países europeus, que se dedicavam a aprender as lições num claro desejo de se distanciar ainda mais da plebe. De certa forma, foi assim que a noção de curso de etiqueta nasceu.
Essas características são vistas como mudanças da sociedade europeia, que saia da idade média para entrar na modernidade. Contudo, isso só foi disponível, na época, aos mais ricos.
Desta forma, é certo dizer que a etiqueta foi criada sob uma perspectiva elitista, mas não deve ser encarada desta forma nos dias de hoje.
Norbert Elias, inclusive, escreveu “O processo civilizador” em 1939, e já tratava das regras de etiqueta sem atribuir juízos de valor. No livro, ele não aborda a ideia de civilidade usada como base das normas europeias como uma forma de educação superior.
O que Norbert faz é analisar a pauta de forma analítica, observando como todo o processo foi um destaque sintomático de uma forte transação social.
Tudo isso se condensa no fato de que a etiqueta, apesar da crença popular, não carrega mais a atribuição às classes sociais mais elevadas, sendo possível estar presente na vida de todas as pessoas que por ela se interessam.
Curso de etiqueta
O curso de etiqueta do Cursos24Horas tem o objetivo de mostrar que as boas maneiras não são sinônimo de futilidade ou esnobismo, mas, sim, de se ter boa convivência em qualquer aspecto.
As aulas abordam questões sociais – para o dia a dia em viagens, eventos e encontros – e empresariais – para o meio corporativo no ambiente de trabalho e reuniões de negócios.
As unidades são divididas da seguinte forma:
- 1 – Abordagem inicial: origens da etiqueta, importância para o convívio social, elegância no cotidiano, convidar e ser convidado a eventos, boas maneiras em viagens;
- 2 – Trajes e etiqueta à mesa: pontualidade, trajes e suas denominações, dicas para a montagem de trajes (regra dos 10 pontos), etiqueta à mesa, utilização correta de talheres;
- 3 – Etiqueta empresarial: etiqueta no ambiente de trabalho, boas maneiras, normas para antes do expediente, regras para o dia a dia na empresa, administração do tempo e organização;
- 4 – Apresentação pessoal e comunicação: apresentação pessoal, como se vestir de maneira correta para o trabalho, comunicação, netiqueta, cumprimentos, relacionamento interpessoal, como se portar em eventos e confraternizações, a diferença entre ser proativo e bajulador.
Com todo esse conteúdo, o Curso de Etiqueta Social e Empresarial busca ensinar, de forma simples e coesa, como aplicar essas regras durante as atividades rotineiras para que seja possível constituir relações agradáveis em diversos meios.
Logo, a etiqueta é uma forma de otimizar a vida pessoal e também de encontrar ótimas oportunidades profissionais.
O curso é 100% on-line e apresentado em formato de videoaulas, materiais interativos, exemplos e exercícios eficazes – e tudo isso com um tutor disponível para sanar qualquer dúvida.
As apostilas elaboradas por especialistas na área são disponibilizadas para download e podem ser arquivadas digitalmente ou impressas.
Os alunos têm o poder de fazer as aulas em seu próprio tempo, a qualquer hora e em qualquer lugar, necessitando apenas de um computador, tablet ou smartphone.
No final do curso, um certificado físico pode ser solicitado. O documento chega até o endereço indicado sem nenhum custo adicional.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos