Cursos para melhorar a autoestima são de algum modo efetivos?

Postado por Admincursos | 7 de janeiro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Cursos para melhorar a autoestima são de algum modo efetivos?

Cursos de autoestima podem ser sobre qualquer coisa; entenda

A autoestima é a imagem, seja positiva ou negativa, que cada um tem de si mesmo. 

Isso é construído de diversas formas: a partir de experiências pessoais, emoções, crenças, comportamentos, auto imagem, costumes culturais e do feedback que recebemos de outras pessoas.

Pode ser encarada como o valor atribuído, por ela mesma, a cada pessoa, levando em consideração características físicas e mentais. É, portanto, algo de extremo poder sobre as atitudes e controle emocional de todos.

Psicanalistas dizem que isso está diretamente ligado ao desenvolvimento do ego, a “estima de si”, como foi determinado por Sigmund Freud da década de 1920.

A autoestima ligada à atributos físicos, no entanto, é certamente a mais comentada, o que deixa a parte intelectual um pouco de lado.

Pessoas com a autoestima intelectual baixa sentem medo de não serem inteligentes o suficiente, principalmente quando comparadas a seus colegas de classe e/ou trabalho.

As consequências disso variam de acordo com as vivências de cada um, mas sentir nervosismo extremo diante uma avaliação, travar na hora de falar ou concluir uma prova importante e sentir tristeza ou ansiedade ao perceber que alguém talvez tenha mais conhecimento em determinado assunto são sinais bastante comuns desta condição.

No geral, a sensação pode ser resumida a um sentimento de incapacidade, fazendo com que a pessoa não se sinta suficiente para encarar aspectos literários, acadêmicos, culturais e profissionais.

Com isso, é quase impossível evitar a comparação com outras pessoas – supostamente mais inteligentes ou habilidosas em certo tópico ou tarefa.

Isso tem o potencial de causar sérios danos emocionais e psicológicos, com riscos reais de deteriorar o desempenho de alguém no meio profissional, acadêmico e pessoal, bem como suas relações interpessoais de vários tipos.

Para resolver esse tipo de situação, recomenda-se tratamento psicológico profissional, é claro, mas existem algumas coisas que as pessoas podem fazer de maneira independente, como se aprofundar mais nas temáticas que julgam ainda necessitar de conhecimento.

Como cursos podem melhorar a autoestima?

Para trabalhar esse problema de autoconfiança e autoaceitação, não é preciso, necessariamente, procurar por cursos de autoestima, que se focam especialmente neste aspecto.

Como estamos falando de um estado intelectual, às vezes, procurar fortalecer este ângulo é o bastante para aumentar a segurança de alguém.

Por isso, a dica é investir em cursos de áreas específicas para que você intensifique o seu conhecimento no assunto e se sinta mais preparado para colocar os aprendizados em prática no dia a dia, na faculdade ou no trabalho.

O objetivo é que você se sinta expert no assunto, do tipo que as pessoas vão te procurar quando têm dúvidas ou querem opiniões.

Vamos supor que você trabalha na parte financeira de uma empresa, mas ultimamente vem se sentindo confuso com as novidades do mercado e intimidado pelos funcionários mais novos que parecem ter mais facilidade do que você para resolver questões rotineiras.

A alternativa mais viável é buscar sanar todas as suas dúvidas e entender, de verdade, os tópicos que te trazem mais dificuldade. Pensando nisso, procurar cursos de contabilidade e economia pode ser uma boa.

Além de turbinar os conhecimentos que você já tem, você pode se atualizar mediante às inovações da área e aprender coisas novas.

O mesmo pode ser feito para outras categorias, como comunicação e marketing ou gestão e liderança, por exemplo.

O importante é correr atrás de possíveis soluções para o problema e não ficar apenas se afogando em insegurança e autopiedade, coisas que não levam ninguém a lugar nenhum.

Quando você sente que domina algum tema, automaticamente se sente melhor consigo mesmo, o que certamente vai potencializar o seu desenvolvimento não apenas na vida profissional, mas também na pessoal.

Como garantir que estou aprendendo de verdade?

mulher demonstrando eficácia dos cursos de auto estima

Mas para que tudo isso aconteça, você deve, de fato, aprender o que estiver estudando.

Muitos se focam apenas em decorar os conteúdos, o que pode realmente ajudar, mas o aprendizado de verdade consiste em compreensão.

Você até pode decorar fórmulas de matemática, mas se não compreendê-las completamente, de pouco adianta. Um especialista não tem apenas boa memória, mas é alguém que sabe, efetivamente, sobre o que está falando.

Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a aprender com os cursos de autoestima, que são todos aqueles que vão trazer sua autoconfiança de volta.

Se esforce, mas não se force

É claro que você deve ter dedicação, mas isso é diferente de abusar da sua própria mente.

Conheça os seus limites e não force-os na tentativa de encontrar resultados mais rápidos. Se depois de horas de estudo seu cérebro está cansado e seus olhos estão embaçados, chegou a hora de parar.

Uma cabeça descansada tem mais facilidade de absorção.

Encontre estratégias que funcionem para você.

Há quem aprenda mais rápido ao anotar tudo no papel. Outros, o fazem no computador ou celular. Tem gente que funciona melhor com conteúdos visuais ou por escrito. Alguns alunos fazem vídeos ou gravações de áudio como material de estudo.

Independentemente do método, apenas garante que a estratégia escolhida realmente é a melhor para você.

Coloque o aprendizagem em prática

Depois da teoria, você precisa colocar o que aprendeu em prática.

Quando se sentir preparado, faça exercícios em casa sobre os conteúdos estudados. 

Se, por exemplo, você estudou sobre fluxos de caixa, pode procurar por exercícios na internet em que deve resolver questões financeiras de uma empresa fictícia. Ou se aprendeu sobre escrita e redação, pode escrever um texto sobre determinado tema para treinar.

O ideal é testar suas habilidades várias vezes, o que te ajuda a se familiarizar ainda mais com o que é ensinado.

Depois de praticar, quando se sentir confiante o suficiente, pode aplicar os conhecimentos no trabalho ou nas atividades da escola, faculdade ou até na prova daquele concurso público que você sonha em passar.

Quando você percebe que conquistou seus objetivos com a sua inteligência, sentir a autoestima crescer é algo inevitável.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos