Método pomodoro de estudo ajuda na qualidade do aprendizado?
Postado por Admincursos | 18 de janeiro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Entenda como funciona o método pomodoro que tem o intuito de gerenciar o tempo e aumentar a produtividade
Em um mundo onde as tarefas são abundantes e o tempo é escasso, é importante que as pessoas adquiram algumas práticas que as ajude a otimizar seus dias e melhorar a produtividade.
Tudo isso, é claro, deve ser feito de maneira que não traga sobrecarga e cansaço mental.
Dentre as estratégias existentes, há o famoso método Pomodoro.
O que é o método Pomodoro?
A técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado em diferentes atividades, seja no trabalho ou nos estudos.
Em 1980, o italiano Francesco Cirillo utilizou um cronômetro em formato de tomate para dividir seu trabalho em intervalos de 25 minutos que eram separados por breves intervalos.
“Tomate”, na língua italiana, é “pomodoro”, e é por isso que o método tem esse nome.
Como funciona?
O método Pomodoro é baseado na separação do fluxo de trabalho ou estudos em blocos de concentração intensa, o que tem a capacidade de melhorar a agilidade do cérebro, deixando-o em um maior estado de foco.
É, portanto, uma maneira de encontrar mais eficiência, mas que permite o praticante a ter alguns momentos de descanso – o que também ajuda no curso de atividades.
Depois de escolher as tarefas que devem ser feitas, a técnica divide a execução em intervalos de 25 minutos, chamados de pomodoro, com 5 minutos de pausa no fim de cada ciclo.
Após a quarta marcação, o intervalo tem uma duração maior, de 10 a 15 minutos.
Para exemplificar, vamos supor que você está praticando alguns exercícios do nosso curso de Inglês:
- Pomodoro #1: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro #2: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro #3: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro 4#: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 10 a 15 minutos
Depois que você fizer a pausa mais longa, a contagem volta ao pomodoro #1 e o ciclo de repete.
Nesses intervalos, vale tomar um café, ir ao banheiro, checar as redes sociais… Qualquer coisa que vai te ajudar a espairecer um pouco antes de colocar as mãos na massa outra vez.
É importante ressaltar que, ao final dos 25 minutos, os intervalos devem ser feitos independentemente se as tarefas forem concluídas ou não. O ciclo vai se repetir até que os deveres acabem completamente.
Interrupções
Embora a técnica peça execução ininterrupta das tarefas até o fim de cada pomodoro, é inevitável que, vez ou outra, interrupções aconteçam.
Seu telefone pode tocar, o computador pode travar, alguém pode exigir sua atenção ou você mesmo pode perder o foco. Quando qualquer tipo de interrupção aconteça, o próprio criador do Pomodoro aconselha que isso seja anotado e, se possível, registrado quanto tempo a dispersão durou.
Ao catalogar esses intervalos não programados, fica mais fácil perceber em quais situações é realmente preciso interromper uma atividade e o que tira a concentração do usuário.
Obviamente, quando interrupções ocorrerem, é importante pausar o cronômetro para que os 25 minutos não sejam usados com algo não planejado.
Vantagens
No livro A Técnica Pomodoro, Francesco Cirillo aponta algumas vantagens de sua criação para administração de tempo, como:
- Alívio de ansiedade
- Aumento do foco e concentração
- Aumento da conscientização de decisões
- Aumento de motivação
- Reforço sobre a determinação para atingir objetivos e diante de situações complexas
- Melhor aproveitamento do processo de trabalho e estudo
Aplicando o método no dia a dia
É possível colocar o Pomodoro em prática de modo manual ou digital.
Manual
Faça uma lista em um papel ou no bloco de notas do computador com todas as tarefas que devem ser realizadas. Utilize um cronômetro (de cozinha ou do celular) para fazer a contagem regressiva de 25 minutos.
Quando um pomodoro terminar, programe o timer para contar os 5 minutos de intervalo. Depois de quatro períodos, não se esqueça de configurar a pausa mais longa.
Conforme as atividades forem sendo realizadas, marque com um X na sua lista de tarefas ou, se preferir, vá anotando o status de cada uma (50% de conclusão, por exemplo).
Digital
É claro que existem versões tecnológicas do método Pomodoro que poupam os usuários de ficarem controlando o tempo manualmente.
TomatoTimer
O TomatoTimer é um site de interface simples que já tem um cronômetro pré-estabelecido em 25 minutos. Quando o “play” é apertado, a contagem regressiva começa.
Um alarme é tocado no final de cada pomodoro. Para começar o intervalo, basta clicar na seção “Short Break” (pausa de 5 minutos) ou em “Long Break” (pausa de 10 minutos).
Pomello
O Pomello é uma extensão que aplica o método Pomodoro à plataforma Trello, muito utilizada por várias empresas e estudantes para gerenciar e organizar o andamento de diferentes projetos.
Disponível para Windows, Linux e Mac.
Pomodoro Timer Lite
Com design minimalista e fácil de mexer, esse aplicativo permite o gerenciamento do tempo de acordo com o Pomodoro. Para isso, basta alguns toques na tela do smartphone.
Tem duração personalizada de intervalos, opção para criação de lista de tarefas e é 100% sem anúncios, o que garante ainda mais concentração.
Disponível para Android.
Be Focused
Além do cronômetro de 25 minutos, o Be Focused permite configurar intervalos personalizados, reúne um histórico de tarefas e cria gráficos com base na performance do usuário de acordo com os pomodoros realizados.
Disponível para iOS.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos