O que é pensamento crítico

Postado por Admincursos | 27 de maio de 2022 | Deixe aqui seu comentário

O que é pensamento crítico

Entenda o que é o pensamento crítico e confira 4 dicas práticas para desenvolver essa abordagem tão valorizada nos dias atuais

 

Essa forma de pensar costuma ser confundida com o ato de fazer críticas ou julgamentos desnecessários. Pelo contrário, o pensamento crítico abrange uma reflexão profunda acerca de um determinado problema ou questão. 

 

Pensar criticamente significa abordar uma questão por diversos ângulos, buscando argumentos valiosos e diferentes, agindo de forma imparcial e racional. Só então, ser capaz de tomar a decisão mais coerente. 

 

Mas, ao contrário do que se pensa, este conceito não é nada natural e não é nada que fazemos todos os dias. É algo que precisamos aprender e praticar. Isso porque, do modo que vivemos, costumamos não ter tempo de parar e refletir.

 

Então, podemos dizer que este tipo de pensamento é um modo de pensar seletivo, onde buscamos reforçar nossas crenças ou reformulá-las. Desta forma, este procedimento se concretiza por meio da reflexão, da vivência e da argumentação.

 

Neste conteúdo, veremos porque é tão importante desenvolver o pensamento crítico e como fazer isso. Então, confira aqui 4 dicas práticas para avançar neste procedimento!

Entenda a importância do pensamento crítico

Primeiramente, precisamos entender que este conceito não  tem nenhuma relação com uma visão pessimista do contexto, nem pontua imperfeições ou erros. 

 

O pensamento crítico serve para impedir tensões na sociedade, evitando a padronização e passividade. Em outras palavras, pessoas que adotam este tipo de pensar, buscam identificar e amenizar ilusões e equívocos.

 

Desta maneira, uma das características mais valorizada deste pensamento é o ato de questionar tudo que lê ou escuta, chegando o mais próximo possível das informações objetivas e com maior exatidão.

 

Sendo assim, esta abordagem é fundamental na formação de estudantes, profissionais, empreendedores,  líderes e pessoas bem-sucedidas. Isso porque ela serve de base para o empoderamento, a proatividade e a inovação.

 

Então veja algumas capacidades de uma pessoa que desenvolve o pensamento crítico:

 

  • Identificam, analisam e constroem argumentos sólidos;
  • Desenvolvem a intuição e organizam conexões entre as ideias;
  • Estabelecem a maior ou menor relevância dos argumentos;
  • Reconhecem inconsistência e erros nos raciocínios;
  • Administram os problemas de forma consistente e sistemática;
  • Refletem sobre suas próprias crenças.

 

Dentre várias habilidades relevantes para nossa sociedade atual, este modo de pensar é uma das principais. Visto que atua em todas as esferas, pessoal ou profissional, e facilita a capacidade de agir e se adaptar nas mais diferentes situações. 

4 Dicas para desenvolver este pensamento

como desenvolver pensamento crítico

O tempo todo estamos tomando decisões, mas isso não quer dizer que estamos desenvolvendo o pensamento crítico. Isso porque esta reflexão deve ser autodisciplinada e busca elevar o nível de qualidade do seu raciocínio.

 

Ou seja, pensadores críticos verificam seu modo de pensar considerando fatores como a exatidão, a clareza, a relevância, o significado, a lógica e a justiça, por exemplo. Com base nisso, veja algumas dicas práticas para desenvolver este modo de pensar. 

Questione

O passo mais importante deste tipo de pensar é o questionamento, por isso, busque sempre ser uma pessoa curiosa, perguntando e questionando tudo ao seu redor.

 

Vale lembrar que todos nós temos pré-concepções sobre o mundo que nos rodeia. Por essa razão é importante olhar para uma determinada situação com outros olhos, diferentes dos seus.

 

Desta maneira, você terá mais clareza e poderá avaliar melhor qualquer contexto, encontrando argumentos mais valiosos e, até mesmo opostos ao que você pensava no início.

 

Uma pergunta te motiva a estudar, a pesquisar e a se aprofundar sobre o assunto. Isso te levará a construir um bom repertório e um vasto e variado conhecimento. Por isso, crie o hábito de questionar tanto a si, como também as pessoas ao seu redor. 

Avalie

Busque observar com objetividade os fatos e informações. Ou seja, não aplique emoções, perspectivas ou filtros pessoais em suas conclusões.

 

O pensamento lógico precisa separar o racional do emocional. Deste modo, uma boa técnica de avaliação consiste na criação de listas de prós e contras em cada opção, por exemplo.

 

Com essa técnica, você busca se afastar do problema, identificando uma visão macro, resultando em insights valiosos. Portanto, seja rígido ao coletar dados para justificar suas ações. 

Diversifique

Para evitar erros, acreditando que nosso ponto de vista é único e completo, busque diversificar suas fontes de informações. Em outras palavras, busque ouvir opiniões diferentes da sua.

 

Uma forma de diversificar sua visão é se rodear de pessoas de diferentes áreas e, assim, refrescar suas ideias e construir novas perspectivas. Afinal, sempre existem caminhos a descobrir e novas respostas criativas podem surgir.

 

Ao diversificar sua visão, você traz amplitude para seu pensamento levando em conta outros pontos de vista. Desta forma, perguntas como “Existe outro jeito de tratar esse problema?” aumentam sua perspectiva. 

Desenvolva

Por fim, a última dica se refere a desenvolver habilidades e atitudes que constroem um pensamento crítico. Esse passo implica dedicar tempo para refletir sempre antes de tomar uma decisão.

 

Isso não quer dizer que você deverá passar horas refletindo em uma resposta, mas sim, desenvolver ações que te levarão a uma resposta mais assertiva. Uma vez que, diferentes contextos exigem abordagens variadas para entregar uma solução bem-sucedida. 

 

Além disso, uma solução pode ser boa hoje, mas não amanhã. Por conta disso, busque desenvolver uma postura moderada, considerando opiniões contrárias às suas e amplie sua inteligência emocional.  

Seja um pensador crítico!

Neste conteúdo, você percebeu que exercitar o pensamento crítico é fundamental para todos que desejam aperfeiçoar suas competências e assim se tornar um estudante, um profissional e uma pessoa melhor.

 

Através desta abordagem, você cria opiniões bem embasadas que te ajudam a tomar decisões mais assertivas em seu dia a dia. Desta forma, ao aplicar as dicas práticas que conheceu estará mais perto de se tornar um pensador crítico.

 

O pensamento crítico ajuda a resolver conflitos e problemas, tornando você uma pessoa mais consciente de suas escolhas, desenvolvendo sua criatividade e capacitando na entrega das melhores soluções. Portanto, o ganho é alto, visto que a sociedade atual exige este tipo de habilidade.

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos