3 estilos de currículo para se destacar no mercado
Postado por Admincursos | 18 de maio de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Para se destacar, seu currículo precisa ser o seu diferencial e não apenas um documento de praxe. Por isso, conheça os melhores estilos de currículo e dê aos recrutadores uma ótima primeira impressão.
Não importa em qual área procura por emprego, com certeza precisará de um currículo. E quando falamos nesse documento, não é qualquer um que funciona. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, as formas de se destacar devem começar desde o estilo de currículo que irá apresentar.
Portanto, escolhemos os melhores, para que seu nome seja destaque desde o momento da leitura do currículo e saia na frente dos demais candidatos e assim ficar mais perto da vaga desejada!
Como fazer um currículo?
Fique atento às demandas do mercado
Primeiramente, deve-se ficar atento às novas demandas do mercado. Isso porque as habilidades, qualidades e competências essenciais podem mudar ao longo do tempo.
Um bom exemplo está relacionado às habilidades de pontualidade e trabalho em grupo. Quantas vezes você não ouviu ou até mesmo citou essas duas características em uma entrevista de emprego?
Pois bem, elas são realmente muito importantes, mas será que são um diferencial? Na verdade, essas qualidades são exigências, mas não farão você se destacar. Afinal, são o mínimo que se espera de um bom profissional.
Atualmente, outras habilidades se tornaram fundamentais e desejáveis no mercado de trabalho e são elas que farão seu currículo parecer mais atraente. Algumas delas são:
- inteligência emocional;
- empatia;
- pensamento crítico;
- liderança;
- facilidade em resolução de problemas e negociações;
- resiliência;
- saber lidar com as diferenças e diferentes culturas;
- facilidade em expressar e criar ideias;
- flexibilidade e fácil adaptação;
- comunicação efetiva.
Além dessas características, outro ponto que os recrutadores prestem atenção são suas competências técnicas, afinal, serão por elas que você mostrará todas as outras competências citadas acima.
Competências técnicas
Não esqueça de focar nos seus certificados, estudos, graduação, domínio de idiomas, e é claro, suas experiências profissionais, mas uma dica: sempre escolha as mais recentes e as que mais tenham a ver com a vaga e empresa desejadas.
Por mais que sua experiência com fotografia profissional há 15 anos tenha sido incrível, ela não precisa estar em um currículo atual voltado para a área da engenharia, por exemplo. Certo? Então mantenha-o o mais personalizado e alinhado possível com o cargo da vaga.
E caso precise incrementar seu currículo para destacá-lo ainda mais, conheça os 6 cursos profissionalizantes para começar a trabalhar.
Além disso, conhecimentos de softwares também são importantes.
O funcionamento da empresa demanda de conhecimentos de alguns deles, principalmente: Excel, Word e demais relacionados ao Pacote Office, Google Docs, Trello, Drive, Google Agenda, entre outros.
Informações necessárias
Além das informações que citamos acima, não adianta destacar todas elas, ter as melhores competências e informar sobre todos os cursos, informações acadêmicas e experiências, se esquecer de informações básicas como:
- número de telefone celular atualizado;
- e-mail de uso recorrente;
- objetivo;
- cidade-estado;
- perfis em redes profissionais (se tiver).
Não é necessário colocar endereço ou dados de documentos pessoais. Pretensão salarial e foto, deverão ser colocadas apenas se for uma exigência da empresa, caso contrário, não são itens obrigatórios.
Com todas essas dicas, agora precisa saber como elaborar os melhores estilos de currículo.
3 estilos de currículo para se destacar
Currículo personalizado digital
O currículo digital é super importante, afinal, atualmente a maioria das empresas exige que ele seja enviado por e-mail. Mas ao invés de colocar vários dados e informações em um documento em branco, os currículos personalizados são ideais para destacá-lo em meio a muitos documentos iguais aos outros.
Você pode colocar a sua personalidade no currículo personalizado através de estilos e cores diferentes, mas é claro, sem perder o ar profissional. Diversas plataformas disponibilizam modelos prontos, basta usar a criatividade e dar seu toque único nele.
O Word, Google Docs e o Canva são ótimos para essa finalidade.
Currículo temático
Ao invés de colocar as informações sobre suas experiências e formações de forma técnica, em primeiro lugar, nesse estilo, suas habilidades terão destaque e serão colocadas logo no início.
Dessa forma, os recrutadores irão se interessar primeiramente pelas suas aptidões. É uma ótima dica para quem se candidatar a vagas sem experiência na área.
Ou seja, esse estilo de currículo te destaca mostrando como está apto para a vaga a partir de cada habilidade que o cargo necessita. Ele é dividido em seções (competências), em cada uma delas terá um texto mostrando como você adquiriu tais habilidades.
Por exemplo: Criatividade – Participei de um concurso de literatura e alcancei o primeiro lugar.
Currículo cronológico
Ao contrário do temático, esse estilo dá ênfase às suas experiências profissionais, então é o ideal para vagas que exigem ou preferem candidatos com experiência, caso você possua.
Nesse caso, você irá se destacar pela sua experiência na vaga que está sendo ofertada e isso poderá ser um diferencial.
Currículo Misto
O modelo misto mistura o currículo temático com o cronológico, e por isso também é outra alternativa interessante. Afinal, junta cada competência sua que tenha a ver com a vaga, com o tempo de experiência que você tem em cada uma delas.
Para os mais experientes, essa opção é muito atrativa e com certeza a melhor opção! Currículos tradicionais costumam ter as competências como um dos últimos tópicos, portanto, colocá-las de modo centralizado junto à experiência fará com que o seu se destaque.
Portfólio
Certas áreas permitem (na verdade, até exigem), currículos mais elaborados e criativos, como acontece na área do marketing, design, moda, fotografia, beleza, entre outros.
Na grande maioria das vagas dessas profissões, é pedido o portfólio ao invés do currículo comum. E nele são expostas amostras do seu trabalho, os seus melhores feitos.
Por esse motivo, diferentemente dos outros estilos, o portfólio pode ser menos formal, mais criativo, ousado e ser colocado em diversas plataformas e arquivos. Pastas no Drive, blogs, em formato de apresentação em PDF, Power Point e onde mais a criatividade permitir.
Além de fotos e dados que comprovem os trabalhos já feitos, dados como formação e experiência também são importantes, sem esquecer, é claro, dos dados pessoais.
Todos esses estilos de currículo são boas opções. E além de todas essas dicas, a última e mais interessante é que você tenha estilos e formatos de pelo menos dois deles.
Isso porque cada empresa tem suas exigências e priorizam certos tipos de perfis profissionais. Umas preferem os que possuem experiência, nesses casos, o cronológico é o melhor.
Outras, estão à procura de profissionais com competências específicas, e então, a melhor opção é o temático, que também serve para quem não possui tanta bagagem profissional e assim por diante.
Para se recolocar no mercado de trabalho, ter um currículo de destaque é essencial, e além dele, há outras dicas valiosas para esse caso.
Nesse post contamos tudo: Por onde começar minha recolocação profissional?
Seja qual for a sua situação, nós te ajudamos em todas as etapas, desde formular o melhor estilo de currículo, a incrementá-lo com os melhores cursos disponíveis em todas as áreas do mercado. Seja um de nossos alunos!

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos