Comunicação interpessoal: entenda sua importância

Postado por Admincursos | 25 de maio de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Comunicação interpessoal: entenda sua importância

Conheça a habilidade que você precisa desenvolver para melhorar seus relacionamentos, se dar bem no mercado de trabalho e ganhar o respeito das empresas e dos colegas de trabalho

Às vezes, o desenvolvimento pessoal e profissional parecem precisar de características muito distintas e não sabemos lidar na hora de separar um do outro ou qual escolher dar prioridade. Mas há uma habilidade que envolve essas duas coisas. 

Neste post, vamos falar sobre a importância da comunicação interpessoal. O que ela é por que é tão importante desenvolvê-la, caso queira cultivar relacionamentos saudáveis, e de quebra, se destacar e ser reconhecido no mercado do trabalho. 

O que é comunicação interpessoal? 

A comunicação interpessoal é o processo de conversação entre duas ou mais pessoas. Seu conceito é, sim, algo simples de ser entendido e faz parte de todo relacionamento humano, afinal, convivemos em sociedade, e para participar dela de forma satisfatória e significativa, é preciso que haja comunicação entre os conviventes. 

Porém, não basta apenas efetivar a comunicação, é preciso realizá-la de forma eficiente. Caso contrário, ao invés de criar bons relacionamentos, os ruídos na comunicabilidade tem grandes chances de causar algum mal-entendido irreparável.

E por precisarmos nos comunicar em todos os âmbitos de nossa vida, a comunicação interpessoal nos acompanha em todos eles. Por isso, nossos dois principais tipos de relacionamentos têm características diferentes de comunicação: 

Comunicação interpessoal pessoal

Esse caso trata-se da informalidade e da nossa vida pessoal. Amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos, namorado(a), esposa, marido, enfim, basicamente todas as relações fora do ambiente de trabalho. 

Essas relações nos moldam como indivíduos e é nela que pautamos boa parte da nossa comunicação, pois convivemos com essas pessoas a maior parte de nosso tempo e é com elas que temos os laços mais fortes e estreitos, de intimidade e interação. 

Comunicação interpessoal profissional 

Ao contrário da anterior, esse tipo de comunicação se baseia nos relacionamentos profissionais e em todos os nossos diálogos no ambiente de trabalho. 

A forma de lidar com pessoas e situações nesse ambiente difere de como lidamos com pessoas e situações fora dele, por isso, a comunicação profissional tem outras características. 

No primeiro dia de trabalho, quem nunca falou pro chefe “ah mano, hoje eu não estou afim, faz você aí”? Bom, eu espero que você nunca! Afinal, essa não é, de longe, a maneira correta de interagir para se dar bem no mercado de trabalho. 

Na verdade, a importância da comunicação interpessoal está muito ligada ao sucesso profissional, e você logo vai saber como! 

Qual a importância da comunicação interpessoal? 

carreira bem sucedida com a comunicação interpessoal

Aprendemos a nos comunicar desde que nascemos. Mesmo não sabendo sequer uma palavra, nossa comunicação se adapta àquilo que sabemos naquele momento e conseguimos externar todas as nossas necessidades desde os primeiros dias de vida. 

Então, se a comunicação é algo que nos acompanha desde tão cedo, por que precisamos aprimorá-la e dar tanta importância à ela? Não basta apenas saber falar, ler e escrever? 

Depende. Qual é o tipo de vínculo que você quer criar? Gostaria de usar sua fala e relacionamentos para agregar seu desenvolvimento profissional e pessoal? 

Se as respostas forem positivas, então deve levar a comunicação interpessoal mais a sério, e saber sobre sua importância é o primeiro passo. 

Boa convivência e relações saudáveis 

Saber se comunicar corretamente é fundamental para manter uma boa convivência e para cultivar relações positivas. E quando optamos por uma boa comunicação interpessoal pensando em um bom convívio, não quer dizer sempre concordar com tudo e todos, para não gerar desentendimentos.

Ou seja, a comunicação saudável também serve para falar aquilo que não agrada, e não se trata de nunca discordar de ninguém e apenas aceitar tudo rasgando elogios a todos. 

Isto é, quando se escolhe ter relacionamentos saudáveis, você opta por expor suas opiniões de forma clara e honesta de um modo não ofensivo, mas sim, amigável e agregador. 

Carreira profissional mais bem sucedida e maiores resultados 

Um dos principais motivos da importância da comunicação interpessoal está relacionada ao mercado de trabalho. 

Aquele que consegue dialogar de forma positiva, motivadora e empática, está um passo à frente no ambiente profissional. Isso porque essas são as características de um líder nato e bem-visto pela equipe. 

Sabemos que as palavras têm poder e elas podem determinar o funcionamento do trabalho, o desenvolvimento, a confiança e a autoestima dos colaboradores. Assim, um relacionamento interpessoal saudável, irá beneficiar a empresa como um todo.

Afinal, funcionários que mantêm uma boa relação são mais propensos a terem melhores resultados e a diminuírem os conflitos internos que atrapalham a produtividade. 

E não é novidade que saber trabalhar em equipe é uma das qualidades mais requisitadas, não é mesmo? E é justamente aprimorando a comunicação interpessoal que se faz um bom trabalho em grupo! 

Por fim, o ponto positivo de tudo isso é o reconhecimento. Por parte dos superiores, eles irão reconhecer a maneira como lida com as situações pensando no desenvolvimento da empresa. 

Já por parte dos colegas, passarão a te ver com mais respeito, pois aquele que respeita, consequentemente é mais respeitado e tem com quem contar assim que precisar. 

Passos para ter uma boa comunicação interpessoal:

  • Sempre pensar com quem e como irá falar, visando agregar ao invés de julgar e culpar;
  • Além disso, ser um ótimo ouvinte e se colocar no lugar do próximo; 
  • Agir com respeito e empatia, buscando compreender as diferenças e situações de uma forma positiva; 
  • Definir bem qual é a mensagem que quer transmitir; 
  • Se houver mal-entendido, procurar resolvê-los
  • Investir no marketing pessoal;
  • Saber falar em público. 

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