Como melhorar a relação entre professor e aluno? Conheça 5 dicas práticas e eficientes para transformar a sala de aula em um ambiente agradável
Como melhorar a relação entre professor e aluno? Esta é uma dúvida importante e capaz de impactar todo o processo de aprendizagem. Segundo o professor Dr. José Gabriel Perissé Madureiro, são muitos os efeitos negativos de um convívio ruim em sala de aula.
Violência, desrespeito e dificuldade de aprendizado são alguns exemplos. Por outro lado, um bom relacionamento consegue garantir o sucesso do aluno em seu processo de aprendizagem.
E, não só o aluno tem benefícios, o professor também, já que passa a contar com alunos mais engajados e cooperativos. Afinal, uma relação agradável diminui os problemas, aumenta a atenção do aluno e reduz os níveis de estresse de todos.
Então, quer saber como melhorar esta relação e obter mais apoio no ambiente escolar para otimizar o momento de aula? Confira aqui, 5 dicas que vão te ajudar com esta questão.
Você consegue se lembrar quais foram suas aulas preferidas? É bem provável que eram justamente aquelas ministradas por professores queridos, os quais você se dava bem, não é?
Isso acontece porque todo o processo de ensino-aprendizagem é interligado com a qualidade das relações entre professores e alunos. Ou seja, o primeiro passo para criar um ambiente favorável e interessante para aprender trata-se das relações humanas.
Embora a relação entre professores e alunos nem sempre seja fácil, é fundamental buscar construir um ambiente propício para a aprendizagem, melhor interação e clima na sala de aula. Para te ajudar com isso, conheça 5 dicas a seguir.
O bom humor é um fator que conquista a todos. Use-o em sala de aula. Isto é, não tenha medo de rir de si mesmo ou dos erros que cometer. Afinal, não existe ninguém perfeito, nem mesmo o professor. Deixar que os alunos percebam isso, melhora a relação entre vocês.
Além disso, mostre entusiasmo com seu trabalho e com o conteúdo que ensina. O entusiasmo gera mais entusiasmo. Por outro lado, os alunos não aceitam um professor desanimado.
Não há nada de errado em compartilhar algumas experiências pessoais com os alunos. Assim, você consegue ter mais atenção e ainda faz com que ele se sintam um pouco mais íntimo e seguro com você.
Você sabe o que é storytelling? Trata-se da habilidade de contar histórias, utilizando um enredo elaborado, uma narrativa envolvente capaz de envolver, conectar e atrair a atenção do ouvinte.
Qual o melhor lugar para se aplicar esta técnica? Em salas de aula! Com este recurso, você cria aulas envolventes que prendem mais atenção dos alunos e fazem com que eles memorizem melhor o conteúdo.
Isso porque, ao usar storytelling, você conecta o emissor e o receptor, compartilhando ideias e experiências em comum. Com esta narrativa, o ouvinte se sente mais integrado na história, por conta de suas experiências e emoções despertadas.
Para isso, basta começar a usar a técnica que logo ela surgirá naturalmente em suas aulas. Como melhorar a relação entre professor e aluno? Aplique storytelling em suas aulas, veja alguns exemplos para começar:
O que é empoderamento? Ensine aos seus alunos este conceito tão importante. Uma pessoa empoderada possui autonomia, sendo “dona do seu destino”. Somente assim, por meio do empoderamento, um indivíduo pode fazer valer as crenças que acredita.
Segundo o dicionário Aurélio, empoderamento é a “ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade e domínio.”
A melhor forma de conseguir se tornar uma pessoa empoderada é por meio do aprendizado. Deste modo, a educação serve para igualar as forças entre maioria e minoria, buscando uma sociedade mais harmônica e menos desigual.
Incentivar os alunos a procurar cursos de comunicação, por exemplo, pode ajudar visto que a comunicação é um fator importante para uma boa relação entre aluno e professor, principalmente.
Neste contexto, alunos que entendem a importância da aprendizagem para se tornar uma pessoa empoderada, ficam mais estimulados a aprender. Já que, dificilmente, pessoas empoderadas são enganadas e se trata de uma habilidade importante do ser humano.
O feedback fornece mais conexão entre professor e aluno, por meio de diálogos sinceros. Segundo o educador e diretor Miguel Thompson, com uma orientação embasada no seu caminho, o aluno consegue identificar mais facilmente o que precisa melhorar.
Desta forma, criar uma cultura de feedback mútuo, onde exista uma abertura para o diálogo acontecer facilita e melhora a relação entre professor e aluno. Uma vez que, assim, o professor conhecerá melhor as necessidades de cada aluno.
Para isso, invista em algumas iniciativas que propiciem este momento, como rodas de conversa ou trabalhos que estimulem a expressividade e espaço para comunicação e participação das aulas.
Assim, por meio dessas boas práticas, você mantém a receptividade para demandas específicas de alguns alunos. Além disso, com esta troca de feedbacks o aluno passa a ser protagonista de sua aprendizagem e suas aulas tornam-se cada vez mais acolhedoras.
Todas essas dicas são importantes, mas a qual possui um maior peso é esta. Isso porque se trata de diálogo. Então, independente da personalidade do aluno ou do professor, é necessário estar aberto para conversar.
Afinal, o pressuposto da educação é conversa, que deve acontecer no sentido horizontal, jamais em hierarquia, como antigamente. Até pouco tempo atrás, as aulas aconteciam em clima de represália ou medo.
No entanto, hoje, é preciso encarar a sala de aula como um momento de encontro. Isto é, um ambiente em que todos possam falar e ser ouvidos. Afinal, um professor autoritário, que não abre espaço para o debate, já não consegue lecionar nem dar uma boa aula.
Por fim, saiba que o diálogo é o melhor retorno que um professor poderá entregar ao seu aluno. Com ele, você evita problemas, melhora a relação professor aluno e cria um convívio saudável em sala de aula.
Um ambiente propício ao debate, pode com certeza ajudar o aluno no mercado de trabalho, por exemplo, onde cursos profissionalizantes são importantes, mas a educação que vem da escola também deve ter sua contribuição.
Agora que você já sabe como melhorar a relação entre professor e aluno, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas entenderam como transformar a sala de aula em um ambiente saudável e propício para a aprendizagem.
Gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre cursos? A Cursos 24 Horas pode te ajudar nisso!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosEntenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…