Fotografia: como se profissionalizar e obter renda com esta profissão

Postado por Admincursos | 25 de agosto de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Fotografia: como se profissionalizar e obter renda com esta profissão

Você quer saber como ser um fotógrafo profissional? Confira nossas dicas e veja como ganhar dinheiro com seu sonho de trabalhar na área! 

Como ser um fotógrafo profissional? Uma das primeiras dúvidas que surgem sobre isso é se realmente precisa de faculdade para se tornar um profissional de fotografias. Sem dúvida, como qualquer outra profissão, você precisará estudar.

Atualmente, o mundo da fotografia profissional se encontra bastante aberto. Com os avanços tecnológicos, ficou fácil fazer dessa atividade um dos hobbies mais acessíveis do mundo, tanto que é incomum ver alguém sem uma câmera no bolso.

Por outro lado, para se destacar no meio de tantos amadores e saber como ser um fotógrafo profissional de sucesso saiba que é necessário estudar, se dedicar e investir. No entanto, não necessariamente com um curso superior.

Mas, você precisa unir equipamento e técnica para desenvolver uma visão única do mundo.  Então, para te ajudar com isso, reunimos neste post 5 dicas para você saber como ser um fotógrafo profissional e ganhar dinheiro assim. Confira!

Estude 

Você se consultaria com um médico que estudou pouco? Então, por que você entregaria o registro de momentos importantes da sua vida para quem não estudou? Não existe fotografia sem estudo. 

Se você compra uma câmera, aponta para algo e aperta o botão, você não estará fazendo nada a mais do que apertar um botão. Ser fotógrafo sem estudar o conceito da luz, tipos de lentes ou sensores de imagem é como querer ser escritor sem saber escrever.

Sem contar que existem muitas maneiras de estudar e não demandam necessariamente um curso superior que dure anos. Você pode estudar por livros, vídeos no YouTube e aqui mesmo temos cursos de comunicação e marketing

Com este curso, você conhecerá o vocabulário básico dos termos profissionais usados na área. Bem como saberá avaliar os softwares de fotografia e escolher o seu. Além de aprender a cuidar do seu equipamento, como limpá-lo, transportá-lo e usá-lo corretamente.

Sem contar que, ao final, você ainda ganha certificado de conclusão de curso, provando seus conhecimentos no mercado e enriquecendo seu currículo. Com este curso online, você tem acesso a aulas dinâmicas e material de qualidade quando e onde quiser. 

Monte seu equipamento

Antes de comprar seu equipamento no impulso, volte ao passo anterior e estude mais um pouco. Só assim, você comprará o equipamento certo para seu tipo de trabalho, evitando prejuízos e gastos desnecessários.

Afinal, com o estudo, você entenderá técnicas fotográficas em estúdio e no ambiente externo, além dos tipos de iluminação. Com isso, você terá mais clareza em relação ao tipo de equipamento que precisa.

Isso porque nem todos os fotógrafos precisam de tripés de luz, por exemplo. Ao estudar, você poderá decidir qual o melhor modelo de câmera para iniciar e se existe a necessidade de comprar novos kits de lentes.

Vale ressaltar que a exigência de um equipamento caro para ter excelentes fotos não passa de mito. Embora isso não seja verdade, ainda assim o equipamento é um fator muito importante para quem deseja se tornar um fotógrafo profissional de sucesso. 

Aprenda a editar

Sem dúvidas, até as fotos mais simples precisam de edição. Desta maneira, você consegue transformar suas fotos boas em fotos perfeitas. Portanto, não se engane com o peso da palavra photoshop ou a supervalorização do “sem filtro.”

A verdade é que você precisará saber editar suas imagens do mesmo modo que fotografou cada momento. Então, comece com as ferramentas mais básicas e vá progredindo.

Nesse sentido, vale a pena investir em um cursos profissionalizantes ou de phototshop, já que o software é o mais usado pelos fotógrafos profissionais. Com ele, você retoca imagens e ainda tem acesso a inúmeras outras funcionalidades, até mesmo remoção de pessoas ou imagens.

Vale destacar que não se trata de forçar a barra ao encher de efeitos em suas fotos. Aprender a editar vai muito além que isso e com essa habilidade você fará seu trabalho se destacar entre a concorrência.

Escolha uma área de atuação

Quando você começar a estudar sobre o mercado profissional de fotografias, verá que existem muitas possibilidades de atuação. Já que você pode atuar como fotógrafo de alimentos, de casamentos, formaturas, gestantes, newborn, natureza, documental, enfim.

Para escolher sua área, vale a pena conhecer um pouco de cada uma e seguir aquela que você mais se identifica. Para isso, pense no que você gosta de fazer e relacione com algum nicho. Conheça os principais, atualmente:

  • Produto: conhecido como fotografia sutil, em que o profissional fotografa produtos para comercializar, relacionado com a área de publicidade e propaganda;
  • Moda: fotografia de vestuário, modelos e coberturas de eventos;
  • Gastronômica: retrata alimentos para revista, editoras, sites e outros segmentos;
  • Fotojornalismo: registra acontecimentos jornalísticos para revistas, jornais e portais;
  • Social: área que atende eventos como casamentos, aniversários, formaturas, entre outros.

Comece

Então, como ser um fotógrafo profissional? Comece! Toda profissão tem um começo. Após estudar e ter todo seu equipamento, pratique. Tire muitas fotos. Não fotografe só quando tem tempo, mas arrume tempo diário para praticar.

Existem várias formas de começar, mas visitar um conhecido que já trabalhe no setor é uma ótima maneira. Peça para acompanhá-lo em um ensaio ou evento e observe como ele dirige os modelos e tente compreender a maneira que ele trabalha.

Faça perguntas a quem já atua profissionalmente, acompanhe seus trabalhos e se ofereça como um ajudante. Deste modo, você poderá vivenciar um estágio e aprenderá mais com a prática da profissão.

Depois, não esqueça de investir um tempo para criar seu portfólio. Basta selecionar suas melhores fotos e escolher de que maneira você irá apresentá-las. Hoje, existem vários portais gratuitos para isso como o Behance, o Medium e o Tumblr, por exemplo.

Devo largar tudo para ser fotógrafo?

A melhor maneira de iniciar neste ramo é considerar a fotografia, ao menos no início, como um segundo emprego até construir seu nome e, aos poucos, completar sua base de clientes e conseguir viver de suas fotos.

Agora, com as dicas deste artigo, você percebeu como ser um fotógrafo profissional exige estudo, dedicação e prática. Portanto, não adie mais seu sonho e inicie seus estudos ainda hoje.

Assim que você começar a encantar seus clientes, você fortalecerá sua marca e seu negócio terá grandes chances de ser um sucesso.  Por fim, se você gostou desse artigo, confira outros temas como esse e conheça nossos cursos online

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos