Mindfulness: guia completo da prática
Postado por Admincursos | 18 de agosto de 2022 | Deixe aqui seu comentário
Entenda o que é mindfulness e como essa prática de meditação pode transformar suas vida. Confira também dicas práticas para começar ainda hoje!
Você sabe o que é mindfulness? Mindfulness possui como tradução “atenção plena”. Isto é, uma habilidade que podemos desenvolver em nosso dia a dia com a prática.
Você já percebeu como nossa mente nos leva o tempo todo para o passado ou para o futuro? Muitas vezes, ela busca problemas e soluções para conflitos que nem existem. Mas, isso não é tão útil como parece.
Isso faz com que nossa mente não fique focada, prejudicando nossa atenção e o desenvolvimento de nossas tarefas. É neste ponto que precisamos ter atenção plena. Ou seja, estar 100% focado no momento presente, conectado com o que estamos fazendo.
Se você quer saber como manter sua mente mais tranquila através desta prática, confira neste post algumas dicas práticas que vão te ajudar a desenvolver essa habilidade. Aproveite a leitura!
Benefícios de praticar Mindfulness
Mindfulness se trata da habilidade de estar sempre presente, em contato com a realidade e com nós mesmos. Em teoria, significa observar o que acontece ao redor, usando nossos 5 sentidos.
Embora seja fácil ficar consciente por dois ou três minutos, é difícil manter esse estado mental, porque ele vai contra as tendências naturais do nosso cérebro. Portanto, o mindfulness atua acalmando a mente e focando a atenção no momento presente.
Em síntese, se trata de treinar o olhar do observador, percebendo todo o ambiente ao redor, o próprio corpo, os pensamentos e as emoções, sem modificá-los.
Nesse sentido, existem muitas vantagens da prática, já que foi comprovado, conforme um estudo feito no Hospital Geral de Massachusetts, que o método combate a ansiedade, a depressão, a irritabilidade, o estresse e melhora o sono.
Além disso, nos Estados Unidos, a prática é usada inclusive em crianças com deficiência de atenção. Sem contar que tudo que se faz praticando mindfulness é mais intenso, já que se trata de viver o momento presente, com atenção plena.
Como praticar? 5 dicas práticas

Agora que você sabe o que é mindfulness e os benefícios do prático, já quer saber como começar, não é?
Embora o mindfulness seja uma maneira de meditar, o método não possui influência religiosa e não exige um ambiente para a prática acontecer. Isso porque o método lida em como as coisas chegam até você, seja barulho ou o próprio pensamento.
Isso quer dizer que você pode praticar o mindfulness o tempo todo. De maneira gentil, você presta atenção no que acontece ao seu redor, mas retoma o seu foco no que interessa controlando a respiração. Veja como praticar essa habilidade com nossas dicas:
Foque em sua respiração
Busque uma posição confortável e respire naturalmente. A ideia é que você consiga perceber a entrada e saída de ar durante sua respiração. Relaxe e foque sua atenção nas sensações do seu corpo, nas narinas, peito e estômago.
Como você pode praticar esse exercício a qualquer hora do dia, desde ao acordar, é interessante você perceber que o ritmo da sua respiração muda conforme o momento e como isso altera suas ações.
Repare na sua forma de comer
Aproveite a hora da refeição para fazer uma pausa e refletir. Afinal, é muito comum comermos sem perceber, comemos lendo ou assistindo e queremos nos sentir produtivos até mesmo neste momento.
Experimente deixar de lado todas as distrações durante uma refeição. Assim, foque em degustar cada garfada, sentir os sabores, as texturas, de onde veio essa comida, como foi feita. Repare como ela toca seu dente em cada mastigação.
Sem dúvidas, esse tipo de exercício ajuda quem enfrenta problemas de compulsão alimentar.
Perceba como você anda
Embora se trate de uma atividade tão rotineira, você já reparou como você caminha ou corre? Durante essa atividade, não percebemos de que maneira pisamos, respiramos ou caminhamos.
Apesar de simples, o ato envolve diversas partes do seu corpo. Comece a perceber como acontece o encontro da terra com seus pés, mesmo através dos sapatos. Observe o ambiente ao redor, escute os sons. Aos poucos, essa caminhada se tornará terapêutica.
Vivencie os hábitos rotineiros
Fazer xixi, tomar banho ou escovar os dentes, todos esses hábitos estão presente diariamente em nossa vida. Mas, você percebeu para onde sua mente vai enquanto pratica essas ações?
Perceba que até mesmo no banho, sua mente tende a ficar relembrando e se preocupando com coisas do futuro. Então, foque em sentir a água caindo no seu corpo, o cheiro do sabonete, a temperatura da água. Viva o momento presente.
Faça pausas breves
Passamos tanto tempo correndo para cumprir com todas as tarefas diárias que quando acabamos uma já partimos para próxima, sem nem ao menos absorver as sensações boas de concluir algo.
Portanto, a produtividade é necessária, mas também nos torna cegos em relação a pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros. Então, tente reservar de 3 a 5 minutos por dia para parar, respirar e se concentrar no momento presente.
Eu não consigo focar, e agora?
De fato, controlar a mente e focar somente no presente não é uma tarefa tão fácil. Embora pareça, em muitos momentos você verá que manter a atenção plena precisa de treinamento.
Contudo, é possível você conseguir entrar neste estado de mindfulness com o apoio da prática da meditação. Conheça mais sobre ela em nossos cursos de psicologia. Você verá que ela pode ser uma excelente aliada para te manter focada em suas atividades rotineiras.
Além disso, os iniciantes podem facilitar a prática otimizando o ambiente, através das técnicas de Feng Shui, uma vez que ele harmoniza as energias do local. Ou mesmo adotando a metodologia da Cromoterapia, facilitando o controle mental em nossos cursos de saúde.
Por fim, se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos para que outras pessoas entendam o que é mindfulness e conheça nossos cursos.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos