Categorias: Mercado de Trabalho

Freelancer: como funciona esse tipo de trabalho?

Entenda como trabalhar como freelancer, profissionais que fazem seu próprio horário e rotina. Confira também quais as profissões em alta

Antes mesmo da pandemia, o freelancer já existia. Contudo, o termo se popularizou pela crescente demanda de profissionais digitais que exercem sua atividade deste modo. Por isso, muitas pessoas buscam trabalhar como freelancer hoje.

Seja pela dificuldade em conseguir um emprego fixo, pela busca de renda extra ou então pelo desejo de liberdade na rotina. Fato é que a procura neste tipo de trabalho cresceu. Na plataforma de freelancers Workana, por exemplo, existem mais de 450 mil profissionais.

Na prática, muitos jovens, em particular, que observaram profissionais de outra geração serem demitidos em  empresas que dedicaram a vida toda, fez com que outras modalidades de trabalho se destacassem.

Por isso fizemos esse conteúdo para você conhecer mais sobre esse mercado. Então, veja aqui o que é freelancer, como trabalhar assim e quais as profissões que estão em alta nesta modalidade. Confira!

O que é freelancer

O termo inglês denomina o profissional liberal que trabalha de maneira autônoma com diferentes empresas e captando clientes de forma independente. Ou seja, se trata de um trabalhador sem vínculo empregatício, como o regime CLT.

Deste modo, esses profissionais contam com uma liberdade maior para ofertar serviços, seja para pessoas físicas ou jurídicas e para vários clientes ao mesmo tempo. Assim, eles estipulam seus  horários e seu preço de serviço, tendo maior autonomia em seu trabalho.

Atualmente, o termo ganhou popularidade, por conta da alta taxa de desemprego, mas também pelo crescente desejo de trabalhar home office. Além disso, a demanda de vários profissionais que podem trabalhar assim cresceu.

Vantagens de trabalhar como freelancer

Como este tipo de modalidade, o profissional não possui vínculo empregatício com a empresa, logo, ele não tem acesso a nenhum direito trabalhista do regime CLT. Por exemplo, vale-alimentação, 13.º salário ou seguro saúde.

No entanto, ao se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual) muitos desses direitos passam a valer. Já que, assim, o freelancer se torna um pequeno empresário legalizado e passa a ter direitos como aposentadoria e auxílio-doença e maternidade.

Portanto, é possível se aposentar trabalhando como freelancer, desde que legalize sua situação. Além disso, a modalidade apresenta algumas vantagens. Veja as principais:

  • Mais flexibilidade e autonomia para trabalhar;
  • Possibilita altos salários;
  • Faz seu próprio horário de serviço;
  • Não tem um chefe;
  • Monta sua rotina;
  • Aumenta o networking;
  • Trabalha em casa;
  • Não enfrenta trânsito.

Ou seja, quem gosta de fazer seus próprios horários de trabalho, ter mais flexibilidade na rotina e interesse em trabalhar home-office, preferem e buscam por esta modalidade de trabalho.

4 Profissões em alta para freelas

Agora que você entendeu o que é freelancer e algumas vantagens desta modalidade de trabalho, veja algumas profissões que se encontram em alta neste mercado. Então, identifique qual delas se encaixa mais com seu perfil.

Redator ou tradutor

Hoje, muitas empresas precisam aparecer na internet, seja no mercado nacional como internacional. Por isso, uma boa oportunidade para freelancer é oferecer serviços como redator ou tradutor.

Assim, se você possui um curso de inglês ou gosta de escrever, este tipo de profissão pode ser uma boa alternativa. Além de ter demandas no mercado, a atividade não exige muito para iniciar. Entender de inglês ou de redação e ter um computador básico já bastam.

Design e ilustrador

Com o crescimento do mercado digital, a procura por ilustradores e designers também cresceu. Assim, que tem talento para editar imagens e criar artes digitais podem construir uma carreira freelancer de sucesso.

Além de trabalhar com empresas  digitais que precisam de artes para divulgação, o profissional ainda pode oferecer seus serviços em editoras de livros infantis que buscam ilustradores para seus títulos. Deste modo, se especialize em photoshop e divulgue seu trabalho.

Marketing Digital

Não há como falar em trabalho freelancer sem citar o marketing digital. Afinal, por conta do crescimento de negócios digitais é que muitos profissionais atuam como freelas hoje.

Deste modo, quem possui conhecimento na área, seja em marketing digital ou em marketing de busca, de conteúdo e SEO, por exemplo, possui muitas oportunidades no mercado. Isso porque se tratam de profissionais que entendem de estratégias digitais.

Esteticistas e manicures

É possível trabalhar como freelancer em profissões que não são da área digital, como esteticistas e manicures que atendem em casa e oferecem seus serviços personalizados, chamando atenção de diferentes clientes.

Manicures e esteticistas podem atuar como freelas, no conforto de suas casas ou ainda em domicílio da cliente, sem precisar se limitar em salões de beleza. Assim, montam sua rotina e fazem seu próprio horário de trabalho.

O que é preciso para se tornar um freelancer?

Para se tornar um freelancer você precisa desenvolver alguma atividade que permita este tipo de contratação específica. Isto é, um tipo de habilidade que você possa entregar em um projeto ou em algum prazo.

Como você viu, várias profissões do digital trabalham desta forma. Isso porque a área de comunicação e tecnologia contratam muitos profissionais assim. Mas, existem oportunidades em outras áreas também, como:

  • Fotografia;
  • Arquitetura;
  • Contabilidade;
  • Programação;
  • Edição de Vídeo;
  • Artesanato;
  • Entre outras.

Isso quer dizer que, para trabalhar como freelancer, basta divulgar seus serviços, encontrar clientes e cumprir com sua agenda e prazos. Além de oferecer um trabalho de qualidade, ou seja, que demonstre sua performance e competência em suas atividades.

Deste modo, você poderá atuar na atividade que mais se identifica, ter flexibilidade em sua rotina e construir uma carreira dentro da sua área. Para isso, basta se organizar e manter seus prazos em dia.

Vale destacar que além dos clientes diretos, existem muitas plataformas que divulgam profissionais freelancers. Com isso, muitas empresas buscam contratar seus freelas nelas. 99Freelas, Workana e UpWork são alguns exemplos.

O mercado brasileiro para freelancer

Como o Brasil ainda é considerado um país conservador em vários aspectos, inclusive na cultura profissional, os jovens tendem a seguir uma carreira mais formal, como o regime CLT.

Contudo, está cada vez mais claro para empresas e prestadores de serviços que este tipo de trabalho é benéfico. Por isso, muitas empresas brasileiras já contratam este tipo de profissional, principalmente nas capitais.

Como muitas propostas podem ser feitas em home office, isso facilita na hora de trabalhar como freelancer. Portanto, se você quer iniciar na área como freelancer, desenvolva as habilidades necessárias e se mantenha atualizado para se destacar no mercado.

Para isso, confira nosso catálogo de cursos, e encontre aquele que vai te ajudar a construir uma carreira sólida como freela. Confira também outros temas como esse em nosso blog.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos
admincursos24

Posts Recentes

Carreiras no Direito: conheça 5 especializações na área

Conheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…

3 dias atrás

O que se aprende em um curso de informática básica?

Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…

1 semana atrás

5 cursos de marketing para crescer no mercado de trabalho

Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…

2 semanas atrás

7 dicas para montar um plano de negócios com o curso de empreendedorismo

O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…

3 semanas atrás

Curso de auxiliar administrativo: entenda a função e como atuar na área

Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…

1 mês atrás

Cursos de educação infantil: como se preparar para atuar com crianças

O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…

1 mês atrás