O que é coach

Postado por Admincursos | 6 de setembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

O que é coach

Entenda aqui o que é coach, a profissão em alta no momento. Conheça as categorias da área e o que fazer para se tornar um!

 

O Instituto Brasileiro de Coaching já formou mais de 35 mil coaches até 2017 e o número só cresceu até então. Mas, afinal, o que é coach? O que faz este profissional e o que é preciso para se tornar um?

 

O número de profissionais dessa área aumentou porque as pessoas já não desejam trabalhar somente por dinheiro. A geração atual busca um equilíbrio entre ficar rico e fazer algo com um propósito verdadeiro. Isso porque o desejo de contribuir é grande em nós.

 

Como queremos nos sentir úteis, essa opção de carreira ganhou visibilidade e notoriedade no mercado. Para saber mais sobre profissão, acompanhe este artigo e entenda o que é coach, o que ele faz e quais os 4 maiores mitos dessa profissão. 

O que é coach, afinal?

A palavra coach quer dizer treinador e se refere ao profissional que utiliza ferramentas do coaching que, por sua vez, significa uma metodologia de desenvolvimento e maximização de performance humana. 

 

Em outras palavras, este especialista irá auxiliar seu cliente durante todo o processo de desenvolvimento pessoal para que ele possa alcançar as metas que ele deseja. 

 

Em relação à metodologia, sua origem se deu no esporte, por meio dos trabalhos que visam um alto desempenho do atleta. No entanto, hoje, os coaches atuam em diferentes segmentos, como relacionamentos, educacional, empresarial, enfim.

O que faz um coach?

Na prática, um coach age como um instrumento que ajuda, por meio de uma metodologia, o cliente na descoberta e construção da maneira mais eficaz e ágil para atingir seu objetivo. 

 

Nesse contexto, os objetivos são vários, podem ser desde alcançar um novo cargo como algo pessoal, como se tornar uma pessoa mais compreensiva, encontrar novos amigos ou até mesmo perder alguns quilos.

 

Vale lembrar que este profissional não é e não pode atuar como um terapeuta. Isso porque o seu foco não se trata de resolver questões relacionadas ao passado. Assim, ele até lança questões sobre este ponto, mas somente para entender as limitações do presente.

 

Após análise do passado, o coach trabalha para fazer com que seu cliente se desenvolva e enxergue as possibilidades de crescimento que ele tem para assim crescer e alcançar a meta desejada.

Diferentes áreas de atuação

Existem diferentes áreas de atuação do coach divididas em 3 categorias principais de separação. Vamos explicar brevemente sobre cada uma a seguir:

Self Coaching

Conhecido também como autocoaching, processo em que você vivencia a metodologia para se potencializar como ser humano e profissional. Nesse sentido, pode ser interpretado como a melhor parte que habita dentro de cada um de nós.

 

Deste modo, esta categoria permite vivenciar um processo em que possibilita atingir níveis cada vez mais profundos na busca do empoderamento de si próprio. Além disso, essa metodologia foca no positivo total.

Life Coaching

Esta área visa o desenvolvimento pessoal e dentro dessa categoria existem muitos segmentos, cada um com um objetivo específico. Por exemplo, o coach de relacionamento ou de emagrecimento.

 

Assim, ao definir o objetivo, já é possível desenvolver novas escolhas e hábitos comportamentais com o auxílio do profissional para, assim, alcançar a meta estabelecida. Em geral, muitos casos eliminam comportamentos prejudiciais. 

Business Coaching

Neste caso, se trata da área de atuação direcionada para o desenvolvimento de profissionais e empresas.  Desta forma, também são inúmeras as possibilidades que podem ser desde um novo cargo até a criação e o crescimento para uma boa gestão de negócios, por exemplo.

 

O profissional desta área dá suporte para resultados comerciais factíveis, como ampliação de negócios, produtividade de equipes e o aumento da satisfação no trabalho. Assim, pode organizar o processo em equipes e ainda mensurar o ROI (retorno sobre investimento).

4 Mitos sobre o coach

A popularidade da profissão influenciou também na imagem da mesma, fazendo que o tema seja um tanto polêmico por conta do alto número de profissionais existentes sem qualificação alguma para exercer a atividade. 

 

Então, já que você entendeu o que é coach, vamos esclarecer os mitos mais difundidos sobre esses profissionais a seguir:

Coach é um conselheiro

Este é um mito bastante comum, mas um coach não é um conselheiro. Primeiro, porque ele não impõe sua opinião nem julga as escolhas do seu cliente. Na prática, ele atua como um facilitador de respostas. Em síntese, se trata daquele olhar de fora que auxilia nas decisões.

O coach usa a intuição

De maneira alguma este profissional usa apenas sua intuição para guiar seu cliente. Ele realiza um trabalho pautado no autoconhecimento. Embora muitas pessoas acreditem não haver um embasamento teórico nessa profissão, existem vários fundamentos científicos.

Coach é para iniciantes no mercado de trabalho

Outro grande mito. Afinal, qualquer pessoa pode se tornar um coach em qualquer momento de sua vida profissional. Ou seja, tanto recém-formados como quem busca uma transição de carreira ou ainda quem busca melhorar sua vida profissional.

 

O coaching empresarial, por exemplo, foca em desenvolver equipes, ampliando a visão sistêmica e aumentando sua produtividade e a performance no trabalho.

O acompanhamento do coach dura anos

Pelo contrário, o coach precisa melhorar aspectos pontuais em períodos curtos. Assim, o profissional demonstra que está sendo efetivo em sua função. No entanto, caso o acompanhamento dure anos, pode ser por conta de vários aspectos trabalhados.

Como atuar na área? 

palestra de coach

Todo coach precisa realizar cursos de formação ou certificados de especialização para atender seus clientes com excelência. Afinal, o profissional precisa estar preparado para realizar questionamentos que provoquem quem o procurou. 

 

Deste modo, algo que o cliente não deve esperar são respostas prontas do seu coach. Ele não entregará soluções, mas vai ajudá-lo a desenvolver seu autoconhecimento para, assim, atingir seus objetivos em um curto espaço de tempo.

 

Para isso, o especialista realiza cursos profissionalizantes. Assim saberá  como utilizar as ferramentas e recursos corretos das diversas ciências como a Sociologia, Psicologia, Neurociências, Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, entre outras.

 

Assim, após o curso específico, muitos profissionais buscam conhecimentos em outros cursos relacionados em áreas e outras ciências que contribuem para o desenvolvimento mais amplo do profissional.

 

No entanto, não há uma graduação obrigatória para atuar como coach. Por isso, é comum encontrar profissionais das mais variadas áreas, como médicos, advogados, arquitetos, professores, entre outros.

 

Contudo, para ter um entendimento teórico, atender os clientes com qualidade e encontrar mais oportunidades no mercado, cursos especializados como o Curso de Coaching, do nosso portal, é altamente recomendado para quem deseja ingressar na carreira.

 

Este artigo foi útil para você? Então, agora que você já entendeu o que é coach, compartilhe com seus amigos e ajude a desmistificar essa profissão que ajuda muitas pessoas a conquistarem seus objetivos. 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos