Quais são os tipos de conhecimento

Postado por Admincursos | 23 de novembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Quais são os tipos de conhecimento

O ser humano sempre buscou respostas. A partir daí, surgiram vários tipos de conhecimentos. Entenda, neste conteúdo, quais são os principais! 

 

Desde os primórdios, os seres humanos vivem buscando respostas para suas dúvidas e questionamentos. Desta maneira, estão sempre em busca de soluções e assim surgiram vários tipos de conhecimentos.

 

Afinal, a aprendizagem pode chegar através de diversos meios como livros, filmes, vivência ou até mesmo de uma conversar com sua avó. Isso porque estamos sempre em busca de um modelo de realidade.

 

Nesse sentido, surgiram diferentes formas de conhecer e interpretar o mundo, onde cada uma delas possui características específicas. Assim, a filosofia, a ciência, o senso comum e a religião possuem um mesmo objetivo: organizar explicações que façam sentido.

 

Em outras palavras, essas áreas são conhecidas como tipos de conhecimentos que produzem concepções de mundo. Neste artigo, você entenderá mais sobre uma delas. Confira!

Entenda mais sobre os diversos tipos de conhecimento

mulher estudando sobre os tipos de conhecimento

Quantas formas de conhecer e interpretar o mundo existem? A ciência, a filosofia, o senso comum, enfim, cada uma dessas áreas interpretam a realidade de formas diferentes.

 

Contudo, todas elas desejam organizar informações que façam sentido ao mundo e as coisas. Isto é, são áreas que produzem conhecimento. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a ciência não é a única maneira.

 

Em síntese, o conhecimento consiste no ato de compreender a realidade. Assim, as pessoas criam códigos de interpretação das coisas e relacionam o sujeito – quem conhece algo – com o objeto – aquilo que deve ser conhecido.

 

Ao longo do tempo, as pessoas construíram várias maneiras de conhecimento para dar sentido à própria vida e transmitir informações para outras gerações, garantindo a sobrevivência da espécie.

 

Deste modo, os conhecimentos podem ser compreendidos em 4 tipos principais: o empírico, o científico, o filosófico e o religioso. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada um deles.

Conhecimento empírico

 

Chamado também de senso comum ou conhecimento popular, visto que possui como base a experiência, ou seja, eventos e interpretações particulares tomadas como regra. Portanto, é considerado um saber básico e superficial, já que nem sempre se comprova.

 

Em outros termos, este tipo de conhecimento tem origem nas observações do cotidiano. Uma vez que surge de uma experiência particular e se assume como uma verdade coletiva. 

 

No entanto, vale destacar que o usamos desde que nascemos. Por exemplo, se você colocar a mão no fogo, verá que queimará, então levará este saber para a vida. E assim, o fazemos em toda nossa vivência. 

 

Por isso, apesar de não precisar de comprovação, este é um dos tipos de conhecimento que usa como base novas descobertas. Logo, não o subestime. Em geral, muitos de seus valores são transmitidos de maneira oral, de geração a geração. 

 

Um bom exemplo deste caso, são agricultores que, mesmo sem um estudo, sabem exatamente o melhor dia para plantar e colher determinados alimentos. Contudo, por se tratar de uma dedução, é passível de erros.

 

Vale destacar que muitas terapias surgiram neste contexto da observação. Isto é, um grupo de pessoas testou e aprovou seus efeitos, como a cromoterapia, por exemplo.

Conhecimento filosófico

 

Este pensamento crítico é um dos tipos de conhecimentos que usa como base a reflexão e a construção de conceitos e ideias através do raciocínio em busca do saber. Desta forma, surgiu com a capacidade do ser humano de refletir, em geral, sobre questões subjetivas.

 

Assim como o conhecimento empírico, não precisa de teste ou verificação, já que também se valida por meio da observação. Portanto, apresenta algumas falhas lógicas. Em relação a sua característica principal, destacamos a busca pela verdade.

 

Afinal, a filosofia segue, desde seu surgimento com os pré-socráticos, na Grécia Antiga, questionando os porquês de tudo que é possível. Entretanto, esta área se estabelece no mudo das ideias. 

 

Por isso, qual o sentido da vida, a possibilidade de existirem outros seres fora do planeta e ainda qual o futuro da humanidade são alguns exemplos de questões que o conhecimento filosófico se concentra em responder.

Conhecimento científico

 

Neste caso, se trata da ciência em si, uma área devotada na construção do conhecimento. Deste modo, sua principal diferença se refere ao método científico, que cumpre a função de impedir ou evitar o máximo de erros.

 

Isso porque o conhecimento científico possui uma pretensão de verdade por meio da verificação e validação de seu método. Assim, com resultados repetidos diversas vezes, estuda diversas questões como o entendimento lógico de fenômenos, coisas e relações.

 

Deste modo, apesar de também estar passível de erro, ele jamais será uma mera suposição, já que se embasa sempre em três elementos: a observação, a experimentação e as leis.

 

Assim, a cura de vários tipos de doença, assim como o descobrimento da energia e, por exemplo, são algumas das descobertas deste tipo de conhecimento.

Conhecimento religioso

Por fim, existe o conhecimento religioso que assim como os outros também possui a finalidade de explicar o universo conforme sua visão. Neste caso, usa a fé e a crença nos textos sagrados para sua explicação, como a Bíblia, o Alcorão, etc.

 

Sendo assim, este tipo de conhecimento usa como base a compreensão e aceitação de que existe um Deus ou Deuses e dele vem a razão de todas as coisas do mundo. Deste modo, a verdade, neste caso, é indiscutível para aqueles que acreditam.

 

Em outras palavras, não se trata de um conhecimento racional, já que não exige comprovação, somente aceitação. Como exemplo de seu conhecimento, destacamos a divisão do que é pecado ou milagre, assim como o que é profano e sagrado a partir de suas ideias.

Qual o tipo de conhecimento mais importante?

 

Neste conteúdo, você entendeu que os seres humanos estão sempre em busca de conhecimento devido à curiosidade que possuem por entender e interpretar o mundo em sua volta. Assim, este conhecimento pode vir de diversos canais como os quais você viu aqui.

 

Mas, qual deles é o mais importante, afinal? Na prática, todos os tipos de conhecimentos que você adquirir serão necessários para sua completa evolução. Desse modo, seu processo de aprendizagem orienta suas escolhas, valores e princípios.

 

Portanto, não é possível dizer que existe um tipo como mais importante, já que  o mais importante é unir suas respostas para, assim, evoluir como um ser humano mais completo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem mais sobre os tipos de conhecimento mais relevantes para a humanidade.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos