Entenda como funciona a semana com 4 dias de trabalho

Postado por Admincursos | 14 de dezembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Entenda como funciona a semana com 4 dias de trabalho

Entenda aqui como surgiu e como funciona a semana com 4 dias de trabalho. Confira também  3 países que já adotaram essa modalidade

Você já deve ter ouvido sobre a semana com 4 dias de trabalho, não é? Isso porque muitas empresas já adotaram esse modelo de trabalho que visa o bem-estar do colaborador e o aumento da produtividade no ambiente corporativo. 

Mas, será que essa ideia será aceita no mercado laboral? Muitas empresas e vários países já implantaram esta modalidade de trabalho que entrega vários benefícios conforme algumas pesquisas e estudos já comprovaram. 

Além de reter talentos, a prática combate problemas de saúde mental que aumentaram no ambiente corporativo neste período de pós-pandemia. Entenda, neste artigo, como surgiu essa ideia, quais países já adotaram e confira as vantagens e desvantagens do método. 

Como surgiu a semana de 4 dias de trabalho?

A semana de 4 dias de trabalho é uma pauta muito discutida há bastante tempo. No entanto, o assunto ganhou destaque por conta de estudos e pesquisas que alertam sobre o risco do trabalho em excesso.

 

Conforme um relatório publicado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), ocorreu um aumento de 42% de mortes por conta de doenças cardíacas causadas por longas jornadas de trabalho entre os anos de 2000 a 2016.

 

A pesquisa ainda afirma que as chances de ocorrer um acidente vascular cerebral (AVC) aumentam em 35% quando o trabalhador atua por 55 horas ou mais por semana. Inclusive, outros estudos já apontavam que o ideal seria trabalhar menos que 40 horas semanais.

 

Deste modo, além de gerar impactos mais positivos para a saúde dos colaboradores, as avaliações sobre o assunto demonstram  benefícios para a produtividade. Isso foi confirmado com um teste realizado pela Câmara Municipal de Reiquiavique, na Islândia.

 

Ao todo, 2,5 mil colaboradores atuaram por 4 dias semanais entre 2015 e 2019. Com esse teste, os islandeses comprovaram que produzem a mesma quantidade ou até mais quando trabalham 5 dias por semana. 

 

Como o resultado foi satisfatório, o país já permite a flexibilidade da jornada de trabalho seguindo essa ideia. A partir daí, muitos outros países começaram a refletir sobre o fato. Inclusive, 79% dos brasileiros aceitariam o modelo, conforme pesquisa do Estadão.

Como funciona essa modalidade de trabalho?

Na prática, 4 dias de trabalho, ou o chamado modelo 4×3, se refere a 4 dias úteis e 3 de folga. Em geral, depende da empresa, mas a maioria decide por trabalhar de segunda a quinta, incorporando a sexta-feira.

 

Nessa modalidade, algumas empresas decidem realizar hora extra visando compensar o dia adicional de folga. No entanto, os funcionários trabalharam 32 horas semanais. Segundo a legislação brasileira, a jornada de trabalho não pode ultrapassar 44 horas por semana.

 

Sendo assim, nada impede uma jornada menor. Existem empresas que optam pela quarta-feira como dia adicional de folga, conhecido como “No Work Wednesday”, pela agência digital Versa. Há, ainda, aquelas que escolhem a segunda-feira.

Conheça 3 países que adotaram essa prática

Atualmente, muitas empresas implantaram a jornada de 4 dias de trabalho, seja em formato de teste ou como modalidade definitiva. No Brasil, a Zee.Dog, por exemplo, adotou o modelo em março de 2020. A seguir, conheça alguns países que praticam essa ideia.

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos foram os pioneiros na implantação da prática da semana de 4 dias de trabalho. Lá, a jornada de 36 horas por semana entrou em vigor em janeiro de 2022 para todos os órgãos públicos. Para empresas privadas, no entanto, é opcional.

Islândia

Conforme o teste já citado, feito nos anos de 2015 a 2019, o país comprovou maior produtividade neste modelo de trabalho, assim como o aumento do bem-estar dos colaboradores.

Com isso, a jornada de trabalho lá passou a ser de 35 h ou 36 horas semanais. Deste modo, 86% das empresas adotam esta modalidade, sem redução dossalários.

Bélgica

Na Bélgica, os funcionários podem escolher trabalhar por quatro ou cinco dias na semana, desde fevereiro de 2022. Com a possibilidade de fazer até 45 horas semanais e reduzir para 38 horas na seguinte, isto é, funciona como um modelo misto.

Semana de 4 dias de trabalho no Brasil

A legislação brasileira não impede a adoção da semana com 4 dias de trabalho. Em passos lentos, algumas empresas começaram a aceitar a modalidade. No entanto, poucas são as empresas que já implantaram a ideia.

Além da Zee.Dog que já pratica 4 dias de trabalho por semana desde 2020, existem outras empresas que adotaram o formato de 32 horas por semana como a Eva Benefícios, a Crowley, a NovaHaus, a AAA Inovação e a Winnin. 

Ou seja, grande parte das empresas que adotaram a mudança vieram das companhias de tecnologia ou startups. Além disso, a maioria dessas empresas visam uma maior produtividade e mais tempo de bem-estar, além de usarem a estratégia para reter talentos.

Vantagens da semana com 4 dias de trabalho

mulher trabalhando

O grande objetivo de adotar a modalidade de 4 dias de trabalho se refere ao aumento do bem-estar organizacional. Deste modo, a prática visa impactar positivamente a saúde mental dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam melhor e produzam mais.

Assim, ao trabalhar menos, podem passar mais tempo com a família e amigos e realizar suas atividades de lazer, contribuindo para uma vida mais saudável. No entanto, existem várias vantagens na diminuição da jornada de trabalho, veja quais são as principais:

  • Redução do absenteísmo: os funcionários tendem a faltar menos ao trabalho com uma jornada reduzida. Os países que adotaram a prática observaram este indicador como uma das principais vantagens;
  • Bem-estar do colaborador: os funcionários ganham tempo para praticar seus hobbies e outras atividades de lazer, contribuindo para um bom ambiente de trabalho e diminuindo o estresse e outras doenças decorrentes do trabalho em demasia;
  • Otimização do tempo: os colaboradores passaram a usar seu tempo no trabalho de maneira mais eficiente, não desperdiçando com tarefas ineficientes ou em redes sociais, por exemplo;
  • Maior produtividade: por conta de todos os benefícios citados, os colaboradores produziram mais e melhor.

Desvantagens da semana com 4 dias de trabalho

Como em todas as situações, existem desvantagens na modalidade. A principal delas é que, em alguns casos, a semana com 4 dias de trabalho pode aumentar o estresse entre as equipes.

Deste modo, o maior benefício pode ser perdido quando empresas não conseguem implantar de maneira adequada a modalidade. Isso porque alguns profissionais passam a ser mais cobrados e precisam lidar com demandas concentradas.

Isso quer dizer que reduzir a jornada de trabalho somente não basta. Para que a mobilidade entregue todos os benefícios que visa, é necessária uma mudança no esquema de trabalho assim como na quantidade de entregas de cada colaborador.

Por fim, a semana com 4 dias de trabalho apresenta mais pontos positivos que negativos, tanto para o colaborador como para a empresa. Por isso, concluímos que essa modalidade possui grandes chances de crescer ao redor do mundo.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog do Cursos 24h.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos