Aprenda a economizar na faculdade e saiba como reduzir gastos supérfluos sem abrir mão do bem-estar. Veja 7 dicas práticas e eficazes!
Muitas pessoas têm uma ideia preconcebida em suas mente que as impede de evoluir profissionalmente: acreditar que fazer um curso superior é uma opção inalcançável financeiramente. Mas, você sabia que é possível economizar na faculdade?
Afinal, investir em sua educação pode ser a chave para transformar a sua vida. Neste post, vamos mostrar que é possível economizar dinheiro sendo estudante. Ao estabelecer metas em nossas vidas, precisamos estar ciente dos sacrifícios necessários para alcançá-las.
Portanto, se o seu objetivo é estudar, a boa notícia é que você pode se organizar financeiramente para alcançá-lo. E para te ajudar nessa jornada, reunimos 7 dicas valiosas que vão te ajudar a manter suas finanças sob controle. Confira!
Você sabe quanto gasta em transporte todos os meses? E o valor total que desembolsa para comprar aquele chocolate tentador na cantina da escola? Se sua resposta é não, é hora de mudar isso. Afinal, o primeiro passo para controlar suas finanças é organizar seu orçamento pessoal.
Primeiramente, comece criando uma planilha detalhada com todas as suas receitas e despesas. Ou seja, tudo que você ganha e o que você gasta. Não tenha medo de ser minucioso e listar tudo o que entra e sai do seu bolso.
Isso porque cada centavo conta e, se você não souber exatamente onde seu dinheiro está indo, pode acabar tendo uma surpresa desagradável no final do mês. E, se a soma de suas despesas se tornar maior do que suas receitas, você precisa repensar seus gastos.
Além disso, você deve revisar seu orçamento mensalmente. Para isso, use aplicativos específicos para organizar finanças pessoais. Você verá que, com consciência de seus gatos, ficará muito mais fácil planejar seu futuro financeiro.
Em geral, o restaurante universitário tem preços imbatíveis. Contudo, se este não for o seu caso, há uma solução simples para quem quer evitar gastar muito dinheiro com alimentação. Basta levar a própria comida.
Por isso, evite comer fora. Além de ser uma opção mais saudável do que as comidas prontas, essa prática também ajuda a economizar uma quantia significativa de dinheiro.
Claro que cozinhar exige um pouco de esforço, mas os resultados a longo prazo valem a pena. Imagine poder desfrutar de um almoço saboroso e preparado com todo o carinho no conforto do seu lar?
Ou ainda melhor, poder economizar na faculdade e gastar essa grana em outras atividades ou investir em seu futuro? Acorde cedo e prepare sua refeição ou cozinhe a noite para sobrar para o dia seguinte. Pequenos esforços diários se transformam em grandes economias ao longo do ano.
Você pode utilizar carros de aplicativos ou gastar com a própria gasolina e assim, seu dinheiro vai embora. Se você acha que economizar é um desafio quando se trata do transporte, temos boas notícias!
Há outras alternativas para quem deseja economizar na faculdade, como o transporte público, como ônibus, metrô ou trem. Além de ser uma opção mais barata, você ainda poderá conhecer novas pessoas e explorar a cidade de uma forma diferente.
Outra opção é contar coronas, ou seja, oferecer uma carona a um colega que mora próximo ou pedindo em grupo de amigos. Isso quer dizer que economizar dinheiro não precisa ser chato.
Uma das principais maneiras para economizar na faculdade é dividir o apartamento com outras pessoas. Isso porque a moradia pode ser um dos gastos mais pesados para qualquer universitário.
Para isso, existem várias formas. Por exemplo, morar em uma república, onde várias pessoas dividem uma casa, inclusive o quarto, repartindo os gastos com aluguel e contas básicas.
Mas, se você busca um pouco mais de privacidade, você pode encontrar um ou dois colegas para compartilhar um apartamento ou uma casa e fazer com que as despesas fiquem mais em conta.
Para economizar na faculdade, evite fazer compras por impulso. Sempre que precisar comprar algo, realize uma pesquisa de preços antes. Hoje, existem sites que fazem comparação de preços de tudo que você pode imaginar, como:
Com esses sites, você terá a certeza de que estará encontrando o melhor preço possível para o que deseja comprar. Assim, você economiza dinheiro e evita gastar mais do que o necessário.
Se você precisa de um livro para estudar, não precisa necessariamente gastar dinheiro na compra de um novo. Existem outras opções mais acessíveis e igualmente eficazes, como procurar o livro em uma biblioteca, seja da sua universidade ou da sua cidade.
E, se não encontrar o título que procura ou busca um exemplar apenas para seu uso, você pode procurar em sebos. Essas lojas vendem livros usados a preços muito mais acessíveis, permitindo que você adquira o conhecimento sem precisar gastar muito.
Não deixe de aproveitar os descontos exclusivos para estudantes universitários. Isso porque existem muitas vantagens oferecidas em cinemas, shows, clubes e outros estabelecimentos. Para isso, basta apresentar sua carteirinha de estudante.
Além disso, existem muitas facilidades que também disponibilizam programas de bolsas de estudos e outras oportunidades que reduzem o valor da mensalidade. Sendo assim, pesquise se informe sobre as possibilidades de economia que a sua instituição de ensino oferece.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosEntenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…