Aprenda a fazer um portfólio

Postado por Admincursos | 9 de agosto de 2023 | Deixe aqui seu comentário

Aprenda a fazer um portfólio

Crie um portfólio assertivo e atrativo aos clientes ou recrutadores com as nossas dicas. Saia na frente da concorrência e se destaque com o documento ideal

As taxas de desemprego, conforme dados do IBGE, diminuíram em 8% neste ano (2023). Por um lado, essa é uma ótima notícia para quem busca por uma chance no mercado, mas por outro, quanto maior a movimentação nesse setor, mais acirrado ele fica. 

Afinal, sabendo das vagas, os profissionais se preparam para conseguí-las.

Entre essa preparação, um dos pontos importantes é saber como fazer um portfólio, ou seja, o documento que irá mostrar aos recrutadores, independentemente da área, que você é o candidato ou o prestador de serviço o qual eles procuram. 

Caso contrário, se não possuir um portfólio, ou ele não for bem feito, os contratantes podem nem ao menos te considerar para a vaga, pois a apresentação inicial conta muito para o desenrolar da contratação. 

Então, para estar bem preparado e fazer parte do índice de pessoas empregadas e bem sucedidas, continue até o final e aplique nossas orientações quanto a elaboração de um documento atrativo e eficiente. 

A importância do portfólio no desenvolvimento profissional

Se você chegou até este texto, sobre como criar um portfólio, é porque já começou a entender sobre a importância desse conjunto de trabalhos. Atualmente, em áreas como marketing, fotografia, e beleza, por exemplo, ele é indispensável. 

E, se antes o currículo atrativo era o documento mais importante para conseguir emprego e cliente, hoje, o mais requisitado e fundamental, é o portfólio.

Afinal, o primeiro mostra quais são suas habilidades e qualificações, enquanto o segundo, demonstra se sabe como aplicá-las na prática. 

Mais importante do que o currículo? 

Existe uma grande diferença entre ambos, e o recrutador ou cliente em potencial, precisa “ver para crer”, e no final, o que mais importa é se a pessoa tira fotos impressionantes, e não onde exatamente ela aprendeu a tirá-las. 

Outra prova da importância do portfólio é se colocar no lugar do contratante. Pense da seguinte forma, se quisesse fazer uma cirurgia plástica, procuraria pelo número da identificação (CRM) em um portal de medicina, ou por fotos dos trabalhos do profissional? 

Apesar da primeira ser, sim, essencial, a segunda é a que define nossa escolha. Porém, não basta ter, ele precisa se destacar, e é o que te ensinaremos agora.

Como fazer um portfólio?

Entenda que para criar um bom portfólio, é preciso parar e dedicar um tempo concentrado nisso, pois ele poderá definir seu futuro profissional, junto, é claro, a outros fatores. Dito isso, basta seguir os seguintes passos descritos abaixo.

Seleção de trabalhos/projetos relevantes

Escolha seus melhores trabalhos. Aqueles que você se orgulha muito quando vê, e que os clientes mais elogiam. Caso os poste nas redes sociais, escolha, por exemplo, os que têm mais curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Isso é um sinal de sucesso.

  • Não precisa escolher por por ordem cronológica, ou seja, apenas os trabalhos mais recentes;
  • escolha os melhores, independentemente de quando foram feitos;
  • além disso, se for um trabalho para um cliente grande, também não deixe de colocá-lo. 

Pensar na estrutura e organização

Muito do questionamento sobre como fazer um portfólio está relacionado à estrutura, mas ela depende muito da área do profissional. Porém, há uma organização padrão para a maioria dos nichos: 

Primeira parte:

  • apresentação do especialista: nome, formação, tempo de serviço, experiência profissional, especialidades, serviços que oferece;
  • dica: tudo de forma sucinta, objetiva e didática, portanto, dispense os textões estilo TCC. 

Segunda parte:

  • apresentação do trabalho: fotos, vídeos (e texto, em alguns casos) dos melhores serviços;
  • quanto mais qualidade e relevância, mais a frente deve estar;
  • dependendo da área, é interessante separar por segmentos. Exemplo: “fotografias de casamento/aniversário/estúdio”, “textos para redes sociais/blogs/jornais”, e assim por diante. 

Dica para os iniciantes

moça segurando pasta de portfólio

Está no começo da carreira e ainda não tem trabalhos suficientes para o portfólio? Nesse caso, faça demonstrações do serviço para um cliente fictício. 

Crie designs, escreva textos, chame modelos voluntários para fotos, ou o que precisar fazer para expor seu serviço. Isso ajuda muito.

Além disso, para conseguir clientes, também considere trabalhos como freelancer

Terceira parte: 

  • informações adicionais: depoimento de clientes, cases de sucesso, e número/meios de contato.

Escolher o formato e plataforma adequados

Além de entender como criar um portfólio e sua estrutura, outro passo importante é saber onde fazê-lo. Algumas plataformas servem mais para textos, outras para vídeos, fotos, design, etc. 

Tudo é teste. Mexa na ferramenta, explore as possibilidades, crie sua apresentação e descubra qual é a ideal para seu tipo de documento. Além disso, no geral, prefira: 

  • plataformas dinâmicas e intuitivas (fáceis de mexer e editar);
  • formatos leves, que não demorem para abrir e carregar;
  • dê preferência às plataformas com mais de um formato de envio (PDF, link, on-line, entre outros), pois cada cliente exige de uma forma. Esteja sempre preparado.

O que pode destacar seu portfólio?

E caso queira, existem outras informações que podem ser aplicadas em seu portfólio para torná-lo mais consistente. Mas utilizá-las, fica a seu critério, dependendo, é claro, da estratégia pessoal e do objetivo profissional.

Depoimentos e recomendações

Depoimentos de clientes são um bônus a parte, e podem ser decisivos na escolha do projeto. Afinal, quantas vezes pediu recomendações de prestadores de serviços aos seus colegas? 

Isso porque saber se vender é, sim, importante, mas ser recomendado dá mais confiança aos contratantes. Fato! Então, separe mensagens, e-mails, ou print de recomendação em redes sociais e coloque no portfólio. 

Importante: se ainda não tem feedbacks, vale pedir um retorno aos clientes e tornar isso um hábito. Quanto mais, melhor. Simples, direto e eficiente.

Peças “fantasma”

Já citamos esse caso, mas vale lembrar: insira todos os seus trabalhos relevantes para grandes marcas, clientes e empresas. Mesmo que seus futuros clientes sejam de outro segmento, serviços para empresas renomadas demonstram profissionalismo e qualidade. 

Narrativa

Se possível, principalmente para clientes os quais você almeja muito uma parceria, crie uma narrativa específica para ele, ou seja, edite o documento de acordo com o contratante. 

Se a empresa precisa de um redator para área da saúde, por exemplo, o profissional pode mostrar como ele entende desse assunto, cursos na área, projetos que realizou em clínicas, e por aí vai. 

Nem sempre isso é possível, mas quando for, será um destaque, um diferencial. 

Desenvolva a comunicação

A última dica diz respeito ao portfólio, mas também serve para todos os aspectos da área profissional: a comunicação. No desenvolvimento do documento, ela te auxilia a encontrar o tom de voz e os termos perfeitos para encantar o seu cliente. 

Já em uma entrevista de emprego, te ajuda a falar com clareza, assertividade, e pensar em bons argumentos para as perguntas, além de manter a calma e se comunicar com confiança. 

Quanto ao mercado de trabalho, habilidades de comunicação são requisitadas, pois evita falhas de diálogo, mal entendidos, promove a resolução de conflitos, entre outras coisas. 

Portanto, confira as 5 dicas para melhorar sua comunicação. Além disso, invista em cursos nessa área, como:  

  • Curso de Marketing de Relacionamento
  • Curso de Marketing Pessoal
  • Aprender a falar em público

Com as orientações de como fazer um portfólio + os cursos acima, você se destaca no seu ramo como um profissional qualificado em diversas questões e qualidades!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos