Retomando os estudos após as festas: Como manter a motivação
Postado por Admincursos | 28 de janeiro de 2025 | Deixe aqui seu comentário

As festas de fim de ano são necessárias, mas tiram o ritmo e mudam a rotina de quem está empenhado nos estudos. Por isso, saiba como retomar com força total!
Depois de tanta festa fica difícil retomar os estudos pós-final de ano, não é? Recuperar a frequência na academia, os costumes de trabalho e, principalmente, o ânimo nos estudos é um desafio para muitas pessoas no começo de cada ano.
Esse é um dos motivos que coloca os mais disciplinados meses à frente dos que têm maiores dificuldades em manter seus esforços no que seja.Mas com organização e algumas estratégias, é possível recuperar o foco e a motivação para seguir em direção aos seus objetivos.
Por isso, neste texto vamos te dar dicas para facilitar esse processo e, quando perceber, conseguirá manter o foco em qualquer época do ano.
Quais os desafios comuns ao retomar os estudos?
Os estudos pós-final de ano trazem consigo uma série de desafios para quem deseja voltar à rotina acadêmica.
O período de relaxamento e celebrações, deixa muitos estudantes sem “linearidade”, foco, e acabam encontrando dificuldade mesmo para as coisas mais simples. Isso acontece porque há a quebra do ritmo diário, o que gera certa estranheza ao ambiente de estudo.
Então, reestabelecer uma rotina regular exige rigor pessoal.
De volta à rotina
O que para muitos é ruim pela repetição tediosa, para outros é a base definitiva para que as coisas se mantenham bem, progredindo. O primeiro grande obstáculo é a reorganização do cotidiano.
Para retomá-la, você precisa estabelecer um horário fixo para estudar e se acostumar novamente com os momentos de leitura ou as horas dedicadas a videoaulas, deixando de lado toda e qualquer outra atividade que não seja importante no momento.
Evitar a procrastinação e falta de concentração
Existem várias formas de se distrair hoje em dia que fazem com que a procrastinação se apresente como uma barreira frequente, talvez uma das maiores para as novas gerações.
Para isso, você deve “fechar” esses estímulos, desativar o wi-fi, se privar de contatos e notificações, até mesmo deslogar de apps de entretenimento ou desligar TVs, videogames e computadores, caso esses últimos não sejam exatamente o meio de estudos.
Ao impedir que outras coisas “roubem” sua concentração, é natural que consiga mais facilmente se ater no que precisa.
Mas o que fazer para recuperar a motivação nos estudos?
Ainda assim, claro que não é fácil apenas se sentar e focar. Fácil é quando temos um interesse maior, algo que nos atraia sem que percebamos e nos prende por horas.
Só que mesmo sem essa motivação natural, há como se precaver e condicionar.
Metas claras e alcançáveis
Um passo interessante é definir objetivos claros e realistas. Pode ser terminar um capítulo por dia ou aprender um novo conceito por dia ou semana, pois com essas metas bem definidas, terá um senso de direção e realização capazes de gerar essa motivação.
A cada conquista, é como se fosse acumulando energia ao mesmo tempo que se acostuma (se “programa”) a esse contexto de estudos.
Gestão de tempo e o método Pomodoro
A gestão de tempo é o que te faz perceber o quanto você está estudando e como anda a produtividade dos seus estudos, especialmente após um período de pausa como as festas de final de ano.
E uma técnica eficaz para gerenciar o tempo é o método Pomodoro, criado por Francesco Cirillo, ele ajuda a manter o foco e a energia dividindo o tempo de estudo em blocos de trabalho focado de 25 minutos, seguidos por pausas de 5 minutos.
Após quatro desses ciclos, é recomendável uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos, esta última, serve para que todo o conteúdo com o qual teve contato seja melhor assimilado.
Como criar uma rotina de estudos?
Desenvolver uma rotina de estudos pós-final de ano que seja ao mesmo tempo eficiente e sustentável é o segredo para o sucesso contínuo, independente da época e objetivo.
Muito do que já foi falado, serve de padrão para estabelecer essa rotina saudável e proveitosa nos estudos, mas para que sempre se lembre, deixamos aqui um guia prático para essa organização estratégica nos estudos:
- Crie ou identifique um ambiente de estudos adequado
- Priorizar as tarefas que precisa e interrompa as que tomam atenção
- Utilize recursos, como apps, agenda e softwares que facilitem os estudos.
- Periodicamente, faça uma auto análise sobre os estudos em si, e os resultados alcançados com eles.
- Lembre também das pausas entre os blocos de estudo.
Se é que existe um “segredo”, ele está na consistência. Então, estabelecer uma rotina diária, enquanto se permite ajustes conforme a necessidade, vai te ajudar a manter os estudos como uma parte integrante e agradável da vida diária.
Combine isso com atividades de lazer e terá mais do que um aprendizado eficaz, e sim um bem-estar geral.
E se precisar de fontes para o seu aprendizado, sempre pode contar com os cursos online da Cursos 24 Horas.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos