Dicas para incentivar seu filho a estudar

Postado por Admincursos | 2 de fevereiro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

Dicas para incentivar seu filho a estudar

Diga aos filhos que aprender é extremamente importante. Se conseguir, era importante também falar das suas memórias, e dos seus tempos de escola, adequando tudo isso à carreira que você tem nesta altura. É muito importante ouvir a criança. Caso ela não tenha receptividade numa ou noutra matéria é fundamental saber qual a razão. Uma conversa pode desbloquear o problema e, com isso, possibilitar que a criança prossiga o seu plano de estudo. Outro aspeto fundamental é a criação de rotinas. Em conjunto com a criança defina um calendário de tarefas, de brincadeiras e também de realização de trabalhos escolares.

O ambiente para o estudo é fundamental. Se não houver ruído no meio envolvente, tanto melhor. Ruído relacionado com computadores, televisões ou rádios são de evitar, pois podem desconcentrar a criança. Sobre a apreensão das matérias, convém saber que muitos dos exercícios podem perfeitamente ser aplicados na prática. Os objetos em casa conseguem ser, muitas vezes, a fórmula para a resolução de vários problemas. Por exemplo, nas disciplinas mais científicas, há determinadas experiências que podem ser feitas em casa. Leve esses exercícios a sério e deixe que as crianças observem as experiências ao vivo. É bem mais divertido! A televisão e a rádio transmitem, muitas vezes, conteúdos didáticos e que se enquadram nas matérias que o seu filho está a aprender na escola. Esteja atento às programações e, se assim se justificar, assista ao programa com o seu filho.

A realização de trabalhos de casa é uma responsabilidade para a criança. Não esteja o tempo todo ao lado da criança. Deixe-a só por alguns instantes, para que ela adquira todo esse sentido de responsabilidade em relação ao estudo. Pode também realizar orientações complementares de estudo: se vir que há matérias que podem ser mais exploradas, faça você mesmo um trabalho suplementar para que a aprendizagem do seu filho fique mais enriquecida.

Visitas de estudo são sempre apelativas. Leve os seus filhos a museus, espaços educativos. Apele à sua participação em exercícios interativos e demonstrações práticas. Em tudo isto há, no entanto, algumas questões que não conseguem ser respondidas. Aí o caminho é duplo: a pesquisa é necessária mas também a pergunta ao professor. Explique ao seu filho que deve questionar o professor constantemente em caso de dúvida.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos