Aprenda mais sobre o departamento pessoal e expanda seus conhecimentos

Postado por Admincursos | 29 de abril de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Aprenda mais sobre o departamento pessoal e expanda seus conhecimentos

Confira o que esses profissionais fazem e como são importantes para o mercado

 

Toda empresa é composta por diferentes setores, e cada um é responsável por administrar determinada área. Uma das mais importantes é o departamento pessoal (DP), que deve estar presente para que ela seja bem-sucedida.

Pode ser que empresas de menor porte e com equipes enxutas não tenham um profissional responsável por atuar apenas na área, mas tais atribuições são delegadas a outro colaborador por serem fundamentais para a continuidade de suas operações.

Vamos saber o que esse setor faz, quais são os conhecimentos necessários para atuar com ele e porque sua presença é tão importante no mercado de trabalho.

O que é o departamento pessoal?

É o conjunto de atribuições que envolve o tratamento com os funcionários e tudo o que está envolvido no assunto, desde o recrutamento e seleção de pessoas até o pagamento de salários e benefícios e a organização de escalas.

Nas companhias pequenas, geralmente essas atividades ficam a cargo do contador ou mesmo do profissional que atua no setor financeiro. Já nas empresas de maior porte, costuma ser contratado um colaborador exclusivamente para trabalhar no departamento.

Empresas de grande porte, que tenham dezenas ou até mesmo centenas de funcionários, podem ter diferentes funções distribuídas entre o setor de departamento pessoal, que são as seguintes:

Admissão

Responsável pela contratação de novos funcionários, organização de processos de integração com a equipe atual e registros conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Compensação

Atua no controle de presença dos colaboradores, no pagamento de salários e benefícios e também na parte tributária dos colaboradores.

Desligamento

Atua quando um colaborador é desligado de suas atividades, apto a encerrar o contrato e representar a companhia nos devidos órgãos, como Justiça do Trabalho, sindicatos e afins.

Isso mostra que o trabalho do departamento pessoal é complexo e abrange diferentes áreas, o que por sua vez indica a versatilidade que os colaboradores devem apresentar.

Além disso, ao analisar o nome e as atribuições, pode parecer que as atividades são similares às de Recursos Humanos, mas o DP atua em um espectro mais burocrático, embora as áreas sejam complementares.

O que é necessário para trabalhar no departamento pessoal?

Depois de conhecer a importância que ele possui para empresas de diferentes portes e segmentos, você deve querer saber o que pode ser feito para começar a atuar na área, e o primeiro passo é reunir os conhecimentos necessários para tal.

Ao entender o que você precisa saber sobre departamento pessoal, o perfil e as habilidades necessárias aos profissionais que nele atuam, será possível se preparar melhor para pleitear por uma vaga no mercado de trabalho.

Ter experiência profissional

Embora não seja obrigatório, pode ser um diferencial importante que os candidatos já tenham trabalhado previamente, ainda que não neste departamento.

Esse é um conhecimento técnico e prático importante para ajudar o profissional a saber o que deve fazer, já que entender como é o funcionamento de uma empresa ajuda a proporcionar a tomada de decisões assertivas em um setor tão fundamental para seu funcionamento.

Quem já tiver tido algum tipo de experiência profissional coloca-se como um candidato com maiores chances de ser contratado por já conhecer a estrutura de uma empresa.

Receba gratuitamente 9 dicas essenciais para conquistar o emprego dos seus sonhos

Conhecer as leis trabalhistas

Nós vimos anteriormente que o departamento pessoal tende a ter atividades mais burocráticas do que o setor de RH, o que implica a importância de conhecer a legislação trabalhista.

Tais conhecimentos não precisam ser tão aprofundados quanto o dos estudantes e profissionais de Direito, por exemplo, mas é importante ao menos ter uma noção das leis relacionadas ao trabalho, as quais pautarão suas atividades na empresa.

Deve-se ressaltar a importância de conhecer o conteúdo da Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, a famosa Reforma Trabalhista, que trouxe mudanças consideráveis em relação à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ter boas habilidades de comunicação

 

Pessoas trabalhando, olhando para uma tela de computador

Ainda que não pertença ao âmbito propriamente dito da comunicação, o profissional que atua no departamento pessoal terá que lidar com pessoas em seu dia a dia, tanto com os gestores e diretores quanto com os demais funcionários.

Por isso, destaca-se a importância de ser uma pessoa comunicativa, o que influenciará positivamente no exercício de sua função.

Lidar bem com a gestão de problemas

Ainda relacionado à comunicação vista anteriormente, os profissionais de departamento pessoal devem saber que sua atuação está diretamente relacionada à solução de problemas por parte dos funcionários e dos órgãos competentes, como a Justiça do Trabalho, por exemplo.

Isso não significa que as situações não poderão ser resolvidas, mas sim que tais colaboradores serão procurados por outros funcionários para ajudá-los com seus pagamentos, benefícios, escalas de trabalho, férias e demais assuntos.

Porém, fique tranquilo, já que ao reunir os conhecimentos necessários e atuar com profissionalismo, as situações poderão ser resolvidas da melhor maneira possível para todas as partes envolvidas.

Vale a pena trabalhar no departamento pessoal?

Sim. Sua atuação é um dos pilares do funcionamento de qualquer empresa, não importa qual seja sua área de atuação ou o número de funcionários.

Quem sabe o que faz o gestor de pessoas entende a importância da atividade para a organização como um todo, e enquanto o setor de RH está ligado mais ligado aos funcionários em si, a parte burocrática recai sobre quem atua no DP.

Além disso, o escopo de atividades mostra que enquanto houver empresas no mercado, também haverá a necessidade por profissionais de departamento pessoal para mantê-las organizadas.

Para se destacar, é fundamental buscar o desenvolvimento pessoal através de conteúdos que ensinem as melhores técnicas e práticas, tanto para quem deseja entrar na área quanto para os que já atuam nela e desejam melhorar ainda mais, o que pode ser feito através de um curso de departamento pessoal.

O investimento vale a pena, tanto pelos conhecimentos adquiridos quanto pela demonstração de que aquele profissional está disposto a aprender e melhorar suas habilidades.

Por isso, se você está interessado em atuar no departamento pessoal ou se desenvolver na área, aprenda ainda mais com o auxílio de cursos online e aplique os conhecimentos nas atividades cotidianas para se tornar um profissional melhor!

Conheça nosso curso de departamento pessoal e turbine seu currículo!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos