Testes psicológicos: o que são e como aplicar
Postado por Admincursos | 28 de dezembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Saiba o que são e conheça 6 tipos de testes psicológicos feitos pelas empresas durante recrutamento e seleção de candidatos
Atualmente, muitas contratações não consideram apenas as habilidades técnicas de seus candidatos. Isso porque, muitos aspectos comportamentais são fundamentais na sociedade atual. Para identificá-los, existem os testes psicológicos.
Em síntese, esses testes servem como uma ferramenta para conhecer uma pessoa além do currículo. Muitas pessoas também o fazem como um processo de autoconhecimento. Para saber mais sobre este tipo de avaliação, continue a leitura deste artigo.
O que são testes psicológicos e para que servem?
Os testes psicológicos são ferramentas que identificam e avaliam aptidões humanas. No entanto, se trata de uma atividade exclusiva de psicólogos. Atualmente, muitos profissionais de RH utilizam durante processos de recrutamento e seleção de candidatos.
Nesse sentindo, existem testes para encontrar o curso ideal, por exemplo. Já que a ferramenta visa identificar características ou habilidades pessoais. Deste modo, assim como as contratações em empresas são mais acertadas, a escolha da profissão também.
Isso porque os resultados dos testes psicológicos servem para direcionar as pessoas conforme seu jeito de ser e de enxergar o mundo. Assim, algumas pessoas possuem habilidades mais compatíveis com determinada função do que em outras.
No contexto corporativo, essas avaliações buscam profissionais que possuam determinadas características para agrupá-los, posteriormente, de maneira que facilite a identificação do perfil psicológico e se alinhem à cultura organizacional.
6 Tipos de testes psicológicos
É muito comum relacionar essa ferramenta com o teste de psicotécnicos do Detran, por exemplo. No entanto, existem vários tipos de testes psicológicos que ajudam a mapear características e construir um perfil. A seguir, listamos alguns, veja:
Quati
O primeiro teste se trata do Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) que se baseia nas teorias de Carl Jung para identificar traços de personalidade e comportamentos. O método é feito conforme as respostas do avaliado em diferentes situações.
Ao final, a ferramenta separa os indivíduos em diferentes tipos psicológicos conforme seus traços, como:
- Introversão e extroversão;
- sensação e intuição;
- pensamento e sentimento.
Muitas empresas optam por este tipo de teste psicológico para identificar que tipos de atitudes um candidato ou funcionário teria em diferentes situações no ambiente de trabalho. Em suma, muito adequado na busca para
Teste de Atenção Concentrada (AC)
Este tipo de avaliação costuma ser muito usado para avaliar se um candidato consegue manter o foco na atividade que está fazendo. Por exemplo, um redator precisa se manter focado em suas pesquisas para desenvolver seu texto.
Basicamente, essa avaliação ocorre da seguinte maneira: o candidato recebe uma folha com desenhos ou símbolos, em que três delas seguem um padrão. No decorrer da folha, o avaliado precisa encontrar os desenhos iguais aos sinalizados.
Deste modo, avalia-se tanto a quantidade como a qualidade dos acertos e também quantos erros ocorreram. Além disso, este tipo de avaliação é ideal para cargos que exigem maior concentração em suas funções e pode ser aplicado em grupo ou individualmente.
Teste de Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)
Este tipo de teste usa como base o Big Five ou os Cinco Grandes Fatores (CGF), ou seja, a ferramenta avalia os 5 principais traços de personalidade de cada pessoa. Assim, durante a avaliação, analisam-se os níveis de:
- neuroticismo;
- extroversão;
- abertura para novas experiências;
- realização;
- socialização.
Com esse levantamento, o teste identifica a personalidade do avaliado e assim poderá adequá-lo conforme seu objetivo, seja para exercer determinado cargo ou iniciar os estudos em alguma função que haja conexão.
Metodologia DISC
Esse é um dos testes psicológicos que foca nos aspectos comportamentais do avaliado. Com isso, a avaliação considera quatro tipos de perfis comportamentais:
- Dominante;
- Influente;
- Estável;
- Cauteloso.
Apesar de toda pessoa ter características de todos esses tipos comportamentais, algumas tendências se sobressaem e, assim, se chega ao resultado. Neste caso, a avaliação auxilia em processos seletivos como também na gestão interna durante a estruturação de equipes.
Já no processo de recrutamento, por exemplo, essa ferramenta otimiza o procedimento, já que possibilita uma triagem de perfil logo nas primeiras etapas. Vale lembrar que este tipo de teste pode ser feito online, agilizando toda a contratação de novos candidatos.
Teste ADT (Administração de Tempo)
Provavelmente, você já escutou que tempo é dinheiro. Dentro de uma empresa, isso se torna ainda mais relevante, portanto, o ADT avalia como as pessoas administram seu tempo durante sua jornada de trabalho.
Em geral, essa avaliação propõem uma determinada tarefa e um prazo máximo de tempo para sua conclusão. Assim, avalia-se quem concluiu antes, dentro ou fora do prazo. Certamente, quem não finaliza conforme o esperado, não possui uma boa administração do tempo.
Entretanto, o teste também considera a qualidade da atividade entregue, como uma segunda etapa da avaliação.
Teste de Wartegg
Este é um teste psicológico que funciona como uma técnica de identificação de personalidade por meio de desenhos. Ou seja, pequenos elementos gráficos que servem para desenvolver o avaliado de maneira pessoal.
Nesse contexto, existem oito campos em que o indivíduo deverá realizar 8 tipos de desenhos, na sequência que escolher, conforme sua escolha de tema e em seu ritmo. Cada tema possui um valor arquetípico, veja:
- autoconceito: como a pessoa se vê, de forma positiva ou negativa;
- afetividade: grau de empatia e sensibilidade;
- ambição: tendência a autorrealização e alcance de metas;
- angústia: como lida com os conflitos;
- Energia vital: se refere aos impulsos e reações diante de obstáculos
- Criatividade: capacidade intelectual, objetivo ou subjetivo;
- Sensibilidade: capacidade de se relacionar com os outros;
- Social: comprometimento com as normas e valores.
Com este tipo de avaliação é possível identificar quando um candidato é individual a ponto de rejeitar trocas em equipe, por exemplo, ou se é uma pessoa adaptável a diferentes tipos de situações.
A importância de testes psicológicos para a empresa
Na prática, a aplicação desses testes psicológicos auxiliam os processos de recrutamento e seleção de colaboradores. Afinal, com avaliações bem feitas, se identifica os perfis mais adequados para determinadas funções.
Vale lembrar que os profissionais de psicologia são quem estão aptos para aplicarem este tipo de teste. Assim, quando as empresas preferem candidatos mais relacionados com a função, passam a diminuir consequências prejudiciais na organização.
Portanto, empresas que optam por utilizar testes psicológicos em conjunto com outras técnicas na seleção de seus colaboradores possuem mais êxito na escolha do candidato contratado, reduzindo até mesmo as faltas no trabalho, desmotivação e doenças.
Gostou desse conteúdo? Então continue em nosso blog e confira outros temas semelhantes a esse. Assim, você fica por dentro do que acontece no universo profissional.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos