Leituras obrigatórias e adaptações de cinema
Postado por Admincursos | 2 de maio de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Assistir aos filmes pode oferecer um panorama para tornar a leitura muito mais interessante
Nem todas as pessoas tem certo costume de ler algo relacionado à literatura brasileira. Às vezes, a linguagem é tão rústica que há quem desista antes mesmo de virar a primeira página. Ao decidir prestar vestibular, a situação fica um pouco mais delicada, pois não há como fugir. Ou o vestibulando se dedica a lista de leitura obrigatória ou não dará conta das questões que as envolvem. Instituições como a Unicamp e a USP são exemplos que exigem à leitura de determinados títulos e, se você não estiver por dentro, a segunda fase será um sonho distante.
Claro que se encorajar para começar a ler os títulos não é tão simples assim, pois requer a mesma disciplina e dedicação despendida na hora dos estudos de diferentes matérias. É sempre bom ficar em dia com a leitura meses antes de prestar o vestibular, pois as informações ficam retidas na memória. Sem contar que é uma chance para explorar ainda mais a história, de maneira que ela seja compreendida com facilidade.
Ler Macunaíma, por exemplo, livro que costumava ser exigido pela Fuvest, requer um pouco mais de tempo para se compreender a trama. Tudo por causa da linguagem e da dinâmica rápida do personagem, itens que podem não ser muito coesos para alguns leitores.
Ler as obras é de suma importância, mas, se você não quer encará-las logo de cara, saiba que algumas possuem adaptações cinematográficas que podem facilitar e muito a vida do vestibulando. A Unicamp e a Fuvest possuem a mesma lista de leitura obrigatória e aqui estão os títulos que rendem uma sessão pipoca:
• Memórias Póstumas de Brás Cubas, adaptação do livro homônimo de Machado de Assis;
• Vidas Secas e São Bernardo, adaptações do livro de Graciliano Ramos;
• Capitães de Areia, adaptação do livro de Jorge Amado;
• O Cortiço, adaptação do livro de Aluísio de Azevedo;
• Viagens na minha terra, adaptação do livro de Almeida Garret;
Se você tem muitas dificuldades em compreender o livro, assistir ao filme pode lhe dar uma visão melhor, sem contar que algumas cenas ficam na memória e isso pode ajudar na hora da prova. Outra dica que pode vir a calhar é a leitura de resumos que só devem ser usados como consulta para ficar por dentro da trama antes de pegar o livro.
Com a união dessas atitudes, você ficará afiado para responder qualquer pergunta com relação aos livros das listas obrigatórias de grandes vestibulares e passar à frente dos concorrentes.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos