Funções do assistente social
Postado por Admincursos | 9 de abril de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Saiba sobre essa profissão que visa, acima de tudo, melhorar as condições de vida da sociedade
Ser assistente social é estar envolvido no planejamento e execução de políticas públicas a favor da sociedade. Ele trabalha pelos direitos da população, tendo como principal foco a comunidade carente. O objetivo dessa profissão é contribuir para o acesso dos direitos sociais, civis e políticos, em uma amplitude de áreas de atuação, como hospitais, empresas e, especialmente, escolas. O profissional também pode desenvolver treinamentos que visam responsabilidade social e conscientização.
Para aqueles que se interessam em ser assistente social, entenda que a profissão pertence à área humanista que se compromete com valores que respeitam e valorizam as pessoas, independente de classes sociais, de raça ou de religião. É uma área, por assim dizer, que realmente busca igualdade social, cujo teor abrange assuntos políticos. Esse profissional precisa ter a mente aberta para compreender os problemas que encontrará ao longo da rotina, tendo como apoio o conhecimento e a essencial capacidade de mobilização.
Assistente social: inserção no mercado de trabalho
Atuar como assistente social sempre gera muitas perguntas, inclusive, como se profissionalizar e onde atuar. Na maioria dos casos, os concursos públicos são vistos como a grande solução para quem quer ingressar nessa carreira. Quem requer esse tipo de trabalho são prefeituras, entidades assistenciais, sistemas de saúde, sindicatos, ONGs, etc. Para isso, é necessário se graduar em Serviço Social, curso que dura, em média, quatro anos. Depois disso, o profissional deve se registrar no Conselho Federal de Serviço Social para poder atuar na área.
Profissionalizado, o assistente social pode trabalhar na defesa dos Direitos Humanos, lutar a favor da justiça social, planejar metas para a democratização de políticas públicas e sociais e buscar melhorias nos serviços direcionados à população. Aqui no Brasil, essa profissão é regulamentada, possui código de ética profissional e recebe fiscalização para que a atuação desse profissional atinja as metas traçadas, seja de ordem privada ou pública, para promover melhorias na condição de vida.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos