Aquecimento ENEM: faça uma redação de sucesso!
Postado por Admincursos | 24 de outubro de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Neste post, há algumas dicas imprescindíveis para tirar uma ótima pontuação na prova mais esperada do ano
A hora de prestar o ENEM chegou e é bem provável que quem fará a prova esteja roendo as unhas, ainda mais por causa da redação. Todas as energias dedicadas aos estudos já devem ter chegado ao fim, mas treinar a escrita nunca é tarde demais. Esse é um bom momento para relaxar e colocar a criatividade para funcionar tendo como auxílio um guia de redação voltado para o ENEM produzido pelo INEP. Este post ressaltará algumas premissas importantes que você pode colocar em prática.
Já comentamos aqui no blog sobre as diferenças dos tipos de texto e a voz ativa ideal para desenvolver uma redação. O ENEM, bem como os vestibulares mais visados, pedem que o vestibulando produza um texto argumentativo, que tem como uma das características principais ser em terceira pessoa. Além disso, ele requer a defesa de uma ideia que surge com base ao tema proposto na prova que precisa ser coerente, com linguagem formal e que tenha as três fases textuais mais importantes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Com relação ao texto do ENEM, ele deve ser escrito dentro dos critérios dissertativo-argumentativos, onde se defende uma ideia. Os argumentos devem se interligar para que a conclusão atinja um resultado coerente. De acordo com a cartilha do INEP, a redação para o ENEM segue esta ordem: tema, tese, argumentos e a proposta de intervenção – esta última, uma solução que respeite os Direitos Humanos.
Para isso, é preciso dominar as seguintes competências:
- Domínio formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta do tema e respeitar as regras de texto argumentativo-dissertativo;
- Desenvolver a opinião e embasá-la com exemplos para dar força ao texto;
- Conhecimento linguístico;
- Apresentação de uma intervenção ao problema determinado.
Os argumentos sempre deixam qualquer pessoa que não tem o hábito de escrever perdida. Ao ler o tema, anote no cantinho da página os exemplos que pipocarem na mente, pois isso faz parte da estratégia de argumentação que dará força à redação. Outra parte muito importante, e que não pode ser esquecida, é a coerência textual, um detalhe que fará a banca examinadora sentir como um leitor comum o envolvimento do autor e do quanto ele refletiu sobre o assunto.
Os temas que costumam cair são aqueles muito debatidos durante todo o ano. Por isso, é de suma importância dar uma lida nas notícias do Brasil e do Mundo para ficar mais ou menos por dentro e, claro, preparado para o que te espera.
A cartilha do INEP ainda explica como se dá a pontuação e a forma de avaliação da redação, que segue as competências apresentadas acima.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos