Dia Nacional da Alfabetização

Postado por Admincursos | 14 de novembro de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Dia Nacional da Alfabetização

O segredo é manter as pessoas que necessitam desse processo inspiradas para terem gosto pelo aprendizado

Um estudo apresentado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) pontuou que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos teve um pequeno crescimento entre os anos de 2011 e 2012, uma porcentagem que era de 8,4% e que atingiu 8,5% no Brasil. Muitos de nós sabemos que este é um assunto que sempre está em debate entre os governantes que apresentam projetos com o intuito de melhorar a Educação, mas, nem sempre, isso atinge famílias carentes que não conseguem ter acesso ao ensino para melhorar a qualidade de vida dos filhos.

A alfabetização é um dos processos mais importantes da educação e do amadurecimento, independente de ser criança ou adulto. É por meio dela que se dá a oportunidade de desenvolver a escrita e a leitura, dois elementos necessários para uma ótima qualificação profissional. Por parte dos professores, é preciso ter um método de ensino focado para que ocorra sucesso no aprendizado de tudo o que condiz às partes essenciais de domínio da língua portuguesa. Por ser um período complexo, é preciso respeitar as etapas de crescimento.

Alfabetizar não é apenas abrir o caderno e copiar o alfabeto no caderno de caligrafia. Saiba que esse processo também inclui a coordenação motora, por exemplo, onde uma criança pode sentir dificuldade em segurar o lápis e, com o auxílio do educador, se sentir mais confiante em escrever e copiar textos. Engloba-se também a atenção, onde nem todos conseguem assimilar a matéria e precisa vencer essa dificuldade. Trata-se de um conjunto de atitudes que dependem uma das outras para tornar o aprendizado valioso, coerente e bem-sucedido.

Esse ato também precisa contar com o apoio dos pais, que podem colocar a criança em contato com a cultura nacional desde cedo. Isso ajuda no amadurecimento dela. Mesmo que alfabetizar soe como um detalhe da infância, adolescentes e adultos também sofrem com a ausência de conhecimento das palavras e sentem inseguranças, um dilema que se amplia, pois muitos são expostos a situações constrangedoras.

A alfabetização é um processo que não deve ser visto apenas como responsabilidade dos professores, pois os pais e outros adultos fora do âmbito educacional exercem grande influência no engajamento escolar.

Neste Dia Nacional da Alfabetização, lembre-se que o contato com a leitura e a escrita também engloba fatores sociais e econômicos, o que faz muitas pessoas não ingressarem ao ensino. Se você é professor, espalhe o poder das atividades lúdicas para chamar a atenção de alunos pequenos e permita que adolescentes e adultos construam as próprias histórias. O segredo é manter essas pessoas que necessitam de uma alfabetização inspiradas, de maneira que sintam prazer em ler e escrever.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos