Hoje em dia, com a globalização e os avanços constantes da internet, os relacionamentos estão cada vez mais estreitos e a comunicação está perdendo sua força diante do cenário on-line. Ao mesmo tempo que isso vem acontecendo, as empresas estão tendo que driblar a crise e o empreendedorismo é a palavra da vez. Dentro de uma empresa, já é sabido que, após a seleção do currículo, a Dinâmica de Grupo é uma das fases mais importantes em um processo seletivo. Esse é certamente um dos períodos de maior aflição para os candidatos, principalmente para aqueles mais tímidos e introspectivos. No entanto, para a empresa, essas atividades em grupo são o momento ideal para descobrir as habilidades do profissional e confirmar se ele possui capacitação e jogo de cintura para conquistar e exercer a vaga desejada.
As dinâmicas de grupo são utilizadas em seleção de estágios e para trainees. O que o empregador busca enxergar nesses processos é a interação que a pessoa consegue ter com os outros candidatos e através daí é possível analisar sua assertividade, sinais de liderança, capacidade de agir em equipe, entre outras coisas importantes que dependerão exclusivamente do perfil desejado para a vaga em questão.
Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da dinâmica:
1. Oferece a chance dos profissionais se conhecerem, trocarem ideias e ampliarem seu networking;
2. Por durar períodos longos, a dinâmica em grupo visa conhecer quem é o verdadeiro profissional que está ali, uma vez que ele não pode se comportar de maneira trainada por muito tempo. A essência da pessoa chegará cedo ou tarde e o empregador terá a noção de como ela verdadeiramente é;
3. Possibilita ao profissional demonstrar seu modo de interagir com os demais candidatos;
4. Nas entrevistas individuais geralmente o profissional não tem chances de expressar suas opiniões e exteriorizar senso de liderança, capacidade de agir em situações de estresse, criatividade e noção de empreendedorismo, entre outras coisas.
1. Muitas empresas explicam superficialmente sobre a dinâmica e depois não retornam com feedbacks. Isso não contribui para o aprendizado do candidato.
2. Quem é muito tímido, em geral, tem muita dificuldade de se expressar em público e isso pode comprometer o modo como o profissional expõe suas ideias e contribuir para a perda da vaga. Caberá ao empregador saber como identificar quais as qualificações e reais posturas de seus candidatos.
3. Se muitas pessoas participam de uma mesma dinâmica provavelmente será muito difícil de observar o comportamento de todos de uma vez. O ideal é formar grupos com determinados números de pessoas, de modo que o empregador possa avaliar cada aspecto de suas análises e dar atenção a todos.
Curso de Recrutamento e Seleção
Com esse curso você vai se aprofundar sobre técnicas e procedimentos de seleção, além de saber como atrair os candidatos ideais para preencher um cargo. Aprenderá também a identificar profissionais potenciais e selecionar currículos, bem como organizar entrevistas de emprego e analisar questionários e dinâmicas de grupo a fim de conseguir selecionar candidatos mais qualificados para exercer tal função.
Faça agora o dowload gratuito dos nossos modelos de currículo
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…