Se você já participou de algum processo de recrutamento e seleção para uma vaga de emprego, é bastante provável que tenha feito parte de uma dinâmica de grupo, aquelas atividades em às vezes parecem uma espécie de jogo ou brincadeira, que são capazes de revelar traços importantes da personalidade dos candidatos.
Mas você já esteve no outro lado da história, na posição de quem está selecionado candidatos para uma vaga? Se desta vez é você que está comandando o processo seletivo, veja nossas dicas de como elaborar uma dinâmica de grupo que lhe permita conhecer um pouco mais os participantes, de forma a encontrar o melhor candidato para aquela posição.
Antes da dinâmica propriamente, é interessante promover um momento em que os candidatos se apresentam e interagem entre si, de forma a quebrar a tensão inicial e deixá-los mais desinibidos.
Para esse momento, uma dica é disponibilizar cola, tesoura, revistas e outras imagens para que eles façam seus próprios crachás usando símbolos que os representem. Depois, cada um deve se apresentar explicando os elementos do crachá.
Outra sugestão é pedir que eles se posicionem em um círculo e fornecer a eles um objeto, como uma bolinha. Quem estiver com a bolinha em mãos deve se apresentar falando nome, experiência profissional mais recente e uma qualidade. Em seguida, a bolinha deve ser passada para o colega ao lado. Depois que todos falarem, a bolinha deve fazer o caminho contrário, sendo que o candidato deve tentar repetir o que o colega falou antes dele.
Para cada tipo de vaga, existe uma característica específica que deve ser avaliada. Por isso, vagas diferentes requerem dinâmicas de grupo diferentes. Por exemplo, supondo que a vaga em questão seja para um cargo que exija liderança, a dinâmica de grupo deverá ressaltar essa característica.
Uma sugestão é fazer com que todos saiam da sala para, em seguida, desorganizar todo o ambiente, virando cadeiras e jogando papéis pelo chão. Quando os candidatos retornarem, o recrutador deverá dizer que não vai fazer nem falar nada. O candidato que tomar a iniciativa de organizar a sala é, provavelmente, aquele com mais características de liderança, enquanto aquele que só observa é uma pessoa mais passiva.
Por outro lado, se a vaga exigir habilidade em vendas, a dinâmica deverá ser voltada para essa característica. Por exemplo, cada candidato poderá receber um objeto comum, como um livro, uma garrafa ou um vasinho de plantas, e terá que fazer uma apresentação sobre as qualidades desse objeto, como se estivesse tentando vendê-lo para o grupo. Essa técnica serve para que o recrutador possa avaliar a criatividade e a capacidade de persuasão do candidato.
Se a ideia for avaliar o trabalho em equipe e a habilidade de ouvir os demais, a dica é promover uma dinâmica que envolva negociação, como aquelas em que existe um grupo de personagens fictícios em uma situação de perigo e somente uma fração deles será salvo. Nesta etapa, o recrutador deverá observar a capacidade e o interesse dos candidatos de ouvirem uns aos outros e levarem outras opiniões em consideração.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…