O mundo está cada vez mais digital e existem números que provam isso. De acordo com dados divulgados em dezembro de 2018 pelo IBGE, só o Brasil ganhou 10 milhões de novos internautas em 2017. Isso significa que o número de domicílios com acesso à web subiu para 75% contra 69% no total, em 2016.
E esse número não tem crescido só em zonas urbanas, a zona rural está cada vez mais digital também. Nessas localidades, segundo dados da mesma pesquisa, o número de casas conectadas subiu de 33,6% para 41% em um ano.
Sabendo de tudo isso, você deve estar se perguntando o que fazer com essas informações, certo? Acontece que quanto maior o número de pessoas conectadas à internet, mais as empresas que buscam meios de usar a internet para divulgar produtos e serviços. É aí que entra o assunto do título.
Neste artigo você vai entender a importância do Marketing Digital, a sua diferença em comparação ao marketing tradicional e muito mais!
Em linhas gerais, como as próprias nomenclaturas sugerem, o Marketing Digital é aquele em que as estratégias acontecem em ambiente virtual.
Já o Marketing Tradicional ganha vida fora da internet, em diferentes mídias e formatos. O canal que pode ser considerado como palco principal do Marketing Tradicional é a televisão, dada a sua popularidade.
Sabendo disso, é importante ir um pouco mais a fundo e entender como é que cada um deles funciona. Isso será explicado a seguir.
Leia também: O que é marketing direto e como utilizá-lo
Como já foi dito, o Marketing Tradicional utiliza estratégias cuja ponta final, ou seja, a divulgação, acontece fora do ambiente virtual – TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e por aí vai.
Você já deve ter vivido a situação de estar ouvindo rádio e ter que esperar aqueles longos minutos de propaganda até a próxima música começar. Ou, ainda, ter que assistir propaganda de carro, de cerveja, de sandálias de borracha – sempre em uma praia linda do Rio de Janeiro – antes de, finalmente, poder ver o final da novela.
Uma das características principais do marketing tradicional é o que pode ser chamada de abordagem Outbound, ou seja, ele literalmente bate na porta do cliente, por meio de uma abordagem ativa, direta.
Você está lendo sua revistinha e, ao virar a página, “Conheça a nova linha de sandálias femininas para usar na praia”. Quem anuncia, não sabe se você é mulher, gosta de sandálias ou se tem interesse por praia, mas vale a tentativa.
Por outro lado, o marketing digital utiliza meios de comunicação online, desde anúncios dentro de aplicativos até Facebook, Instagram, Youtube e redes sociais em geral, até sites e por aí vai.
Sabe quando você busca por um modelo de tênis no Google e, comprando ou não, esse produto fica lhe seguindo em todas as outras páginas? Ou, ainda, quando você busca uma dúvida no Google e, entre os resultados, encontra um artigo completo a esclarecendo? Esses são apenas alguns dos formatos de anúncio possíveis dentro de uma estratégia de marketing digital.
Além disso, dentre as características que tornam o marketing digital altamente interessante estão: o baixo custo, pois, na internet, empresas minúsculas conseguem dividir espaço com grandes marcas, diferente de um anúncio na TV; e a possibilidade de analisar resultados de forma mais precisa.
Ainda usando a TV como exemplo, não é possível saber quem assistiu a propaganda de sandálias no intervalo do telejornal. Por outro lado, na internet, é possível saber exatamente quem viu, se viu inteiro, quantas vezes viu e por aí vai.
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Você já sabe que o mundo está cada vez mais conectado, e que o número de pessoas online vive um aumento crescente. Essas informações por si só são suficientes para justificar a necessidade de adotar estratégias de marketing digital para atingir o público onde ele está. Mas existem várias outras e algumas delas serão citadas a seguir:
Ora, para que exibir o anúncio de uma loja de roupas femininas para alguém que não tem interesse nesse tipo de busca? Segmentar para mulheres interessadas em moda é um bom começo.
Leia também: A diferença entre publicidade e marketing
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