Como desenvolver a psicomotricidade na educação infantil
Postado por Admincursos | 30 de abril de 2020 | Deixe aqui seu comentário
Entenda a importância da psicomotricidade na educação de crianças e como é possível desenvolvê-la
O processo de aprendizagem na infância é essencial para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, e um dos elementos mais importantes para isso é a psicomotricidade na educação infantil.
Podemos defini-la como o impulsionamento para o conhecimento, de forma que a criança possa ser estimulada através de técnicas de educação física, que tem como finalidade auxiliar no seu desenvolvimento físico, mental e afetivo.
Por favorecer todas as condições necessárias, a psicomotricidade é fundamental para a educação infantil, podendo ser aplicada de diversas formas para ampliar a construção de habilidades importantes para os pequenos.
Afinal, o que é psicomotricidade?
Definida como uma ciência fundamental no desenvolvimento infantil, a psicomotricidade é um conjunto de ações que estimulam a capacidade de determinar e coordenar os movimentos corporais.
Sendo essencial para o cenário pedagógico, é importante ressaltar no entanto, que a psicomotricidade está em todas as nossas ações do cotidiano, desde que nascemos.
Isso significa, que assim que aprendemos que ao balançar nossos braços pedindo colo à nossa mãe para satisfazer a necessidade de conforto e segurança, estamos explorando e vivenciando experiências sensoriais.
A partir do momento em que começamos a desenvolver nossas habilidades através da psicomotricidade, passamos a descobrir um novo mundo, lugar esse em que vemos o corpo não só como estrutura, mas como parte do todo.
Psicomotricidade na educação infantil
Com a intenção de melhorar o comportamento da criança com o próprio corpo, a psicomotricidade atua na educação infantil para que ela entenda a importância de ter noções sobre espaço, interação social e comunicação.
Essa construção é essencial ainda na pré-escola, sendo vista como uma medida preventiva para que, futuramente, os pequenos encontrem inadaptações difíceis de corrigir, pois suas habilidades já estão estruturadas.
O reconhecimento e assimilação das letras, números, as dificuldades de desenvolver a linguagem verbal e escrita e até mesmo de ter um raciocínio lógico, são bons exemplos disso.
Técnicas para trabalhá-la com as crianças
Desde seu primeiro contato com o ambiente escolar, é possível que os educadores estimulem as crianças por meio de atividades lúdicas psicomotoras para ampliar a construção dos conhecimentos.
As técnicas precisam variar e se adequar de acordo com a idade dos pequenos em questão. Isso por que, crianças menores de 3 anos podem ter mais dificuldade de realizar determinadas atividades, enquanto as mais velhas, poderão cumpri-las com mais facilidade.
Atividades até os 3 anos
Para trabalhar a psicomotricidade na educação infantil de crianças até os 3 anos de idade, o ideal é promover brincadeiras que estimulem a descoberta de espaço, bem como do próprio corpo.
Nessa faixa etária, o principal desafio dos educadores é encontrar atividades que prendam a atenção dos pequenos e os deixem entretidos, além de fazer com que eles interajam com as outras crianças.
Dentre as principais brincadeiras, podemos destacar:
- Atividades para descoberta de espaço;
- Brincadeiras com bola e peças de plástico;
- Atividades táteis com formas geométricas;
- Pintar as mãos e os pés e traçar caminhos;
- Brincadeiras com areia;
- Modelagem de massinhas.

Atividades para maiores de 4 anos
Já para as crianças maiores, é possível aplicar outras técnicas que estimulem ainda mais a aprendizagem e que estejam voltadas para prepará-las para o período de alfabetização e introdução em outro ambiente escolar.
Diferente dos pequenos, crianças acima de 4 anos podem praticar as seguintes atividades:
- Jogos de imitação;
- Recortes de revistas e jornais de objetos e partes específicas do corpo;
- Circuitos com atividades para correr, pular, atravessar, etc.;
- Jogos de memória;
- Exercícios incluindo atividades de rotina como: pentear os cabelos, amarrar os sapatos, trocar de roupa sozinhos e outras;
- Atividades em grupos que estimulem a interação, como passa anel, telefone sem fio e batata quente;
- Decorar músicas educativas;
- Atividades de equilíbrio, dentre outras.
Além disso, há também as técnicas que podem ser aplicadas independente da idade como por exemplo, atividades de desenho, pintura com tintas, colagem de formas e etc.
É possível trabalhar a psicomotricidade em casa?
Muito além do ambiente escolar, a psicomotricidade também pode (e deve) ser desenvolvida em casa.
Os tutores responsáveis devem além de acompanhar de perto o desempenho da criança na fase escolar, promover brincadeiras no ambiente doméstico para que a criança também assimile as atividades em casa.
Com isso, os pequenos tendem a apresentar resultados satisfatórios no que diz respeito a essa lado tão importante em suas vidas.
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Com esse estudo, é possível se aprofundar no conceito e aprimorar as antigas e conhecer novas técnicas para auxiliar no desenvolvimento infantil.
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