Aprenda um pouco mais sobre a linguagem HTML5 e veja como ela é fundamental no mundo da programação.
Desenvolver novos softwares e aplicativos significa se manter atualizado com as últimas tendências em tecnologia dentro e fora da web. Os desenvolvedores criativos aprendem as principais linguagens para escrever esses programas e nenhuma é mais importante do que HTML.
HTML significa Hyper-Text Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto) e refere-se ao sistema aceito de marcação de arquivos de texto em páginas da web para criar cores, gráficos, hiperlinks e fontes. Quase 85% dos sites com uma linguagem de marcação conhecida usam HTML.
Em outubro de 2014, uma grande atualização para este sistema padronizado foi lançada, chamada HTML5. Quase 90% dos sites que usam HTML agora usam a linguagem HTML5. Continue lendo para saber a resposta para “o que é HTML5?” e como ele difere da versão anterior.
O HTML básico atua como o idioma principal da Internet. Ele define as conexões do seu documento com as partes que o tornam interativo. As tags moldam a estrutura do texto usando elementos indicados pelos caracteres “<” e “>”.
Outras linguagens de desenvolvimento surgiram para definir outras partes de um documento desde a primeira introdução do HTML. No HTML antigo, essas outras linguagens exigiam software adicional, como plugins de navegador, para funcionar.
A nova estrutura integra todas essas outras linguagens de codificação usadas para construir sites modernos. O código HTML ainda fornece a estrutura básica, mas agora também inclui Cascading Style Sheets (CSS) e Javascript. O CSS controla a apresentação física do documento enquanto o Javascript faz as coisas acontecerem nele.
HTML5 combina todas as principais linguagens de design da Internet para tornar o desenvolvimento mais fácil. Os desenvolvedores podem até mesmo integrar áudio e vídeo agora com a versão atualizada.
Os recursos de áudio e vídeo são uma grande diferença entre HTML e HTML5. Canvas, SVG e outros gráficos vetoriais virtuais populares também podem ser usados com HTML5. No passado, você precisaria de adições como VML, Silverlight e Flash para usar os gráficos vetoriais.
No HTML antigo, apenas os caches do navegador podiam usar bancos de dados SQL da web. O HTML5 permite que todas as páginas armazenem dados temporariamente em um cache de aplicativo por meio de um banco de dados SQL online. Ele também permite que o Javascript seja executado em segundo plano no navegador da web.
A nova estrutura HTML5 também dispensa a linguagem de marcação generalizada padrão (SGML). Isso significa que ele tem melhores regras de análise que oferecem compatibilidade aprimorada. Ele também elimina alguns elementos obsoletos como noframes, acrônimo, fonte, big, strike, center e frame.
HTML5 suporta SVG embutido e MathML não disponíveis nas versões HTML anteriores. Ele também apresenta novos tipos de controle de formulário como e-mail, data e hora, intervalo, número, URL, pesquisa e muito mais.
A opção de desenvolvimento web com HTML 5, não é a única maneira de
programar. Existem outras formas, como a linguagem ASP, por exemplo.
A linguagem de programação HTML5 já faz parte do mundo digital, mas nem todos os desenvolvedores e designers fizeram a mudança. Muitos ainda precisam ser convencidos a abrir mão do que é confortável e se ajustar a algo novo. Veremos algumas das vantagens do HTML5.
O HTML5 permitirá que os web designers usem um código mais limpo e organizado. Podemos remover tags div e substituí-los por elementos HTML5 semânticos.
HTML5 permite que o designer use formulários mais sofisticados. Haverá diferentes tipos de entradas, pesquisas e diferentes campos para diferentes fins.
Como os sites vão adotar os novos elementos HTML5, veremos mais consistência em termos de HTML usado para codificar uma página da web em um site em comparação com outro. Isso tornará muito mais fácil para designers e desenvolvedores entender imediatamente como uma página da web é criada.
HTML5 tem muitos recursos, incluindo <video>, <audio>, gráficos, desenhos de alta qualidade, animações e a integração de conteúdo SVG. É fácil integrar conteúdo multimídia e gráfico à web sem usar flash e plugins de terceiros. O valor semântico do documento pode ser enriquecido por novos elementos como <section>, <header>, <nav> e mais.
O HTML5 oferece um recurso de cache de aplicativo offline que carrega a página que o usuário visitou, mesmo se o usuário estiver temporariamente offline. Este recurso ajudará os arquivos a carregar muito mais rápido e reduzirá a carga no servidor.
Compartilhe onde você está no mundo com a ajuda da Geolocalização. Você pode fazer isso usando seu endereço IP, conexão de rede sem fio, a torre de celular com a qual seu telefone está falando ou hardware GPS dedicado para calcular a latitude e a longitude das informações enviadas por satélites.
Com a nova geolocalização em HTML5, as APIs disponibilizam a localização diretamente para qualquer aplicativo compatível com HTML5 em navegador.
Com o fácil acesso a informações e métodos de ensino, uma pessoa interessada em aprender sobre essa linguagem pode simplesmente começar a praticar por conta própria, com o auxílio da internet e de tutoriais.
O problema é que esse caminho tende a ser mais complicado e demorado.
Para resolver isso, você pode buscar por treinamentos e cursos online específicos sobre esse assunto.
Uma das possibilidades é fazer a formação de HTML5 da Cursos 24 Horas. É a forma mais fácil de iniciar no mundo da programação caso você ainda não tenha nenhuma experiência na área.
Confira algumas das aulas que você vai encontrar:
Em breve, quase todas as empresas do mundo farão a transição para linguagem HTML5 e, se você não estiver preparado, pode ser deixado para trás!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosSe você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…
Com horários flexíveis e baixo investimento, um curso de estética online pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão…
A duração de um curso de inglês varia bastante de acordo com o método, a frequência dos estudos e o…