Aprenda como fazer um feedback para sua equipe e ajude seus colaboradores a ter um desempenho cada vez mais positivo
Em algum momento de sua carreira, talvez você já recebido um feedback que o deixou com uma sensação de desânimo e que não conseguiu fazer nenhuma comunicação sobre seu desempenho, de modo que você não tinha ideia se estava indo bem ou não.
Um líder não quer que seus colaboradores passem por esse mesmo tipo de situação traumática, certo?
Para ajudá-lo com esta tarefa, preparamos um pequeno guia de como fazer um feedback eficaz e que realmente pode gerar benefícios para os funcionários. Confira!
Esteja você em um estágio inicial, escalando ou liderando uma grande corporação, o feedback é a chave para medir e melhorar o desempenho. Quando o processo é bem-feito entre gerentes e funcionários, o engajamento tende a melhorar.
Não é nenhuma surpresa, portanto, que as empresas de melhor desempenho o sejam, porque estão sempre procurando maneiras de melhorar e a comunicação prática faz parte disso.
Seus juniores precisam se sentir valorizados, encorajados e envolvidos. Eles investem tempo e esforço para tornar o seu negócio sustentável e lucrativo, por isso precisam saber que você se preocupa com a contribuição deles e que eles têm um lugar na equipe.
É por isso que você precisa saber como fazer um feedback ideal e apontar quando eles estão indo bem e quando não estão.
Com o propósito certo em vigor, precisamos pensar sobre quando e por que fornecer um feedback eficaz. Isso significa que sua abordagem deve ser:
Em sua essência, o feedback não é apenas sobre conselho, elogio ou avaliação.
É um processo que requer que uma pessoa tenha uma meta, tome medidas para alcançá-la e receba informações relacionadas à meta sobre suas ações.
A informação torna-se feedback se, e somente se, você está tentando causar algo e a informação me diz se estou no caminho certo ou preciso mudar de curso.
Embora o evento que o desencadeou a dar feedback tenha ocorrido no passado, o maior erro que você pode cometer é abordar essas questões. Por quê? Por causa dessa coisa simples chamada tempo.
O feedback eficaz entende que você não pode mudar nenhum evento que já aconteceu. Em vez disso, você precisa se concentrar exclusivamente no futuro e em como pode ajudar alguém a mudar de rumo para se aproximar de seu objetivo final.
Uma das piores coisas que você pode fazer ao fornecer um feedback eficaz é permitir que suas emoções entrem em ação.
Nunca critique a pessoa. Oriente-a sobre as ações. E quando estiver fazendo sugestões, faça sugestões sobre ações, não sobre a pessoa.
Por exemplo, em vez de dizer “A apresentação foi muito longa e entediante”, um feedback melhor seria “Em vez de 2 ou 3 exemplos em cada slide, que desviam a atenção da mensagem principal, limite-se a 1 exemplo por slide. Dessa forma, a apresentação é mais sucinta e impactante e poderemos reduzi-la de 20 para 15 minutos.”
É fácil não dar feedback porque você sabe que será considerado negativo. Dizemos a nós mesmos que não sabemos quais palavras usar, ou que a ação não é tão importante, ou que dar feedback arruinará nosso relacionamento com nosso colega de equipe.
No entanto, protelar ou não abordar os pontos negativos destrói a confiança que você construiu com os colegas de equipe.
Se você não sabe as palavras que usar, comece planejando e praticando sua primeira frase.
Embora provavelmente você esteja dando feedback você deve sempre se lembrar de manter seu ego e emoções sob controle para ser um bom líder.
Para fazer com que alguém realmente mude seus comportamentos, eles precisam respeitar o que você está dizendo e confiar que você considera os melhores interesses deles. Tudo isso começa com a disposição de ouvi-los.
Depois de dar seu feedback, faça perguntas que mostrem que você está aberto para entender o que aconteceu e quer criar um ambiente de apoio, incluindo:
Tão importante quanto saber como fazer um feedback é saber recebê-lo de alguém. Não pense no que você vai dizer em resposta, apenas ouça.
Mantenha-se focado para garantir que você entendeu completamente todas as nuances do que a outra pessoa está dizendo e evitar mal-entendidos. Use diferentes tipos de perguntas para esclarecer a situação e refletir sobre sua compreensão, incluindo emoções.
Certifique-se de que sua reflexão e perguntas se concentrem no comportamento, e não na personalidade. Mesmo que o feedback tenha sido dado em outro nível, você sempre pode retornar a conversa ao comportamental e ajudar a pessoa que está dando o feedback a se concentrar naquele nível.
A inteligência emocional é essencial. Você precisa estar ciente de suas emoções (autoconsciência) e também ser capaz de gerenciá-las (autocontrole), de forma que, mesmo que a abordagem cause uma resposta emocional, você possa controlá-las.
Para garantir que você tenha as melhores habilidades na hora de fazer ou receber um feedback, você pode contar com os cursos online para torná-lo um profissional ainda mais capacitado.
Existem várias opções disponíveis, e uma delas é o treinamento de Chefia e Liderança, da Cursos 24 Horas. Você vai entender como pode se tornar um líder capaz de motivar e estimular sua equipe de uma forma muito mais eficiente e simples. Vale a pena conferir.
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