• Home
  • Quem Somos
  • Cadastro
  • Depoimentos
  • Dúvidas
  • Lista de Cursos
  • Fale Conosco
  • Vídeos
  • Home
  • Quem Somos
  • Cadastro
  • Depoimentos
  • Dúvidas
  • Lista de Cursos
  • Fale Conosco
  • Vídeos
  • Homepage
  • Relações Públicas
Categorias: Relações Públicas

Você sabe o que faz o profissional de relações públicas? Descubra mais sobre essa profissão

Conheça um pouco mais sobre o profissional de relações públicas e descubra quais são as responsabilidades dessa carreira

Se você está cogitando se tornar um profissional de relações públicas, saiba que um dos seus principais objetivos será conquistar a compreensão e apoio para seus clientes, bem como tentar influenciar a opinião e o comportamento.

Você usará todas as formas de mídia e comunicação para construir, manter e gerenciar a reputação de seus clientes. Estes variam de órgãos ou serviços públicos a empresas e organizações voluntárias.

Se quiser saber ainda mais, continue lendo, pois preparamos um artigo focado nessa carreira. Confira!

O lado mais conhecido do profissional de relações públicas

Um profissional de relações públicas trabalha com uma organização, empresa, governo ou indivíduo para cultivar uma história que retrate a reputação, ideia, produto, posição ou realização desse cliente de uma forma positiva.

Então, de certa forma, você pode pensar nos profissionais de relações públicas como “contadores de histórias”. Ao contrário dos anunciantes, que contam histórias por meio de métodos pagos, esses profissionais contam suas histórias através de mídia orgânica (não remunerada).

Esses meios não pagos incluem mídia tradicional, mídia social ou palestras – que são oportunidades especialmente eficazes para alcançar o público.

As relações públicas também se estendem ao governo e podem executar campanhas políticas ou explicar a nova política de um governo ao público.

Nesse caso, você pode ver como os profissionais de relações públicas trabalham para manter uma relação saudável e produtiva entre seu cliente (o governo) e o público em geral, que tem o direito de ouvir sobre novas políticas.

Especialistas em controle de danos

O profissional de relações públicas não é usado apenas para contar histórias positivas. Também é usado para mitigar qualquer dano que possa enfraquecer a reputação de um cliente.

No início dos anos 1980, vários frascos do produto Tylenol da Johnson & Johnson foram misturados com cianeto por uma pessoa desconhecida, matando sete pessoas.

A Johnson & Johnson tomou medidas agressivas de relações públicas para mitigar os danos: primeiro, a empresa retirou todos os seus produtos Tylenol das prateleiras e emitiu uma declaração nacional alertando os consumidores para não comprar ou usar o medicamento.

Então, a Johnson & Johnson criou um selo resistente à violação e instruiu 2.000 vendedores a fazer apresentações para a comunidade médica para reintroduzir esses novos frascos de Tylenol mais seguros.

Essa estratégia eficaz de relações públicas salvou a reputação da Johnson & Johnson, bem como de seu produto – na verdade, as ações da Tylenol voltaram a subir para 24 por cento apenas seis semanas após a crise do cianeto.

No caso da Johnson & Johnson, uma simples campanha publicitária não teria funcionado. Em vez disso, os profissionais de RP foram capazes de espalhar uma história que retratava a Johnson & Johnson como uma empresa que coloca os consumidores à frente do lucro.

Junto com a redução dos danos à reputação da Johnson & Johnson, a equipe de RP foi acionada para evitar que mais pessoas consumissem Tylenol misturado com cianeto e, em seguida, informar ao público que o medicamento era seguro novamente.

Nesse exemplo, você pode ver que os profissionais de RP são hábeis em lidar com uma ampla variedade de circunstâncias boas e ruins e devem abordar esses eventos para que o público e o cliente possam manter um relacionamento benéfico.

Quais as responsabilidades do profissional de relações públicas?

As funções costumam ser muito variadas e as tarefas dependerão da organização e do setor. Mas em linhas gerais as responsabilidades geralmente envolvem:

  • Planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias de RP;
  • Contato e resposta a perguntas da mídia, indivíduos e outras organizações, muitas vezes por telefone e e-mail;
  • Redação e edição de revistas internas, estudos de caso, discursos, artigos e relatórios anuais;
  • Preparar e supervisionar a produção de brochuras publicitárias, vídeos promocionais, fotografias, filmes e programas multimídia;
  • Organização de eventos, incluindo conferências de imprensa, exposições, dias abertos e tours de imprensa;
  • Gerenciar o aspecto de RP de uma situação de crise potencial.

Quais habilidades o profissional de relações públicas precisa ter?

Você precisará ter:

  • Excelente comunicação, habilidades interpessoais e de escrita;
  • Motivação, competência, flexibilidade e vontade de aprender;
  • Excelentes habilidades organizacionais e de gerenciamento de tempo com capacidade de multitarefa;
  • Capacidade de lidar com a pressão;
  • Criatividade, imaginação e iniciativa;
  • Bom trabalho em equipe, habilidades analíticas e de resolução de problemas.

Quem contrata um profissional de relações públicas?

Os profissionais de RP trabalham em uma variedade de setores que podem incluir:

  • Business-to-business (B2B);
  • Financeiro;
  • Comunicações internas;
  • Governo local;
  • Organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade;
  • Assuntos públicos;
  • Comércios.

Ainda é possível dividir as vagas em duas categorias distintas:

  • Departamento interno de uma empresa ou organização, que pode ser pública, comercial ou sem fins lucrativos;
  • Consultorias de RP fornecem um serviço independente para várias organizações clientes, muitas vezes trabalhando em setores de mercado muito diferentes.

Gostou da área?

Embora a área de relações públicas possa ser um tanto desafiadoras às vezes, também há muitos benefícios em trabalhar neste setor. Por exemplo, o profissional de relações públicas é frequentemente convidado a participar de eventos de caridade e de imprensa em nome das marcas que representam e são capazes de se relacionar com jornalistas e executivos em quase todos os setores.

Além de grandes oportunidades de networking, os profissionais de RP também têm a oportunidade de aprender muito sobre vários setores (incluindo setores populares como entretenimento, tecnologia e moda), o que pode abrir todos os tipos de planos de carreira, tanto dentro quanto fora dela.

Ao obter uma visão aprofundada de como setores específicos funcionam e o que é necessário para ter sucesso nesses setores, os profissionais de RP são capazes de realmente combinar suas habilidades com suas paixões.

Se você gostou dessa área, experimente realizar alguns cursos online sobre o tema.

Nossa sugestão é o treinamento em Relações Públicas da Cursos 24 Horas. Com ele você vai aprender como instituições podem criar imagens positivas a seu respeito e também vai conhecer as principais mídias sociais que auxiliam o trabalho dos profissionais desta área.

Esse pode ser o seu primeiro passo para entrar nessa área que vem ganhando destaque a cada dia que passa!

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos
admincursos24

Próximo10 cuidados essenciais para a saúde da mulher »
Anterior « Motivos para iniciar o curso de inglês a distância
Compartilhar
Publicado por
admincursos24
5 anos ago

    Posts Relacionados

  • Produção de eventos: se prepare para o fim de ano e aumente sua renda
  • Por que todo mundo deveria saber um pouco de Relações Públicas?

Posts Recentes

  • Direito

Carreiras no Direito: conheça 5 especializações na área

Conheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…

3 dias atrás
  • Informatica

O que se aprende em um curso de informática básica?

Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…

1 semana atrás
  • Marketing
  • Mercado de Trabalho

5 cursos de marketing para crescer no mercado de trabalho

Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…

2 semanas atrás
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • Mercado de Trabalho

7 dicas para montar um plano de negócios com o curso de empreendedorismo

O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…

3 semanas atrás
  • Administração
  • Curso Online
  • Mercado de Trabalho

Curso de auxiliar administrativo: entenda a função e como atuar na área

Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…

1 mês atrás
  • Educação
  • Educação Infantil

Cursos de educação infantil: como se preparar para atuar com crianças

O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…

1 mês atrás
Todos os Direitos Reservados Visualizar versão não AMP