Descubra dicas práticas para decorar o quarto com pouco dinheiro
Em 2020 muitas pessoas cansaram da decoração dos seus cômodos. E não foi por menos! Por um ano fomos obrigados a permanecer o máximo de tempo possível dentro de casa. Trabalhando, estudando e nos momentos de descanso fomos expostos ao mesmo tipo de decoração, iluminação e cores. O quarto costuma ser o ambiente que conseguimos dar um tempo do resto da casa, sendo o primeiro a merecer uma renovação. Mas como decorar o quarto com pouco dinheiro?
É preciso desenvolver um cômodo acolhedor, que condiga com a sua personalidade e gostos pessoais. O quarto é o ambiente mais privativo e individual de uma casa ou apartamento, sendo um dos melhores espaços para iniciar a renovação. Algumas palavras-chave são ótimas para guiar este momento de transformação e separamos as 7 principais delas a seguir. Acompanhe com a gente!
O exagero e a bagunça são os inimigos da decoração. Livre-se dos excessos, aproveite para desapegar de itens que você não utiliza mais, revenda o que está novo, mas não fará parte da nova fase. Organize-se, identifique o que fará sentido ou não no espaço e procure fazer com que cada objeto tenha um lugar específico no cômodo. Esta tática ajudará a manter o quarto arrumado durante mais tempo, melhorando as noções de estética do projeto.
Pense nas cores como o guia da nova decoração, sendo um dos pontos mais importantes para a definição do resto dos móveis e objetos decorativos. O segredo está em demandar alguns momentos para definir a nova paleta de cores do ambiente. Pintar uma parede, um móvel antigo ou a cabeceira da cama já transformará quase que instantaneamente a sensação do cômodo. Pesquise referências de imagens e tenha em mente todas as tonalidades que serão utilizadas na renovação, ok?
Plantas podem preencher espaços vagos, criar um sentimento de aconchego e trazer vida à decoração. Se a intenção é decorar o quarto com pouco dinheiro, as plantas serão suas melhores opções. É possível utilizar diversos materiais e objetos para criar vasos belíssimos e criativos. Vasos de sacos de estopa, por exemplo, são um jeito simples, inovador e acessível de compor o ambiente. A dica é prestar atenção na escolha da espécie da planta e na quantidade de iluminação disponível no quarto.
As paredes podem causar tanta diferença e novidade quanto trocar todos os móveis do cômodo. Para quem quer decorar o quarto com pouco dinheiro as paredes devem ser seu foco. E não é só de tinta e cores que estamos falando, viu? Compre quadros decorativos, emoldure objetos de valor afetivo e pendure pequenos espelhos. Considere fazer um desenho da parede no papel e imagine a distribuição dos itens antes de colocá-los efetivamente.
Já falamos aqui sobre a importância das cores presentes em uma composição. Atualmente, papeis de paredes são facílimos de serem colocados e podem criar uma sensação de conforto e comodidade únicas. E se ao invés de escolher uma cor só, você apostar na aplicação de algum elemento com escalas de cores, simulação de texturas ou elementos figurativos na parede de destaque?
Crie um ponto de destaque no ambiente. Ele pode ser a cabeceira da cama, uma parede ou uma poltrona com estilo diferente em um dos cantos do quarto. A intenção é justamente criar um ponto que chame a atenção da pessoa que acaba de entrar no seu quarto. Reforme um dos móveis já existentes, por exemplo. Mude sua estrutura, coloração ou utilidade. A criatividade precisa estar em dia quando vamos renovar um cômodo tão importante quanto um dormitório.
Você vai se surpreender com o tamanho da diferença que um detalhe como o enxoval escolhido para a cama pode fazer na estética geral do quarto. Experimente outros modelos, tecidos e coloração, cada um é desenvolvido para provocar um efeito específico na composição. Tecidos como o linho, a lã ou até o croché podem se transformar no item principal do seu ambiente. Compre algumas almofadas e travesseiros extras, não tenha medo de inovar!
Outra ótima dica de como decorar o quarto com pouco dinheiro é a de misturar tendências e estilos. Claro que é preciso um pouco mais de entendimento sobre estas combinações para que o resultado seja satisfatório, mas nada que uma boa pesquisa de referências não te ajudará. A cabeceira de um estilo, o cabideiro de outro e o apoio lateral da cama de um terceiro estilo são moda na decoração de interiores. Procure por três tendências que façam parte do seu estilo pessoal, contrastes e traços simples serão sempre uma ótima pedida.
Decorar de maneira assertiva e eficiente demanda uma gama de conhecimentos teóricos e referenciais que são essenciais para soltarmos a nossa criatividade. O Cursos 24 horas disponibiliza cursos online para pessoas de todo o país, com certificado, videoaulas e apostilas com conteúdo exclusivo. O Curso de Decoração ministrado pela plataforma te ajudará a criar sua decoração respeitando o orçamento disponível, por exemplo.
Com unidades de conteúdo que abrangem as cores e ornamentos, jardinagem e paisagismo, distribuição e circulação e cada um dos ambientes específicos da casa, te darão um conhecimento amplo e útil para renovar a sua casa. 100% compatível com todos os aparelhos mobile, o Curso de Decoração compartilha informações com didática e interatividade.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosEntenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…