8 dicas para o jovem no mercado de trabalho
Postado por Admincursos | 13 de abril de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Veja como se preparar para conseguir o primeiro emprego
Depois de dois anos de momentos econômicos complicados por causa da pandemia, 2022 promete recuperar o funcionamento dos setores, inclusive o mercado de trabalho.
As mudanças começaram já no ano passado. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,1% no quarto trimestre de 2021 – recuo de 1,5 ponto percentual em relação ao período anterior, de 12,6%. Isso representa 1,4 milhão de pessoas.
Assim, as oportunidades são melhores para quem está procurando emprego, mas ainda é preciso se esforçar para conquistar uma vaga. Os candidatos devem se esforçar ao máximo para deixar seus perfis atrativos para os recrutadores, em especial quem está começando a vida profissional.
Abaixo, veja algumas dicas que podem ser muito úteis para o jovem no mercado de trabalho, para quem deseja conseguir o primeiro emprego ainda este ano.
Principais dicas para o jovem no mercado de trabalho
1 – Atenção para a formação
Pessoas que não têm experiências concretas no mercado devem focar bastante na formação.
No currículo, descreva todas as informações com muita atenção, detalhando a instituição de ensino, curso e data de início/término. O mesmo vale para o Ensino Médio.
Para tornar a sua candidatura ainda mais atrativa, coloque todos os itens relacionados aos estudos, incluindo cursos on-line e técnicos, especialmente se fizerem sentido para a vaga desejada.
2 – Invista em outros idiomas
Ter conhecimento em outros idiomas – não só o inglês – é um destaque e tanto para o jovem no mercado de trabalho, já que demonstra interesse pelo aprendizado e coloca os candidatos com essa habilidade na frente dos outros.
Geralmente, os currículos costumam informar a instituição de ensino, mas esse diferencial também é válido para quem aprendeu outra língua de forma independente.
E não se esqueça: de acordo com o nível de proficiência, é preciso comprovar que você realmente domina o que afirma saber.
3 – Valorize experiências anteriores
Mesmo que você nunca tenha trabalhado de carteira assinada antes, outras experiências também contam no processo de seleção.
Bicos ou trabalhos temporários, mesmo que não sejam relacionados a sua área de interesse, também têm peso no currículo, porque mostram que você tem, sim, alguma noção do mercado e de outras habilidades específicas.
Vale de tudo: monitoria de crianças em festas de aniversário, vendas informais, suporte para o negócio de um parente ou amigo…
4 – Entenda o mercado
Entender as particularidades da área de atuação que você quer integrar é fundamental para saber o que se espera dos candidatos.
Comece fazendo pesquisas na internet e procure compreender o que é mais pedido pelas empresas, bem como o funcionamento geral e atual da profissão.
Outra dica é conversar com pessoas que já estão no ramo há algum tempo. Conhecer outras experiências é uma boa forma de moldar as suas próprias.
5 – Estabeleça contatos
O famoso networking é uma ajuda e tanto para entrar no mercado de trabalho. Interagir com outras pessoas, especialmente àquelas que têm conexões com a sua área de interesse, pode abrir portas.
Você pode fazer isso na escola ou na faculdade ao participar de palestras e outras atividades oferecidas pelas instituições. Conversar com os seus professores e pedir ajuda também pode ser muito útil.
Se você tiver um perfil no LinkedIn, não tenha medo de fazer conexões com outros profissionais, mesmo que você não os conheça pessoalmente.
6 – Elabore um currículo eficiente
A vida dos recrutadores é corrida. Isso significa que eles precisam entender o perfil dos candidatos de forma rápida e sem muitos esforços.
Para isso, o seu currículo deve ser construído corretamente, com todas as informações importantes detalhadas de forma clara e objetiva.
Além de dados acadêmicos e profissionais, exibir as suas soft skills também ajuda muito. Se você se considera uma pessoa focada, responsável e que sabe trabalhar em equipe, não hesite em adicionar isso no currículo.
Também não se esqueça de incluir suas informações pessoais logo no começo, com nome completo, endereço, idade, estado civil, telefone e e-mail.
7 – Mantenha-se atualizado
Estar a par do que acontece é uma ferramenta poderosa para o jovem no mercado de trabalho.
Hoje em dia, as áreas sofrem alterações muito rapidamente, geralmente afetadas pelo comportamento social motivado pela tecnologia. Desta forma, é preciso estar atualizado nos aspectos que marcam tendência no segmento que você quer atuar.
Para isso, consuma conteúdos relacionados, como notícias, livros, revistas, cursos, palestras, artigos, etc. Isso vai garantir que você saiba o que dizer na entrevista de emprego e o que fazer nas tarefas diárias do trabalho.
8 – Prepare-se para a entrevista
Você enviou o seu currículo e foi chamado para uma entrevista. Agora, chegou a hora de garantir a sua vaga ao ficar cara a cara com os recrutadores e gestores da área. Confira abaixo algumas dicas!
Pesquise sobre a empresa
História, valores, desempenho no mercado, diferenciais em relação à concorrência…
Seja pontual
De preferência, chegue ao lugar combinado ou entre na plataforma de vídeo-chamada (para entrevistas online) com alguns minutos de antecedência.
Escolha roupas que façam sentido para a vaga
Se o trabalho permitir um senso maior de causalidade, não é preciso usar terno e gravata, da mesma forma que aparecer de jeans e camiseta não é a melhor escolha para atividades formais
Linguagem corporal
Tente não reproduzir tiques que demonstram nervosismo e insegurança, como cruzar os braços, balançar as pernas ou ficar curvado
Sinceridade
Mentir na entrevista pode até conquistar uma vaga, mas dificilmente vai sustentar o emprego
Objetividade
Não fique dando voltas na hora de responder perguntas, mas certifique-se que suas respostas sejam completas
Preparação para testes
Se a entrevista exigir algum tipo de prova – conhecimentos gerais ou redação, por exemplo –, o melhor a se fazer é estudar o que você acha que pode cair, principalmente conteúdos relacionados à área de atuação da vaga.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos