5 habilidades profissionais valorizadas pelo mercado

Postado por Admincursos | 30 de junho de 2022 | Deixe aqui seu comentário

5 habilidades profissionais valorizadas pelo mercado

Com tantas transformações no mercado de trabalho, conhecer e aprimorar as habilidades mais buscadas é fundamental. Veja aqui quais são elas!

O que destacar em meu currículo entre tantos concorrentes? Formação acadêmica ou experiência profissional? Isso é importante, mas hoje o setor exige mais. Empresas buscam por certas habilidades profissionais no mercado.

Até pouco tempo atrás, as pessoas buscavam aperfeiçoar somente suas competências técnicas, conhecidas também por hard skills. Ou seja, trata-se da capacidade para desempenhar certas atividades específicas em cada profissão.

No entanto, o mercado percebeu que elas não são suficientes. Para ser bem-sucedido, o profissional precisa apresentar determinado perfil ou característica de personalidade, que ficou conhecido como habilidades no mercado profissionais.

As habilidades profissionais, conhecidas também por soft skills, são mais difíceis de medir em um teste seletivo, já que são traços observados na prática. Mesmo assim, os recrutadores estão preparados para reconhecê-las.

A boa notícia é que as habilidades que o mercado exige não dependem de nossa personalidade, como muitos pensam. Elas podem e devem ser adquiridas ou aprimoradas. Por isso, conheça aqui quais são as 5 habilidades mais valorizadas no mercado atual.

5 exemplos de habilidades valorizadas pelo mercado atual

Comunicação

Falar o mesmo idioma já não basta para ser considerado comunicativo. Uma boa comunicação é aquela que transmite e interpreta de maneira exata tudo que escuta ou lê. Afinal, seja entre a equipe ou com clientes e fornecedores, a comunicação precisa fluir.

Então, o indivíduo que sabe ouvir, escrever bem e se comportar adequadamente nas diferentes situações de comunicação, será bem cotado no ambiente de trabalho. Isso porque, com essa habilidade você é capaz de:

  • Falar efetivamente e escrever de forma clara e concisa;
  • Expressar seus pensamentos de maneira construtiva;
  • Ouvir com atenção e dar feedbacks assertivos;
  • Negociar, persuadir e argumentar;
  • Apresentar e treinar outras habilidades;
  • Comunicar de maneira escrita por e-mail ou por relatório e outros canais digitais.

Em outras palavras, não é à toa que este conhecimento é o primeiro de nossa lista. O mercado atual valoriza muito esta habilidade. Uma vez que esta capacidade atua na maioria dos locais de trabalho e em quase todos os cargos e profissões. 

Portanto, certifique-se de que o seu estilo de comunicação corresponde ao seu nível profissional. E saiba que existem técnicas para falar em público que você pode aprender e desenvolver melhor esta habilidade.

Flexibilidade

Não é novidade que o mercado de trabalho busca a flexibilidade como uma das principais habilidades no mercado profissional. Entretanto, agora esta soft skill ganhou ainda mais força, já que estamos enfrentando um período de adaptações.

Hoje, o mercado precisa de um profissional flexível, que esteja aberto às mudanças e novas ideias, em vista da transformação digital e das transformações que a sociedade enfrenta.

Uma das lições da pandemia de 2020 é que temos pouca certeza sobre o futuro. Assim, apostar em flexibilidade e outras maneiras de se precaver de imprevistos é a solução que empresas estão valorizando. 

Neste contexto, cursos de administração são conhecimentos relacionados com esta habilidade. Isto quer dizer que o mercado valoriza e busca quem sabe lidar com transformações e mudanças repentinas. 

Criatividade

85% das profissões que existirão em 2030 ainda nem foram criadas, conforme pesquisa feita pelo estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, encomendado pela Dell Technologies.

Neste contexto, criatividade significa empregabilidade. Afinal, com os avanços tecnológicos, podemos afirmar que a capacidade de inovar e trazer novas soluções ou abordagens para um determinado problema será uma habilidade muito buscada no mercado.

Embora muitas pessoas pensem que ser criativo é um dom, a verdade é que a criatividade não passa de uma habilidade como as demais. Sendo assim, você desenvolve e aprimora a criatividade com informações, conhecimentos, leituras e técnicas.

Inteligência Emocional

Este conceito vem sendo amplamente discutido no momento atual. Neste cenário cada vez mais tecnológico, a tendência é o aumento da diversidade, dos ambientes e da interação entre áreas.

Desta forma, esses fatores combinados apontam para a necessidade de uma inteligência emocional elevada. Isso significa a busca por um profissional que se relaciona e reage bem com as diferentes situações do trabalho e o relacionamento com o grupo.

Para tanto, desenvolver o autoconhecimento é fundamental para saber gerenciar suas próprias emoções. Assim, esta habilidade permite que o profissional separe suas ambições e supere seus limites.

Contudo, esta habilidade trata-se de um processo interno e existem várias formas de começar a desenvolvê-la, como a prática da meditação, leitura, terapia alternativas e ajuda psicológica. 

Liderança

mulher apresentando um projeto

O mercado valoriza demais essa habilidade porque consiste na junção de muitas capacidades: comunicação, inteligência emocional, flexibilidade, criatividade, gerenciamento de tempo, resiliência, empatia, entre outras.

Com esta habilidade, o profissional assume mais responsabilidades e, deste modo, consegue explorar o melhor de cada pessoa e de cada situação. Hoje, o mercado demanda por líderes proativos, independentes e capazes de dar conta das mais diferentes questões.

Embora nem todos possuam habilidades no mercado para liderar, empresas já apostam em treinamentos internos visando capacitar seus colaboradores. Além disso, a liderança é uma aptidão presente em todos, basta desenvolvê-la. 

A identificação das habilidades que o mercado exige

Quanto à exigência de novas habilidades profissionais pelo mercado atual não se tem dúvidas, não é? Mas, de que forma uma empresa pode descobrir se os candidatos possuem as habilidades que ela espera?

Diferente da formação acadêmica ou experiência profissional, essas habilidades são mais difíceis de serem comprovadas. Porém, devido à grande busca por certos conhecimentos, as empresas desenvolveram diferentes métodos para conseguir identificá-los.

Nesse sentido, os recrutadores identificam as habilidades que o mercado valoriza por conta de perguntas específicas durante a entrevista de emprego, em realizações de dinâmicas e até mesmo pela postura do candidato durante a seleção.

Entre os recursos mais usados pelo time de recrutadores, podemos citar o mapeamento de habilidades no mercado, simulações de desafios do ambiente empresarial e até mesmo testes psicológicos, habilidades que você pode adquirir com cursos de gestão e liderança.

Portanto, o profissional que foca em seu aprendizado contínuo se destaca em sua área e consegue aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

 

 

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