O que é escrita criativa e como ela pode te ajudar profissionalmente

Postado por Admincursos | 28 de julho de 2022 | Deixe aqui seu comentário

O que é escrita criativa e como ela pode te ajudar profissionalmente

Você sabe o que é escrita criativa? Entenda o que é esta habilidade cada vez mais valorizada nos mais diversos nichos do mercado!

Você sabe o que é escrita criativa? Em geral, as pessoas acreditam que esta prática se limita ao campo da literatura. Porém, esta atividade está sendo cada vez mais importante nos mais diversos segmentos do mercado.

Para entender melhor sobre este tema, qual a importância desta prática e como fazer para tornar sua escrita mais criativa, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre esta modalidade.

O que é escrita criativa 

Escrita criativa refere-se a todo tipo de escrita que não é técnica, em que o maior objetivo é entreter o leitor ao partilhar seus sentimentos, pensamentos e experiências através de textos. 

Em outras palavras, os textos criativos ultrapassam o limite da transmissão de mensagens para conseguir cativar seu leitor. Isto quer dizer que alguns tipos de textos não permitem esse tipo de escrita, como é o caso de textos acadêmicos, técnicos e jornalísticos.

No entanto, a escrita criativa não se limita a arte, como livros, roteiros ou contos. Isso porque ela está cada vez mais presente na internet, onde pessoas, empresas e empreendedores disputam a atenção dos leitores.

Com isso, a habilidade de escrever de maneira criativa passou a fazer parte de muitos nichos do mercado, sendo amplamente requisitada em novos negócios. Afinal o escritor criativo consegue conciliar valores e participar ativamente de estratégias de marketing.

Características da escrita criativa

Vale destacar que esta habilidade não está atrelada exclusivamente ao universo literário ou aos profissionais de marketing. Embora sejam os profissionais que mais a utilizam, muitos outros segmentos já usam essa prática.

Quer um exemplo? Advogados que buscam fugir de termos jurídicos, psicólogos que pretendem conscientizar mais pessoas, médicos que querem ser entendido, donos de estabelecimentos que buscam criar menus mais atraentes são alguns exemplos.

Até mesmo contadores que pretendem enviar e-mails menos técnicos e mais compreensíveis aos seus clientes. Afinal, a comunicação deve ser eficiente, humanizada e viva. Bem diferentes de mensagens robotizadas, sem vida e compreensão. 

Para isso, saber o que é a escrita criativa é fundamental. Para esclarecer ainda mais este conceito, conheça as principais características deste tipo de escrita:

  • Palavras e frases evocativas: são expressões que estimulam a imaginação do leitor, que mexem com seus sentidos, por exemplo: “devorar”, “ar adocicado”, “risada gostosa”. Ou seja, trata-se do uso da figura de linguagem sinestesia.
  • Fuga de frases rebuscadas: o texto criativo não usa frases que confundem o leitor ou que são extremamente abstratas, por exemplo: “Não espere o tempo lhe ferir para perceber os motivos por não lutar.”
  • Formatação amigável: parágrafos curtos são mais utilizados, uma vez que são mais fáceis e confortáveis de ler do que longas frases.
  • Feedbacks: o texto criativo se mostra sempre aberto para receber críticas, já que sua principal função é a conexão emocional com seu leitor.
  • Uso de figuras de linguagem: além da sinestesia, o uso de metáforas e outras figuras de linguagem enriquecem este tipo de escrita assim como o uso de gatilhos mentais da curiosidade.

Pode parecer difícil escrever deste modo, no entanto, esta habilidade entrega uma série de benefícios que você conhecerá no tópico a seguir. 

Benefícios da escrita criativa

Um profissional lida com a necessidade de escrever em diferentes momentos de sua rotina. Ao usar a prática da escrita criativa, além de melhorar sua produção textual, estará trabalhando também sua concentração e criatividade em geral.

Neste contexto, existem muitas vantagens de saber escrever um texto que encante seu leitor, confira alguns benefícios de escrever de maneira criativa a seguir:

  • Ao buscar escrever, você estará aumentando seu interesse e aprendizado de uma forma abrangente. Escrevendo, você amplia sua capacidade crítica e seu repertório profissional;
  • A escrita criativa estimula a empatia, o respeito ao próximo e a compreensão de que existe sempre um ponto de vista diferente, seja qual for o assunto;
  • Os exercícios para desenvolver uma escrita criativa apresentam uma série de abordagens, que estimula a criatividade e a compressão de contornar e resolver situações complexas;
  • Facilita e auxilia a comunicação, tornando-a mais clara e objetiva, seja por e-mail, mensagens ou até mesmo oralmente.

4 Dicas para tornar sua escrita mais criativa

00

A escrita criativa é importante, não só para escritores da literatura, afinal, empreendedores precisam saber se comunicar de maneira atrativa com seus públicos. Então, confira 4 dicas práticas para tornar sua forma de escrever mais atraente para seu leitor.

Leia

É impossível ser um escritor sem ler. Neste caso, não se trata somente de leitura de livros, mas leia tudo que puder, artigos, revistas, ou até mesmo bulas de remédios. Vá além, busque ler as entrelinhas, os sons, os cheiros e gostos das coisas e das pessoas.

Ou seja, se você quer ser um escritor criativo, precisa ler de tudo um pouco, desde textos técnicos às poesias. Leia tudo que aguce seus sentimentos e use em seus textos, relacionando aos assuntos. Deste modo, você surpreende a si e também seus leitores.

Escreva

Sem dúvidas, para ser um escritor criativo, você precisa escrever. Mas, sobre o quê? Pois bem, escreva sobre qualquer coisa, qualquer assunto, desde um pequeno pensamento que você teve ao longo do dia a uma grande ideia de conteúdo.

Na verdade, o assunto é o que menos importa, o objetivo é que você tenha um espaço para guardar suas ideias. Portanto, tenha um caderno ou bloco de notas no celular para anotar tudo que deseja. Este pequeno exercício irá te surpreender.

Não espere a inspiração

Algumas pessoas costumam dizer que não escrevem porque não estão inspiradas. Mas, você não pode esperar que a inspiração chegue para começar a escrever. Isso porque, muitas vezes, ela pode ser um sinônimo de procrastinação.

Em outras palavras, você já deve ter escutado por aí a paráfrase de Thomas Edison: “Escrever é 1% inspiração e 99% transpiração”. Portanto, escrever é uma tarefa que deve ser realizada todos os dias para ter êxito, e não somente quando se sentir inspirado.

Faça cursos

Por fim, para quem deseja melhorar e saber o que é escrita criativa de maneira rápida, existem cursos de literatura, de contos, de poesia ou até mesmo de escrita criativa para este fim. Além disso, a pessoa não precisa preencher nenhum pré-requisito para cursar.

Inclusive, na plataforma Cursos 24H, existe um curso de escrita e redação para você aprender a melhorar o ato da escrita em diversos ambientes, no trabalho, vestibular, ENEM, concurso ou até mesmo em sua vida pessoal.

Quer saber mais sobre ele? Confira quais os módulos e se inscreva facilmente aqui no cursos de escrita e redação
Este artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e faça com que mais pessoas entendam o que é escrita criativa e importância de praticar essa habilidade.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos