Como começar a trabalhar como designer
Postado por Admincursos | 16 de novembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Com a popularização da internet, o design cresceu. Entenda, neste conteúdo, como trabalhar com design e conheça as principais áreas do setor
Quer saber como trabalhar com design? Seja para atuar profissionalmente ou então desenvolver alguma arte para um post, ou propaganda, existem alguns pontos importantes para esclarecer essa dúvida.
Na prática, para se tornar um profissional da área é importante saber que, assim como todas as outras profissões, você precisa unir seus conhecimentos teóricos e colocá-los em ações em projetos variados.
Isso quer dizer que quem deseja começar a trabalhar como designer, deve saber que pode iniciar com um curso específico ou desenvolver suas habilidades com ferramentas da profissão e colocando em prática seu conhecimento.
Então, para te ajudar com isso, continue a leitura desse artigo e entenda melhor o que é ser um designer, como começar a trabalhar na área e quais os principais segmentos do ramo. Acompanhe!
O que é um designer?
O designer é o profissional responsável pela criação de um produto. Para isso, ele precisa compreender tanto conceitos estéticos como funcionais. Afinal, é ele quem projeta e idealiza um objeto para usarmos em nosso dia a dia.
Além disso, este profissional cria e ilustra peças de comunicação visual para propagandas, comunicados, fachadas, adesivos, enfim, todo tipo de expressões visuais. Por exemplo, criação de logotipos, marcas, embalagens, fontes de escrita e revistas em quadrinhos.
Deste modo, o cotidiano de um designer, muitas vezes, envolve uma equipe de multiprofissionais. Conforme a área escolhida, ele poderá trabalhar em parceria com jornalistas, engenheiros, programadores e profissionais de marketing, por exemplo.
Como trabalhar com designer?
Como essa profissão ainda não é regulamentada por lei, não existe a necessidade de um curso superior específico para iniciar na área. Então, como trabalhar com design? Apesar de não existir essa exigência, ainda assim existem cursos de graduação de design.
Um curso de designer possibilita uma aprendizagem mais ampla e aproxima os estudantes das oportunidades de trabalho, assim como os estágios e outros projetos de integração. No entanto, o curso superior não é o único caminho.
Isso porque, quem deseja se tornar um designer pode escolher por cursos tecnológicos que apresentam uma duração menor que a graduação. Ou ainda, optar por cursos livres e se especializar na área que mais se identifica.
Em relação ao curso superior, ou seja, o bacharelado em designer possui duração de quatro anos. Dentre seus conteúdos básicos, estão:
- História e teorias do Design;
- Teoria e prática da cor;
- Fundamentos da linguagem visual;
- Produção gráfica;
- Tipografia;
- Imagem digital;
- Imagens, signos e sinais;
- Estética e história da arte;
- Modelagem 3D;
- Comunicação nas empresas;
- Tecnologia da Informação;
- Entre outros.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) a grade curricular do curso superior em Design deve englobar conteúdos básicos e específicos, além de mesclar a teoria e a prática.
Principais áreas do design
É importante destacar que existem várias áreas do design. Além disso, o curso de graduação não é a única maneira de trabalhar na função. Isso porque existem vários cursos técnicos e profissionalizantes que fornecem o conhecimento necessário para iniciar.
Mas, para saber como trabalhar com design, é importante conhecer as principais áreas deste setor. Então, entenda um pouco mais sobre elas a seguir:
Design Gráfico
Esta área é uma das mais tradicionais do setor. Nela, os profissionais criam projetos e sistemas de comunicação visual. Ou seja, o estudante visa contribuir na relação entre o ser humano e a comunicação.
Deste modo, as pessoas que optam por essa área trabalham em revistas, jornais, websites e ainda podem fazer panfletos, outdoors, capas de livros, propagandas, post para redes sociais, entre outros.
Vale destacar ainda que, neste caso, o profissional precisa se preocupar tanto com a aparência de um produto como sua estrutura funcional, conforme a situação do seu projeto. Para iniciar, existem cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes.
Design de Games
Como o próprio nome já diz, esta área capacita os profissionais que desejam desenvolver jogos eletrônicos para entretenimento, publicidade, educação e empresas. Desse modo, eles criam cenários, roteiros e toda linguagem multimídia.
Para isso, utilizam muitos recursos das tecnologias da modelagem. Além da criação de games, também atuam no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas, simuladores e treinamentos corporativos, assim como aplicativos para celulares e tablets.
Design de Moda
Este ramo do design desenvolve profissionais que desejam atuar com criatividade na área de moda. Neste caso, eles criam e desenham roupas, acessórios e figurinos para indústrias e o comércio.
Em síntese, os profissionais de design de moda trabalham como estilistas, seja em ateliês de alta costura ou em indústria têxtil. No entanto, ainda podem atuar como consultor de compras para grandes marcas ou em pesquisa e produção de campanhas publicitárias.
Design de Interiores
O curso de Design de Interiores também se destaca na área. Com ele, os profissionais planejam ambientes conforme a estética e a funcionalidade. Neste caso, eles criam projetos para residências, comércios e empresas, além de ambientes cenográficos, por exemplo.
Para realizar seu trabalho com eficiência, o profissional precisa projetar e decorar ambientes, mobiliários e objetos, considerando tanto a função como a beleza e a harmonia do ambiente.
Mercado de trabalho
Na prática, um designer atua com comunicação visual, produzindo peças de diferentes tipos. Deste modo, ele pode trabalhar na área gráfica, com a criação de logotipos e outros layouts, por exemplo, e na área digital, com games, sites e aplicativos.
Além disso, há possibilidade de escolher se especializar no design de moda ou ainda no design de interiores. Em todos os casos, o profissional foca no desenho e na criação de projetos.
Desta forma, a área de atuação deste profissional é ampla, já que pode atuar em diferentes ambientes, desde agências de publicidades, como fábricas de diferentes segmentos e até mesmo trabalhar como freelancer conquistando seus clientes e desenvolvendo seus projetos.
Conforme o Ministério do Trabalho e da Educação, o mercado para essa área apresentou crescimento nos últimos anos e a profissão conta com um salário médio de R $2.500, segundo o portal Vagas.
Por fim, para quem deseja saber como trabalhar com design, é interessante conhecer alguns cursos que os profissionais dessa área optaram por fazer, em vez de escolher uma graduação superior. Nesses casos, os cursos mais escolhidos foram:
- desenhista;
- web designer;
- ux designer;
- designer;
- photoshop;
- illustrator
Isso quer dizer que é perfeitamente possível começar a trabalhar com design sem ter uma faculdade na área, desde que possua e comprove conhecimentos da função de outras maneiras.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos