Dicas de como ser mais produtivo
Postado por Admincursos | 2 de agosto de 2023 | Deixe aqui seu comentário

Confira dicas de como ser produtivo e aumente suas chances de sucesso no estudo ou no trabalho. Faça tudo com mais leveza e eficiência com esse guia prático!
Se quer saber como ser mais produtivo, nós temos as principais dicas aqui mesmo, neste texto.
Porém, engana-se quem pensa que a produtividade é sinônimo de trabalho ou estudo incessantes, e que ser uma pessoa produtiva é dar conta de tudo ou estar 24h realizando alguma atividade.
Pelo contrário! Essa prática piora o desempenho e pode desencadear a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Mental.
Conforme o Ministério da Saúde, o problema emocional se dá-se devido ao excesso de trabalho, e resulta em sintomas que vão desde o cansaço físico e mental até insônia, dores musculares, e pressão alta.
Então, para evitar problemas como esse, mas ainda sim conseguir realizar seus afazeres, de forma prática, leve e eficiente, continue conosco até o final. Spoiler: uma das dicas é o descanso!
Organização e planejamento
Pense no seguinte, quando seu guarda-roupa está bagunçado, faz parecer que tem muita coisa. Bate até um desânimo para arrumar tudo.
Porém, quando precisa se vestir, parece que não tem tanta coisa assim, e até precisa de umas compras, não é verdade?
Isso porque a bagunça dá essa impressão. O mesmo funciona com uma agenda “bagunçada”, desorganizada.
Sem organização e planejamento, 24h no dia parece pouco, mas não é! Além disso, planejar e organizar faz com que não se sinta sobrecarregado e com culpa por não dar conta de tudo, ou até mesmo se esqueça de coisas.
Quanto a isso, confira — e siga — as dicas abaixo:
- durante a semana, tome notas de tudo o que precisa fazer;
- defina metas claras em relação ao seu mês, semana e dia em questão, pensando no que quer fazer e que não pode deixar de ser feito;
- priorize tarefas importantes e comece pelas mais rápidas, para dar “check” no máximo que conseguir;
- em seguida, faça as menos urgentes, também por ordem de complexidade (de menos para mais);
- tenha apoio visual como planners, quadros de rotina, checklist, blocos de nota físicos ou digitais, ou quaisquer outras ferramentas de organização as quais mais se adaptar;
- aposte em ferramentas de produtividade, como os programas de gerência de tempo, afazeres, finanças, calendários, notas, listas, etc.
Eliminação de distrações
Redes sociais são ótimas para muitas coisas, mas quando se trata de como ser mais produtivo, elas se tornam verdadeiras inimigas. Uma tarefa que duraria 30 minutos, por exemplo, transforma-se, tranquilamente, em mais de 1 hora, caso o celular esteja em mãos.
Com certeza você sabe do que estamos falando! Além das redes sociais, distrações como barulhos, televisão, vídeos e músicas atrapalham o desempenho, por isso:
- fique longe do celular ou coloque-o, se possível, em modo avião;
- realize seus afazeres no ambiente mais tranquilo que conseguir;
- caso músicas tirem sua concentração, evite ouvi-las durante o trabalho, estudo, etc;
- se o trabalho for home office, e mais pessoas estiverem em casa, avise que está ocupado. Nesse caso, vale até mesmo colocar uma placa de aviso na porta;
- em alguns casos, os pets também são distrações, então, mantê-los em um ambiente separado irá ajudá-lo a ter foco;
- antes de iniciar as tarefas, esteja preparado. Tome água, vá ao banheiro, coloque uma roupa confortável e/ou seus óculos, separe todos os materiais necessários, entre outras coisas que podem te distrair após começá-las.
Gerenciamento do tempo
Gerenciar o tempo é fundamental para evitar com que passe muito tempo na mesma atividade ou utilize mal o tempo disponível de forma geral.
Sabe aqueles dias em que se cansou de tanto fazer algo, mas não chegou nem na metade da lista de afazeres e parece que não fez nada? Então!
Nesse caso, comece a administrar melhor seu tempo com as principais práticas de administração:
- entenda seu próprio funcionamento. Sente-se mais produtivo pela manhã? Então, faça as atividades mais complexas nesse período, e assim por diante;
- efetue as tarefas mais simples primeiro, pois quando começa pelas mais difíceis, ao chegar a vez das fáceis, sua disposição já está baixa. No caso, até as tarefas menos complicadas parecem ser cansativas;
- outra forma de intercalar as tarefas, é intercalar as complexidades: uma mais fácil, outra mais difícil, depois volta para uma fácil, e assim por diante;
- coloque em prática as dicas que citamos neste texto sobre organização, planejamento e eliminação de distrações;
- defina prazos para cada atividade, pois isso evita a procrastinação.
Prática de técnicas de concentração
Outro ponto importante que faz enorme diferença é exercitar a concentração, e para isso, existem algumas técnicas que podem te auxiliar. Abaixo, listamos algumas.
Técnica pomodoro
A técnica pomodoro é um dos métodos mais populares de concentração. Seu funcionamento é simples, porém, eficaz, e consiste da divisão de tarefas em 4 ou mais blocos:
- Pomodoro #1: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro #2: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro #3: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 5 minutos
- Pomodoro 4#: 25 minutos de tarefa
- Pausa de 10 a 15 minutos
- Após o quarto bloco, o intervalo menor (re)continua.
Dessa forma, não se cansa mental e fisicamente com uma atividade, e consegue “respirar” entre ela, diminuindo a exaustão. Nesses intervalos, vale levantar, tomar água, ouvir música ou o que preferir fazer para relaxar um pouco.
Música instrumental
Ouvir música instrumental, como o jazz, por exemplo, é outra maneira de aumentar a concentração, e de quebra, melhorar a memória. O estilo musical em questão produz relaxamento ao mesmo tempo que deixa a mente em ativa, em alerta. Esse é o equilíbrio perfeito para o foco!
A inibição de ruídos externos e o estado de calma provocado pela música instrumental, de fato, a torna um dos melhores gêneros para se estudar ou trabalhar. Porém, cada pessoa se adapta melhor a um estilo, e só testando para saber o seu.
Organização de ambiente
Um ambiente organizado, é uma mente organizada. Nesse sentido, quanto mais o local estiver arrumado, mais o cérebro entende que precisa se organizar também.
Prova disso, é a paz que sentimos logo após arrumar a casa. O seu ambiente de estudo e trabalho funciona da mesma forma! No entanto, não pense que deve deixar tudo 100% arrumado, ok? Ajustar os materiais e retirar objetos desnecessários é o suficiente.
Mindfulness
O termo mindfulness é usado para denominar a atenção em seu estado pleno, na qual o indivíduo fica totalmente presente e entregue àquele momento, sendo assim, a prática é semelhante à meditação.
Para chegar a esse estado, também chamado de Psicologia da Atenção Plena, é preciso fazer alguns exercícios específicos. Além do aumento de concentração, entre os benefícios da prática estão:
- desenvolvimento de inteligência emocional;
- diminuição da insônia;
- aumento da memória;
- redução do estresse e ansiedade.
Autocuidado e descanso adequado
Apesar das metas, planos e obrigações, nenhuma mente cheia e exausta funciona tão bem quanto uma mente e corpo descansados.
Até mesmo os atletas mais preparados não aguentam um dia inteiro de treino, pois após algumas horas, o corpo clama por uma pausa, e o rendimento cai.
Quando falamos de estudos ou trabalho, a necessidade de descanso e autocuidado é igualmente importante. Afinal, a sobrecarga mental é responsável pela redução da concentração, memória, criatividade e disposição.
Sendo assim, faça o que precisa ser feito, mas reconheça seus próprios limites. Descanse, faça atividades que te dão prazer e coloque seu hobby ou passatempos na sua checklist sem culpa!
Nesses casos, você também pode priorizar simplesmente não fazer nada, apenas relaxar, o que vale é não pensar só em produtividade.
Feedback e autorreflexão para melhoria contínua
Por último, o feedback e a autorreflexão são tão importantes quanto as dicas acima, isso porque cada pessoa funciona melhor de uma maneira.
Por exemplo: uns gostam de música ao trabalhar, enquanto outros perdem a concentração ao escutá-las. Ou então, algumas pessoas preferem estudar de manhã e outras funcionam melhor à noite.
A pergunta, além de como ser mais produtivo, é: como eu funciono? O que eu prefiro? Como me dou melhor?
Com essas respostas, e todas as orientações deste texto, você está pronto para melhorar sua carreira profissional e acadêmica com os cursos da Cursos 24h. Eles são completos, acessíveis, à distância e em todas as áreas!

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos