Como fazer um plano de aula
Postado por Admincursos | 29 de setembro de 2022 | Deixe aqui seu comentário

Confira aqui 9 dicas práticas e veja como fazer um plano de aula de maneira fácil e eficiente! Entenda também a importância desse documento
O plano de aula se trata de um documento feito pelo professor para guiar sua turma. Ele pode ser em formato digital ou analógico e precisa ter alguns elementos, como o tema, os objetivos, o conteúdo, a metodologia e a avaliação.
Ou seja, é um roteiro organizado de uma aula. Assim, o professor não se perde durante a aula e os alunos aprendem melhor ao seguir um passo a passo. Portanto, é um documento muito útil para quem leciona.
Você quer saber como fazer um plano de aula? Confira as dicas desse conteúdo e entenda como montar um. Além disso, entenda a importância desse documento. Confira!
A importância do plano de aula
Como mencionamos, o plano de aula é uma maneira de guiar os alunos no aprendizado de um determinado conteúdo. Deste modo, o professor retoma alguns conhecimentos sobre o tema e aperfeiçoa sua aula, incluindo novos materiais e utilizando uma bibliografia atualizada.
Sendo assim, ao elaborar o plano de aula, o professor estará retomando seus próprios conhecimentos sobre o tema. Além disso, ao definir um objetivo, o professor ficará mais atento aos resultados de seus alunos.
Isso quer dizer que um plano de aula não serve apenas para facilitar a aprendizagem do aluno, como também é um documento muito útil para o professor, que estará refletindo sobre sua prática de ensino e mantendo sua organização.
Como fazer um plano de aula? 9 Dicas
Agora que você já entendeu a importância desse documento, chegou a parte prática. Afinal, como fazer um plano de aula? Com base em sua estratégia, você irá selecionar alguns elementos que servirão de guia para sua aula. Confira 9 dicas para te ajudar com o seu:
Pense em seu público-alvo
Primeiramente, antes mesmo de começar a escrever seu plano de aula, o professor precisa refletir sobre seu público-alvo, isto é, seus alunos. Em sumal, qualquer estratégia funcionará melhor ao ser adequada ao público. Para isso, cursos de pedagogia podem ser ideais.
Isso porque o que funciona para uma turma pode não funcionar para outra. Sem falar das séries, idade e comportamento de cada grupo. Portanto, o professor precisa considerar o contexto, por exemplo, questões culturais, físicas, sociais, econômicas, etc.
Defina o tema da aula
Então, após refletir sobre o público-alvo, o professor precisa definir um tema para seu plano. Isto é, uma definição daquilo que será ensinado durante a aula. Logo, este conceito é bastante específico dentro de uma disciplina e será desdobrado nos conteúdos.
Um professor de português, por exemplo, poderá selecionar como tema “vozes verbais.” Isto é, temas que fazem parte da grade curricular de determinada série. Além disso, seguem uma ordem de conhecimento, uma vez que a aprendizagem é progressiva.
Objetivo do plano de aula
Enquanto o tema define o que será abordado em aula, o objetivo é tudo aquilo que o professor deseja alcançar ao final da aula. Ou seja, tudo que ele quer que os alunos tenham aprendido durante sua explicação.
Deste modo, por exemplo, o objetivo, caso o tema seja “vozes dos verbos” seria algo como: “identificar vozes verbais de orações”. Contudo, o professor pode elencar mais de um objetivo em seu plano de aula. Desde que sejam realistas, viáveis e específicos.
Defina o conteúdo
Após selecionar o tema, o próximo passo contempla a seleção de conteúdos relativos ao assunto que o professor escolheu. Nesse sentido, os conteúdos possuem três bases, veja:
- Conceituais: aprendizagem teórica sobre o tema, como: o que é verbo;
- Procedimental: parte prática dos detalhes conceituais, por exemplo: quais os verbos presentes no texto;
- Atitudinal: conhecimento que muda a forma de ser do aluno, por exemplo: conseguir reconhecer e usar os verbos de maneira correta.
Vale lembrar de anotar o tempo estimado para cada parte do conteúdo. Além disso, esses conceitos precisam estar adequados à série da turma e descrever tudo que será ensinado sobre ele.
Duração da aula
Tendo em mente o conteúdo programático, chegou a hora de definir a duração da aula. Afinal, não é necessário que um tema seja explorado somente em uma única aula. Porém, o professor precisa definir e planejar o tempo que levará em cada aula.
Em geral, as aulas levam em torno de 50 minutos. Portanto, o plano precisa ser organizado para não ultrapassar esse período. Vale ressaltar que o tema poderá ser explorado em mais de uma aula, basta separar os conteúdos e os objetivos em etapas.
Recursos didáticos
No plano de aula, existe um campo para adicionar todos os recursos que serão necessários para a aula ocorrer. Por exemplo, algum vídeo ou livro específico. Assim, o professor consegue organizar todo o material necessário antecipadamente para lecionar.
Isso porque, dependendo da disciplina, alguns recursos são mais específicos, como um microscópio ou tubo de ensaio para uma aula de química, por exemplo. Contudo, no geral, o quadro, giz e livro didático são os mais usados. Existem cursos para professores que podem ajudar.
Metodologia
A metodologia é uma das partes mais importantes do plano de aula. Isso porque é por meio dela que o professor irá cativar seus alunos e mantê-los interessados e atentos ao conteúdo.
Também é de suma importância considerar a identidade cultural de cada aluno afim de incluir todos.
Portanto, nesta parte, o professor deverá refletir de que maneira apresentará o conteúdo. Será com uma aula expositiva? Por meio de exemplos práticos e exercícios de fixação? Assim, o docente deverá pensar estrategicamente sobre sua metodologia.
Afinal, algumas metodologias funcionam melhor em determinadas disciplinas e conteúdos que em outros. Nesse contexto, confira alguns exemplos de metodologias bastante usadas em sala de aula:
- Aula expositiva;
- Solução de problemas;
- Aplicação de exercícios;
- Estudo de caso;
- Gamificação;
- Sala de aula invertida;
- Painel;
- Mapa Conceitual;
- Seminário.
Avaliação
Ao contrário do que muita gente pensa, a avaliação não significa aquela prova escrita com dia e hora marcada. Ela se trata de um processo contínuo que servirá para o professor verificar se atingiu o objetivo proposto no plano de aula.
Deste modo, o professor pode adicionar alguns exercícios de fixação para verificar se os alunos entenderam o conteúdo abordado. No entanto, para evitar apertar o cronograma, a avaliação pode ocorrer por meio da participação dos alunos durante a aula, por exemplo.
Referências
Para finalizar o plano de aula, o professor deverá indicar as referências utilizadas como fonte. Vale lembrar que, na era da tecnologia, muitos materiais digitais servem como referência.
Portanto, o professor pode adicionar sites, documentos e até mesmo vídeos do YouTube nesta parte, desde que sejam materiais de qualidade. Além disso, o professor pode indicar leituras adicionais para despertar o interesse dos alunos.
E pronto! Com isso, você aprendeu como fazer um plano de aula. Viu como não é nada complicado? Embora simples, a execução do documento é fundamental para o sucesso de suas aulas.
Por fim, o professor que se organiza e sabe montar um planejamento eficiente, conseguirá lecionar sem dificuldades. Então, lembre-se que o plano de aula é um componente fundamental para o planejamento completo de ensino.
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