Dia Nacional do Livro Infantil

Postado por Admincursos | 18 de abril de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Incentivar o contato das crianças com livros contribui para o amadurecimento delas

Hoje, celebramos o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data importante que nos faz reviver a importância e a influência do autor brasileiro Monteiro Lobato, o responsável por esta data tão especial. O autor é famoso por ter contribuído para a literatura voltada para crianças e conseguiu encantar até mesmo os adultos. Lobato começou a carreira por meio da escrita de contos para jornais estudantis e investiu em concursos literários. A inspiração para a produção textual vinha das experiências e do fato dele passar muito tempo de folga em fazendas.

Lobato se popularizou com a obra A Menina do Nariz Arrebitado. A partir dela, nasceu o Sítio do Picapau Amarelo, maior obra da literatura infanto-juvenil, que virou série televisiva e o consagrou como um dos autores mais importantes do país. Ao longo da carreira, ele se preocupou em dar vida ao homem da roça, sem contar a perfeita articulação em citar o folclore brasileiro de maneira divertida e atraente para as crianças, sempre focado no aprendizado delas.

Esta data, mesmo focada na figura de Monteiro Lobato, também serve de motivador para fazer com que as crianças se apaixonem pelo universo literário. Em um mundo dominado pela tecnologia, fica mais difícil fazer com que os pequenos troquem o videogame pelos livros. Para que o público infantil conheça diferentes universos propiciados por obras infantis, os professores são os grandes intermediadores para fazer com que os alunos pequenos se divirtam no mundo do faz de conta.

Ao fazer isso, a criança não só se encantará com as novas descobertas, como aprenderá a trabalhar a imaginação e será mais criativa. Com relação aos pais, eles precisam ser bons contadores de histórias para atrair a atenção dos filhos para os livros. Abuse da entonação de voz, invista na interpretação de determinado personagem, faça gestos. Esses elementos durante a leitura incita a curiosidade da criança.

Para fazer parte do incentivo à leitura infantil, pais e professores podem seguir os seguintes passos:

• Criar o hábito de sempre ler para as crianças;

• Servir de exemplo. Ao ver os adultos lendo, as crianças se sentirão estimuladas a fazer o mesmo;

• Respeite os gostos literários das crianças. Contrariá-las pode acarretar o desgosto pelos livros;

• Faça os livros pertencerem à rotina familiar. Sempre tenha um à mão.

Ler não é só uma questão de entretenimento, pois a leitura contribui para a capacidade reflexiva e crítica dos pequenos. Crianças que têm esse hábito desde cedo conseguem guardar as informações, o que se reflete na hora dos estudos. O lar e a escola são os pontos de partida para que a literatura infantil no Brasil consiga ser mais valorizada e se expandir.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos