Senso de dono: como desenvolver

Postado por Admincursos | 31 de janeiro de 2023 | Deixe aqui seu comentário

Senso de dono: como desenvolver

Saiba o que é e confira 4 dicas para desenvolver o senso de dono, habilidade tão buscada e valorizada pelas empresas atualmente

Certamente, você já deve ter escutado ou até mesmo lido em anúncios de trabalho o termo “senso de dono”, não é? Afinal, muitas empresas buscam por funcionários engajados, que “vestem a camisa do negócio”.

Esses colaboradores impulsionam as empresas e, em consequência, suas carreiras também. A boa notícia é que esta característica não é inata, sendo perfeitamente possível desenvolver essa habilidade. 

Muitos gestores e líderes promovem ações para aprimorar essa adaptação em seus funcionários. Assim, a empresa ganha produtividade e apresenta melhores resultados. Neste conteúdo, entenda o que é e como desenvolver o senso de dono. 

O que é senso de dono?

Antes de tudo, é fundamental entendermos o que é o senso de dono. Chamado também de senso de pertencimento, se refere a uma característica desenvolvida pelo colaborador que contribui para que ele aja como se fosse o próprio fundador da empresa, como diz o nome.

Nesse sentido, algumas frases se relacionam como “vestir a camisa da empresa” ou ainda “pensar como líder”. Isso porque enquanto um funcionário comum está ali apenas para cumprir suas tarefas e ganhar o salário do mês, o colaborador com senso de dono não.

Neste caso, com essa característica, o colaborador se coloca como se fosse, de fato, o dono da empresa. Assim, ele busca sua melhor versão para entregar os melhores resultados, visando o crescimento do negócio.

Isso porque este tipo de colaborador entende sobre a importância de estimular o desenvolvimento da empresa. Por isso, permanece engajado para entregar o seu melhor e otimizar os processos de trabalho da organização.

Qual a importância do senso de dono?

Profissionais com senso de dono tem algumas características marcantes como proatividade, colaboração e flexibilidade. Por isso, as empresas buscam por esses funcionários. Afinal, eles não esperam ordens para agir. 

Pelo contrário, eles apresentam soluções. Deste modo, esses funcionários costumam envolver seu time em busca das melhores soluções, alimentando o espírito de equipe. Assim, esses colaboradores ganham destaque na liderança rapidamente. 

Vale ressaltar que as empresas sabem que este tipo de profissional é valioso. Já que, com eles, a equipe inteira se torna mais engajada e contribui ainda para a retenção de talentos, diminuindo o índice de turnover. Isso reflete diretamente no clima organizacional.

Portanto, empresas que encontram essas pessoas precisam ficar atentas para não sobrecarregá-las e garantir que se sintam valorizadas e reconhecidas por seus esforços. 

Quais as características de quem possui senso de dono?

Você conseguiu perceber que há um tipo específico de perfil de quem possui senso de dono? Para ficar mais claro, selecionamos algumas características em comum de colaboradores que desenvolvem esse conceito, veja:

  • Proativos: pessoas que buscam estratégias para aperfeiçoar processos e contribui para os resultados da empresa;
  • Colaborativas: funcionários que estão sempre envolvendo outras pessoas nas soluções e criando um espírito de equipe. Em geral, se destacam como líderes de projetos;
  • Flexíveis: pessoas que entendem os vários tipos de situações que envolvem uma empresa e seus objetivos. Assim, se adaptam com mais facilidade para melhorar algum indicador específico;
  • Engajados: colaboradores que gostam de estar presente na empresa, se alinham à cultura do negócio, seus objetivos e valores. 

4 dicas para desenvolver o senso de dono

mulher com senso de dono

Embora não exista uma receita pronta para desenvolver o senso de dono, há alguns fatores que contribuem para criar essa habilidade tão buscada e valorizada pelas empresas atualmente. Nos tópicos a seguir, confira algumas dicas para isso.

Boa comunicação

A boa comunicação é um requisito para quase todos os cargos. Isso porque, geralmente, no mercado de trabalho é preciso saber lidar com várias tarefas, ter boa persuasão, apresentar projetos, negociar, entre outros fatores.

Deste modo, os colaboradores que se comunicam bem se destacam e se tornam líderes natos do lugar que atuam. Além disso, essas pessoas influenciam outros colegas de trabalho e apresentam um bom desempenho em treinamentos, vendas, eventos, etc.

Disposição

Colaboradores com senso de dono sabem que o trabalho não é nada superficial. Ou seja, entregam além do que é pedido para gerar ótimos resultados. Assim, são pessoas que se colocam à disposição, ressaltando sua proatividade.

Para esclarecer, imagine que você trabalha em uma empresa, percebe que um dos processos do negócio não avança e você sabe como resolver isso, apresentando uma nova maneira mais eficiente e prática. O que fazer?

Um colaborador comum pode pensar que é melhor não palpitar na situação, enquanto um funcionário com senso de dono resolve o problema, isso porque essas pessoas compreendem melhor as decisões da empresa.

De modo geral, funcionários com disposição possuem ideias inovadoras, se destacam e se esforçam para serem reconhecidos pelo seu trabalho. Mas, não confunda essas ações como bajulação, uma vez que essa pessoa age em prol de todos.

Trabalho em equipe

Uma das principais habilidades de colaboradores com senso de dono é justamente saber trabalhar em equipe. Isso porque, por conta do sentimento de pertencimento, ele busca ajudar os colegas do time em busca de melhores resultados na totalidade.

Quando você resolve um problema que não é do seu setor, você conquista a confiança dos gestores e ganha a gratidão de seu colega, além de colaborar para um ambiente saudável e harmonioso na equipe, onde todos se ajudam.

Ademais, o espírito de equipe ajuda nos momentos delicados e nas crises. Sendo assim, o colaborador se torna preparado para conquistar o sucesso com os recursos que tem. 

Responsabilidade

Você acha que a maioria dos funcionários de uma empresa entende suas responsabilidades? Ou quando surge um problema mais complexo, não sobra nenhum? Este fator demonstra o senso de responsabilidade dos profissionais.

Para fluir o desenvolvimento da empresa, é necessário profissionais responsáveis pelas suas demandas, com conhecimento sobre o seu papel no negócio. Isso se destaca nos momentos de crise, quando colaboradores abraçam sua responsabilidade.

Como estimular o senso de dono em sua equipe?

Por se tratar de um conceito valorizado, muitos gestores e líderes buscam estimular o senso de dono em sua equipe. Assim, diminuem os problemas que afetam a produtividade no time e entregam estratégias mais assertivas.

Para isso, é importante manter a transparência com a equipe. Isso porque atitudes obscuras não agradam os funcionários. Deste modo, comece com um planejamento estratégico, visando métodos que aumentem a cultura de proatividade na empresa.

Além disso, estipule um plano de carreira sólido. Assim, os colaboradores saberão que a promoção de cargo é uma consequência de um trabalho bem feito e ficarão mais engajados para entregar melhores resultados.

Vale destacar que todo gestor precisa reconhecer o valor de colaborador de sua empresa. Assim, evitará o estresse no ambiente de trabalho e contribui para manter os funcionários talentosos e a boa convivência no ambiente. 

Se você gostou deste artigo, continue em nosso blog e encontre outros temas como esses:

Testes psicológicos: o que são e como aplicar?

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos