Fazer um curso online está atualmente entre os meios mais buscados de se aprender novos conhecimentos e capacidades. Muito disso se deve ao acesso cada vez maior e mais fácil a internet no país, mas também a grande quantidade de cursos são lançados todos os dias.
Neste conteúdo reunimos 9 dos mais frequentes motivos para começar a fazer um ou mais destes cursos. Quer seja para reciclar-se em sua profissão, ou mesmo para projetar e abrir um negócio com os novos conhecimentos obtidos.
Os cursos feitos a distância pela internet possibilitam uma grande flexibilidade a quem os procura. Os alunos desses cursos podem estudar no horário que for mais conveniente para as suas rotinas diárias.
Esse é um dos motivos principais para a busca desses cursos online, pois ele pode ser incluído na vida de qualquer pessoa sem grande stress ou necessidades de readaptação. Afinal, não é recomendado alterar o trabalho (horas, demanda, etc) para poder encaixar um curso, certo?
Além disso, ainda se tem a possibilidade de rever o material e as aulas na íntegra quando bem entender, o que não é possível com cursos presenciais.
Um curso online geralmente possui um custo muito mais em conta do que os presenciais. Existem algumas razões para isso, mas a principal delas é a de que um curso digital tem a vantagem de poder ser produzido uma vez e vendido em escala. Inclusive, cada vez mais produtores estão gravando seus cursos e então vendendo pela internet.
Com as vendas em escala e o esforço realizado apenas uma vez para produzir e colocar o curso a venda, o custo desses cursos pode ser diminuído bastante.
Os cursos online garantem a possibilidade de estudar não apenas a hora que puder e quiser, mas também de qualquer lugar que você tenha vontade. Ou seja, independente de onde estiver você pode acessar as aulas do seu curso e estudar.
O que é muito vantajoso em relação aos cursos presenciais, já que não será preciso se deslocar até uma sala de aula.
Veja também – Como estudar inglês pode alavancar a sua carreira?
Um curso presencial obriga que o aluno tente acompanhar o ritmo do professor e a turma como um todo em relação às aulas. É preciso que o estudante faça tudo o que puder para ter a energia e o empenho que a turma tem no curso, para acompanhar as aulas. O que nem sempre é possível, principalmente quando o estudante trabalha muito.
Já num curso online não existe essa necessidade. Como as aulas já estão gravadas e geralmente não há prazos para a finalização do curso, o estudante pode estudar no seu próprio ritmo.
Grande parte dos cursos online presentes no mercado estão hospedados em plataformas, onde é possível que estudantes do mesmo curso possam formar grupos para debater as matérias e estudar juntos.
Além disso, as plataformas onde esses cursos são hospedados frequentemente conta com materiais de apoio ao estudo além das aulas. Será muito comum encontrar e-books, infográficos e até mesmo podcasts com conteúdo adicional sobre o curso.
Toda e qualquer área profissional, esportiva, etc. possui seus especialistas, as pessoas que são referências. Pessoas que não dariam uma aula ou palestra sobre suas especialidades por valores baixos. E que também iriam demandar – na maioria das vezes – que você se desloca-se fisicamente até sua presença para obter conhecimento.
Isso é coisa do passado com os cursos online, pois permitem que você aprenda dos melhores de qualquer lugar do mundo. E por um preço muito mais acessível como mostramos no tópico sobre baixo custo.
Um curso online hoje em dia precisa de muito mais do que um conteúdo batido e que pode ser facilmente encontrado. Não por conta dos cursos presenciais, mas porque a concorrência entre os cursos online está cada vez mais acirrada.
Isso faz com que os cursos sejam planejados e criados com conhecimentos mais específicos ou complementares. Um curso de marketing digital pode, por exemplo, inserir materiais sobre psicologia de vendas, gatilhos mentais e até mesmo sobre o funcionamento da internet com fins publicitários.
Veja também – 11 exercícios para estimular o raciocínio lógico e se dar bem nas provas.
A variedade de cursos online disponíveis hoje é infinitamente maior que a de cursos presenciais. De receitas culinárias até modelos complexos de gestão de dados, existem cursos online para praticamente tudo.
Além disso, grande parte dos cursos podem ser feitos em períodos de tempo relativamente mais curtos. Isso é possível pois um curso online não precisa manter o aluno vinculado a uma instituição de ensino por muito tempo. Na verdade, ele só precisa ser vendido uma vez para o estudante.
Todos os cursos online de qualidade entregam algum tipo de certificado para a pessoa que o completa. Isso garante ao estudante um meio para comprovar seu esforço e investimento em formação profissional.
Claro, o conhecimento adquirido é o mais importante, mas o certificado oferecido pelos cursos online também importa na medida em que podem ser incrementados ao currículo de um profissional.
Leia mais – Cursos a distância que você pode fazer independentemente da sua área!
O que você achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e comece o seu agora mesmo!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosSe você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…
Com horários flexíveis e baixo investimento, um curso de estética online pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão…
A duração de um curso de inglês varia bastante de acordo com o método, a frequência dos estudos e o…