A aprendizagem é – simultaneamente – o processo mais primitivo e complexo do nosso cérebro. O ser humano já nasce aprendendo com cada ação que coloca em prática, mesmo que seja a mais simples delas como chorar quando está com fome por exemplo.
E esse processo não para, pois os seres humanos continuam aprendendo mais e mais ao longo da vida. Aprender é algo inerente e um processo contínuo da nossa espécie, sem o qual não podemos viver.
Mesmo assim, a aprendizagem não é uma habilidade perfeitamente dominada por nós, o que faz com que esse processo possa apresentar dificuldades às vezes. Ou mesmo ser prejudicada por doenças e disfunções, os chamados distúrbios de aprendizagem.
E é durante a fase escolar de uma pessoa que os distúrbios e dificuldades de aprendizagem são mais evidentes e fáceis de diagnosticar. Afinal, é justamente nessa etapa que a capacidade de aprendizado é mais estimulada e que seu bom desempenho é mais exigido.
E é fundamental, principalmente para você que é educador, que se compreenda não apenas o que são os distúrbios e dificuldades de aprendizagem, mas também suas diferenças e por quais meios eles podem ser corrigidos. Acompanhe.
Os transtornos ou distúrbios de aprendizagem são o resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas ambientais e genéticas.
Por definição, são um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas por uma disfunção neurológica que atrapalha na capacidade cognitiva e em todo o processo de aprendizagem.
De acordo com um artigo divulgado na revista Science, 10% da população mundial sofrem com algum tipo de distúrbio de aprendizagem. No entanto, essa estatística é pouco precisa pois muitas vezes é difícil estabelecer uma diferenciação entre uma dificuldade de normal e um distúrbio de aprendizagem.
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Nesse número estão distribuídos variados tipos de distúrbios de aprendizagem, conheça os principais a seguir:
A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, que ocorre no cérebro, coluna vertebral e nos nervos. Sua principal característica é a dificuldade de ler e escrever de quem possui a doença.
Mais precisamente, o transtorno se manifesta dificultando a pessoa de fazer o reconhecimento preciso das palavras, assim como tem dificuldades para decodificar e soletrar.
Trata-se de uma doença crônica, que pode durar anos ou toda a vida. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o número de pessoas com esse problema está entre 0,5 a 17% em todo mundo.
A discalculia é o transtorno de aprendizagem que dificulta a lida com números, isto é, com operações matemáticas ou aritméticas. É uma desordem neurológica cujos sintomas se manifestam na forma de complicações como:
Estima-se que cerca de 3 a 8% das crianças em idade escolar apresentam algum sintoma de transtorno de discalculia. A discalculia aparece já nos primeiros anos de escolaridade e acompanha nas séries seguintes e pode ser diagnosticada por meio de exames práticos com números.
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O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se manifesta como a dificuldade de um aluno ficar parado e manter-se atento às tarefas que o professor estar passando, assim como aos ensinamentos durante a aula.
É um distúrbio também de origem neurobiológica, com causas genéticas manifestando-se já na infância e acompanhando a pessoa por toda vida na maioria das vezes. O transtorno é caracterizado principalmente pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Existem complicações pontuais que impedem uma aprendizagem adequada e que não podem ser classificadas como distúrbios. Sendo denominadas então como dificuldades de aprendizagem.
Em geral, essas dificuldades são ocasionadas por problemas de origem cultural, cognitiva ou mesmo emocional. Manifestando-se sobre a forma de barreiras que frustram o aprendizado normal de um estudante.
Essas dificuldades podem ser identificadas e tratadas em ambiente escolar com certa facilidade, especialmente se a escola tiver um psicopedagogo em sua equipe que possa acompanhar os estudantes.
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Agora sabemos o que são distúrbios e dificuldades de aprendizagem, precisamos compreender quais são suas diferenças. Afinal, como esses dois termos conceituam sintomas e manifestações parecidos, é necessário entender em que pontos são diferentes para propor o tratamento adequado.
Basicamente, temos que os distúrbios de aprendizagem como a dislexia, discalculia e TDAH possuem origem genética, neurobiológica. O problema central está no cérebro, que trabalha de modo diferente do normal. Tratam-se de uma deficiência ou predisposição naciturna que a pessoa possui e que impede de aprender corretamente.
Já as dificuldades de aprendizagem são problemas mais simples de tratar, já que são em sua maioria causados por fatores externos a que o estudante está exposto. Podendo ser causada por fatores, por exemplo, emocionais, socioeconômicos, culturais, sono insuficiente e problemas pessoais com os educadores.
Quanto ao tratamento desses problemas, temos que os distúrbios de aprendizagem geralmente são crônicos. Eles podem acompanhar a pessoa por toda a vida, mas existem tratamentos que podem amenizar seus efeitos.
Já o tratamento para dificuldades de aprendizagem é mais fácil e simples. Muitas vezes, basta corrigir os fatores externos que causam o problema e o estudante passa a ter melhor desempenho.
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