Categorias: Distúrbios de Aprendizagem

Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: quais as diferenças?

Entenda agora o que são os distúrbios e dificuldades de aprendizagem e aprenda a diferenciar

A aprendizagem é – simultaneamente – o processo mais primitivo e complexo do nosso cérebro. O ser humano já nasce aprendendo com cada ação que coloca em prática, mesmo que seja a mais simples delas como chorar quando está com fome por exemplo.

E esse processo não para, pois os seres humanos continuam aprendendo mais e mais ao longo da vida. Aprender é algo inerente e um processo contínuo da nossa espécie, sem o qual não podemos viver.

Mesmo assim, a aprendizagem não é uma habilidade perfeitamente dominada por nós, o que faz com que esse processo possa apresentar dificuldades às vezes. Ou mesmo ser prejudicada por doenças e disfunções, os chamados distúrbios de aprendizagem.

E é durante a fase escolar de uma pessoa que os distúrbios e dificuldades de aprendizagem são mais evidentes e fáceis de diagnosticar. Afinal, é justamente nessa etapa que a capacidade de aprendizado é mais estimulada e que seu bom desempenho é mais exigido.

E é fundamental, principalmente para você que é educador, que se compreenda não apenas o que são os distúrbios e dificuldades de aprendizagem, mas também suas diferenças e por quais meios eles podem ser corrigidos. Acompanhe.

O que são os distúrbios de aprendizagem?

Os transtornos ou distúrbios de aprendizagem são o resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas ambientais e genéticas.

Por definição, são um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas por uma disfunção neurológica que atrapalha na capacidade cognitiva e em todo o processo de aprendizagem.

De acordo com um artigo divulgado na revista Science, 10% da população mundial sofrem com algum tipo de distúrbio de aprendizagem. No entanto, essa estatística é pouco precisa pois muitas vezes é difícil estabelecer uma diferenciação entre uma dificuldade de normal e um distúrbio de aprendizagem.

Veja também – Curso de Psicologia Infantil: Confira o Que Você Vai Aprender e Comece Agora!

Nesse número estão distribuídos variados tipos de distúrbios de aprendizagem, conheça os principais a seguir:

Dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, que ocorre no cérebro, coluna vertebral e nos nervos. Sua principal característica é a dificuldade de ler e escrever de quem possui a doença.

Mais precisamente, o transtorno se manifesta dificultando a pessoa de fazer o reconhecimento preciso das palavras, assim como tem dificuldades para decodificar e soletrar.

Trata-se de uma doença crônica, que pode durar anos ou toda a vida. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o número de pessoas com esse problema está entre 0,5 a 17% em todo mundo.

Discalculia

A discalculia é o transtorno de aprendizagem que dificulta a lida com números, isto é, com operações matemáticas ou aritméticas. É uma desordem neurológica cujos sintomas se manifestam na forma de complicações como:

  • Problemas léxicos e gráficos: dificuldades com a leitura, compreensão de símbolos matemáticos, números, equações e expressões matemáticas, assim como de representar esse números e símbolos na escrita;
  • Problemas operacionais e diagnósticos: são as dificuldades para completar operações matemáticas escritas e verbais, assim como realizar cálculos matemáticos, bem como realizar operações matemáticas mentais e entender conceitos;
  • Dificuldade Practognóstica: complicações para traduzir um conceito matemático abstrato para um conceito real.

Estima-se que cerca de 3 a 8% das crianças em idade escolar apresentam algum sintoma de transtorno de discalculia. A discalculia aparece já nos primeiros anos de escolaridade e acompanha nas séries seguintes e pode ser diagnosticada por meio de exames práticos com números.

Não deixe de conferir – Curso online com certificado: melhore o currículo sem outra faculdade!

Transtorno de Atenção (TDAH)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se manifesta como a dificuldade de um aluno ficar parado e manter-se atento às tarefas que o professor estar passando, assim como aos ensinamentos durante a aula.

É um distúrbio também de origem neurobiológica, com causas genéticas manifestando-se já na infância e acompanhando a pessoa por toda vida na maioria das vezes. O transtorno é caracterizado principalmente pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O que são as dificuldades de aprendizagem e como ela está presente no ambiente educacional

Existem complicações pontuais que impedem uma aprendizagem adequada e que não podem ser classificadas como distúrbios. Sendo denominadas então como dificuldades de aprendizagem.

Em geral, essas dificuldades são ocasionadas por problemas de origem cultural, cognitiva ou mesmo emocional. Manifestando-se sobre a forma de barreiras que frustram o aprendizado normal de um estudante.

Essas dificuldades podem ser identificadas e tratadas em ambiente escolar com certa facilidade, especialmente se a escola tiver um psicopedagogo em sua equipe que possa acompanhar os estudantes.

Você também pode gostar de – 11 exercícios para estimular o raciocínio lógico e se dar bem nas provas.

Afinal, quais são as diferenças entre distúrbios e dificuldades de aprendizagem?

Agora sabemos o que são distúrbios e dificuldades de aprendizagem, precisamos compreender quais são suas diferenças. Afinal, como esses dois termos conceituam sintomas e manifestações parecidos, é necessário entender em que pontos são diferentes para propor o tratamento adequado.

Basicamente, temos que os distúrbios de aprendizagem como a dislexia, discalculia e TDAH possuem origem genética, neurobiológica. O problema central está no cérebro, que trabalha de modo diferente do normal. Tratam-se de uma deficiência ou predisposição naciturna que a pessoa possui e que impede de aprender corretamente.

Já as dificuldades de aprendizagem são problemas mais simples de tratar, já que são em sua maioria causados por fatores externos a que o estudante está exposto. Podendo ser causada por fatores, por exemplo, emocionais, socioeconômicos, culturais, sono insuficiente e problemas pessoais com os educadores.

Quanto ao tratamento desses problemas, temos que os distúrbios de aprendizagem geralmente são crônicos. Eles podem acompanhar a pessoa por toda a vida, mas existem tratamentos que podem amenizar seus efeitos.

Já o tratamento para dificuldades de aprendizagem é mais fácil e simples. Muitas vezes, basta corrigir os fatores externos que causam o problema e o estudante passa a ter melhor desempenho.

O que achou do nosso artigo? Ainda ficou com dúvidas ou quer se aprofundar no assunto? Então clique no botão abaixo e inscreva-se agora no nosso curso online:

Curso de Distúrbios de Aprendizagem

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos
admincursos24

Posts Recentes

5 cursos de marketing para crescer no mercado de trabalho

Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…

5 dias atrás

7 dicas para montar um plano de negócios com o curso de empreendedorismo

O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…

2 semanas atrás

Curso de auxiliar administrativo: entenda a função e como atuar na área

Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…

3 semanas atrás

Cursos de educação infantil: como se preparar para atuar com crianças

O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…

4 semanas atrás

O que é o curso de coaching e como ele pode te ajudar

Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…

1 mês atrás

Carreiras no turismo: 4 profissões que vão além do guia de turismo

O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…

1 mês atrás