5 maneiras de fazer artesanato
Postado por Admincursos | 20 de maio de 2020 | Deixe aqui seu comentário
Conheça as principais técnicas para fazer artesanato, seja para iniciar um novo hobbie ou fonte de renda alternativa!
Atualmente, os trabalhos manuais e a valorização de micros e pequenos empreendedores têm ganhado cada vez mais destaque entre os consumidores.
Com a preocupação de um consumo mais consciente, movimentos que visam fortalecer o comércio local, pequenos produtores e até mesmo os artesãos vêm sendo valorizados como nunca se viu antes.
Isso porque, com os números do desemprego cada vez mais altos, muitas pessoas encontraram no artesanato uma alternativa de fonte de renda que utiliza como principal fomentador a criatividade.
Diante do cenário em que milhares de homens e mulheres perderam seus empregos formais, optar por fazer artesanato proporciona a essas pessoas muito além de complemento no orçamento familiar: a qualidade de vida e o bem-estar também são grandes beneficiados.
Afinal, o que é artesanato
Pode se dizer que o artesanato teve sua origem juntamente com o homem, acompanhando suas primeiras necessidades de confecção de objetos que ajudassem sua sobrevivência e desenvolvimento.
A fabricação de cerâmicas, tecelagem de fibras animais e vegetais e até mesmo a produção de artefatos de caça, pesca e afins são alguns dos exemplos mais frescos à memória quando se pensa no artesanato antigo.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento humano, as técnicas foram se aprimorando, permitindo que o homem, de acordo com a região que vive, fosse incorporando seus costumes e crenças à arte.
No Brasil, a prática está bastante relacionada aos índios, que contribuíram positivamente para que técnicas milenares fossem reproduzidas até os dias atuais.
Tipos de artesanatos e como fazê-los
Para quem deseja aprender as principais técnicas de artesanato para complementar a renda ou ainda adotá-la com fonte de renda principal, é preciso primeiro entender em que consistem as atividades e o que é necessário para atuar em cada uma delas.
1. Artesanatos têxteis
Nesta categoria incluem-se todos os trabalhos manuais realizados com matéria prima de tecidos, fios ou designs em superfícies.
Normalmente, utiliza-se muito técnicas de crochê, tricô, tecelagem, tinturaria e até mesmo os patchworks, que podem servir para criar peças de roupas, lenços, toalhas, redes, cachecóis e uma infinidade de itens decorativos.
Através dos tecidos, é possível inovar na criação e desenvolver peças únicas, que levam características especiais que fazem toda a diferença para o micro e pequeno empreendedor.

2. Artesanato para decoração
A fabricação de produtos destinados à área de decoração também é uma importante vertente do artesanato. Móveis, quadros pintados a mão em superfícies não-convencionais, vasos, vitrais e outros itens fazem parte desta categoria.
Neste tipo de artesanato, as matérias-primas mais utilizadas são a madeira, o MDF e até mesmo o metal, que ajuda a compor as peças, dando um toque de requinte ao produto.
Além disso, outra tendência do mercado que tem ganhado destaque no artesanato destinado à decoração, a reutilização de itens recicláveis e a ressignificação de objetos também podem ser uma alternativa para quem quer ingressar no mercado.
3. Artesanato na moda
Tudo aquilo que está relacionado diretamente com a moda – fazer roupas, sapatos e acessórios – pode ser atrelado ao artesanato de moda.
A customização manual de peças de roupa, a confecção de acessórios como brincos, colares, pulseiras e chapéus e até mesmo a produção de sapatos a partir de matérias-primas não convencionais são alguns dos exemplos de como se apresenta esse tipo de artesanato.
4. Artesanatos funcionais
Embora os outros tipos de artesanato também possam ser classificados como funcionais, é mais comum atribuir esse título aos produtos que tem como principal objetivo ser utilizado na rotina do dia a dia.
Nestes produtos, inclui-se almofadas, bancos, puffs, utensílios de cozinha, vasos de plantas e outros itens domésticos.
5. Artesanato sustentável
Atualmente no Brasil, uma das modalidades de artesanato com maior destaque, o artesanato sustentável tem como principal proposta utilizar matérias-primas ecologicamente corretas (naturais) ou até mesmo recicláveis para compor suas peças.
Com técnicas desenvolvidas para criar produtos de alto nível, quem investe nessa vertente encontra um mercado promissor, em franca expansão.
Como viver de artesanato?
Para criar artesanato e torná-lo sua principal fonte de renda, é necessário seguir algumas recomendações:
- Encontre o seu nicho no mercado: pesquise sobre qual o tipo de artesanato você mais se identifica e como é o mercado para este segmento;
- Faça um levantamento geral de custos: inclua todos os materiais que você vai precisar para desenvolver os produtos, valor de mão de obra e afins;
- Aposte no e-commerce e nas redes sociais: fazer uma boa divulgação dos seus produtos é essencial para alcançar seu público da maneira correta. Pesquise em quais canais eles estão e invista na publicidade nesta rede.
No mais, é preciso também investir em cursos de capacitação para atuar no segmento.
Embora seja muito importante possuir habilidades para os trabalhos manuais, manter-se sempre atualizado sobre novas técnicas é fundamental para seguir as tendências do mercado.
Uma boa alternativa são os cursos online, que te permitem aprender de forma mais rápida, sem precisar desembolsar grandes fortunas para se capacitar.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos