O que faz um assistente social?
Postado por Admincursos | 17 de outubro de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Esse profissional tem a capacidade de realizar transformações sociais em diferentes comunidades
Optar pela profissão de assistente social sempre gera algumas dúvidas. Por ter valores altruístas a favor de uma comunidade, muitas pessoas se sentem inclinadas a ingressar nessa carreira, cujo mercado é bastante oscilante. Para ninguém ficar perdido, é bom esclarecer que essa profissão está ligada à área de Serviço Social, o que exige uma formação superior. Passada essa fase, é preciso se registrar no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) para poder exercer esse papel.
Depois de anos de dedicação, é possível atuar em áreas públicas, de saúde e até mesmo em empresas. Porém, a maioria dos casos de contratação acontece por meio de concursos públicos, mas esse mercado mudou bastante e muitos encontram emprego em ONGs ou em empresas cooperativas. A área de saúde é a que mais procura por assistentes sociais, onde se encontra muitas comunidades que precisam de amparo e de orientação para superar as dificuldades que também incluem educação, moradia, entre outros assuntos.
As responsabilidades de um assistente social
Dentre tantas responsabilidades do assistente social, inclui-se elaborar, executar e avaliar políticas sociais que podem ser implementadas no tipo de instituição da qual se atua. Além disso, parte dele a iniciativa de coordenar planos, programas e projetos tendo em mente a sociedade civil, para pontuar providências e para realizar uma orientação social. Assim, a formação em Serviço Social exige profissionais que tenham a visão para realizar transformações sociais e que tenham a capacidade de entender a realidade de diferentes comunidades.
O perfil humanista é um ponto exigido do profissional de assistente social, pois ele precisa respeitar e não discriminar as diferenças. Junto a isso, exige-se conhecimento teórico em sociologia, teoria política, filosofia e economia. Claro que essa carreira pode agregar mais cursos de aperfeiçoamento como uma pós-graduação ou um mestrado em instituições que sejam reconhecidas pelo MEC – um ponto exigido também no momento de decidir pela universidade onde se fará a graduação em Serviço Social.
Atualmente, uma pessoa interessada nessa carreira conta com a oportunidade de fazer cursos online de assistente social para poderem conhecer melhor a profissão e o mercado de trabalho. É uma forma de ter certeza se é essa a carreira que você deseja seguir para investir em uma graduação, ciente de como funciona as vertentes de trabalho em Serviço Social. Assim, você fica por dentro das competências e habilidades exigidas para ingressar e ser bem-sucedido nessa profissão.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos